No fim de semana de 5 e 6 de Novembro, decorreu o último encontro do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos, no que diz respeito ao corrente ano.
Teve lugar numa das regiões mais bonitas deste país. O Minho.
Talvez por ser o último, estava a ser aguardado com alguma ansiedade. Podemos dizer que as expectativas foram superadas.
O ponto de reunião de todo o grupo estava marcado para o meio dia em Viana do Castelo. Como sempre, o horário mais uma vez foi cumprido.
Depois dos beijinhos e abraços e de um ou outro café, tocou a reunir e partir para o centro da cidade onde o restaurante Camelo nos tinha preparado um almoço simplesmente fabuloso.
Só as entradas eram o suficiente. Mas depois ainda vieram as papas de sarrabulho, arroz de cabidela e carnes variadas. Para terminar foi servido um saborosíssimo leite creme torradinho que estava tão bom que até apetecia lamber a travessa. E que dizer da aguardente velhinha?
No final foi feita uma consulta rápida a todos para opção do programa. Ou íamos para o karting ou para a visita ao Navio Hospital Gil Eannes.
Por unanimidade a decisão foi a visita ao Navio. E em boa hora escolhemos esse tema, pois a importância dada foi de tal ordem que quando terminou já o Sol se tinha ido embora e a Lua apareceu para nos receber à saída.
Dali até Caldelas foi um saltinho.
A Secção de Motociclismo escolheu esta localidade como base de trabalho para este passeio, uma vez que estava em causa a eleição para novo biénio nos corpos sociais.
Caldelas, freguesia do concelho de Amares tem uma área de 4,47 kms2 e 1.030 habitantes (2001). A densidade populacional é de 226,6 hab/km2.
Fica situada no coração minhoto a cerca de 15 kms da capital do distrito que é Braga. Sendo uma localidade donde o Chefe Silva, cozinheiro de renome, é natural, a gastronomia é uma das suas mais valias. Mas a beleza e a hospitalidade também são um forte apanágio das gentes dessa localidade. Também ali ao lado, se pode contar já com o Parque Nacional da Peneda Gerês.
Algo pelo qual também Caldelas é conhecida, são as suas Termas, com águas de qualidade para o intestino/aparelho digestivo. Entre Maio e Outubro, são milhares de pessoas que procuram esta localidade para desfrutar desse bem.
Ficamos hospedados num dos melhores locais, a Churrasqueira Caldelas. Aconselhamos.
Aqui juntou-se ainda que por umas poucas de horas a “desaparecida” família Miranda.
Depois de fazermos o check-in, descemos à sala de convívio para comermos umas belas castanhas assadas. Na continuação e de forma a não perdermos a embalagem, sentámo-nos à mesa e iniciou-se o jantar.
As entradas habituais desta região minhota são simplesmente fantásticas. Depois de uma sopinha, lá veio a tão esperada tibornada de bacalhau. Comeu-se e ficamos fãs.
Como sobremesa um pratinho de doces para cada um.
Como a noite já ia por aí dentro, demos início ao concurso de fotografia cujo tema foi a visita a Beja.2011.
Os vencedores foram o Hélder Vaz de Miranda e o Mota Ascenso de Leiria. Parabéns a ambos.
Como o Hélder estava ausente por força maior, o Rui Chaves fez um telefonema a comunicar -lhe o resultado. O Mota Ascenso estava e recebeu o troféu.
Depois entrou-se no tema da eleição para o biénio de 2012/2014, da Secção de Motociclismo.
Escusado será de referir que em equipa vencedora não convém mexer. Foram reeleitos os mesmos membros por unanimidade e aclamação. Parabéns aos quatro: Emanuel Raúl da Silva, José Luís Araújo, Rui Chaves e Vítor Vitorino. Relembrar aqui também saudando-os ao mesmo tempo, dois dos elementos criadores desta Secção e que nos honraram com a presença: Eduardo Freitas Mendonça e Fernando Miranda.
A Alexandra Soares como estava a jogar em casa, brindou-nos com uma passagem de fotografias em slide dos diversos passeios realizados este ano. Foi muito giro relembrar momentos inesquecíveis vividos por este país fora.
Hora de recolher porque no domingo o programa esperava-nos.
Às 09H já toda a gente estava pronta para avançar no início de mais um dia longo de moto.
Rumou-se em direcção à barragem do Alto Lindoso para uma visita guiada.
Depois de uma explicação prestada pelo funcionário de serviço na sala de visitas, fomos até à entrada do subterrâneo e por um túnel enorme, descemos em motos e carros até um nível abaixo do solo de 340 metros. Brilhante.
Continuou-se depois a pé no interior já da barragem, descendo e subindo escadarias para ver turbinas do tamanho de casas, tubos e tubinhos, fios e outras coisas mais que só vendo é que ficamos a saber da sua existência. Foi também um ponto alto desta viagem.
Relativamente perto do local onde iria decorrer o último repasto minhoto, lá fomos até à Vila do Soajo. Almoço escolhido para o efeito, um belo cozido à soajeira.
Não há palavras que possam descrever a quantidade e qualidade. Simplesmente maravilhoso.
Enquanto os de mais longe se preparavam para partir, os mais de perto ainda foram dar uma visitinha de olhos aos famosos espigueiros.
Quando se viaja para sul, os do norte chegam tarde e quando se viaja para norte, toca aos do sul chegar mais tarde. Assim é a nossa aventura.
O importante é que no final todos chegaram bem e contentes com mais uma jornada motociclista de convívio entre este fenomenal, simpático, excepcional grupo de AMIGOS.
Parabéns aos responsáveis pela escolha do programa e naturalmente aos Seccionistas por mais este encontro.
Venha o próximo, JÁ.