quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Plano de Actividades 2012

À semelhança dos anos anteriores, o Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos aquando da sua última viagem do corrente ano, aproveitou para prestar contas de mais um ano de actividade, bem assim como solicitar ideias para o Plano de Actividades do ano que se avizinha, ou seja 2012.

Depois de analisadas as propostas e discutidas no seio da Secção de Motociclismo, foi decidido aprovar o calendário que se divulga em baixo, levando assim ao conhecimento de todos aqueles que de uma outra forma queiram participar nesta maravilhosa actividade.

De realçar que o objectivo da Secção é de levar aos quatro cantos do País pessoas para lhes dar a conhecer além da gastronomia, as belezas paisagísticas e humanas de cada região. Por isso de norte a sul e até além-fronteiras (à semelhança do que fizemos em 2011 quando fomos até aos Picos da Europa), vamos viajar e levar o nome do Grupo e da Caixa, a todos esses lugares.

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2012

Calendário

JANEIRO

Encontro extra de abertura do Ano Motard 2012 c/jantar de paella de marisco em Vilar Formoso.



1º EVENTO
Visita à Expo Salão da Batalha – 4 de Fevereiro.

2º EVENTO
Encontro Motociclista em Campo Maior/Elvas/Borba – 24 e 25 de Março

3º EVENTO
Encontro Motociclista em Guarda/Serra da Estrela – 21 e 22 de Abril

4º EVENTO
Encontro Motociclista em Lisboa/ECD – Maio

5º EVENTO
Encontro Motociclista em Bragança – 16 e 17 de Junho

6º EVENTO
Viagem Internacional – 9, 10, 11 e 12 de Agosto

7º EVENTO
Encontro Motociclista em Costa Vicentina – 8 e 9 de Setembro

8º EVENTO
Subida do Rio Douro e visita a Vila Nova de Foz Côa – 13 e 14 de Outubro
 

Para todos aqueles que gostam de andar de moto, de fazer novas amizades, de conhecer Portugal e não só, não pensem duas vezes……PARTICIPEM!!.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NATAL 2011

A Secção de Motociclismo da C.G.D.

deseja a todos os associados, amigos, simpatizantes e suas famílias, um SANTO e FELIZ NATAL.





segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MotoGP para 2012

A Federação Internacional de Motociclismo divulgou as alterações ao calendário do Campeonato do Mundo de MotoGP para o ano de 2012.
Nota-se relativamente à primeira informação a alteração da data da ronda no Qatar e o circuito de Sachesenring para o Grande Prémio da Alemanha.

 O novo calendário é o seguinte:

8 de Abril, Qatar – Doha/Losail
29 de Abril, Espanha – Jerez de la Frontera
6 de Maio, Portugal – Estoril
20 de Maio, França – Le Mans
3 de Junho, Catalunha – Catalunha
17 de Junho, Great Britain – Silverstone
30 de Junho, Holanda – Assen
8 de Julho, Alemanha – Sachsenring
15 de Julho, Itália – Mugello
29 de Julho, Estados Unidos – Laguna Seca
19 de Agosto, Indianapolis – Indianapolis
26 de Agosto, Rep. Checa – Brno
16 de Setembro, San Marino & Riviera di Rimini – Misano
30 de Setembro, Aragão – Motorland
14 de Outubro, Japão – Motegi
21 de Outubro, Malásia – Sepang
28 de Outubro, Austrália – Phillip Island
11 de Novembro, Valência – Ricardo Tormo – Valência

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A FEMA e o programa 02BESAFE

A Federação Europeia das Associações de Motociclistas tem ao longo dos anos vindo a preocupar-se com a segurança rodoviária e nomeadamente a segurança particular dos motociclistas.
Nesse intuito em 2009 lançou um programa denominado 02 BE SAFE, cujo significado é “Comportamento de duas rodas e segurança”.
Este tema visa uma melhor atenção e um melhor comportamento por parte do piloto na estrada. Trata-se de um projecto para os 27 membros da União Europeia, tornado extensivo também à Austrália e Israel.
Ao longo de todo este tempo, três anos, a equipa de estudos e pesquisa chegou a conclusões muito interessantes, nomeadamente tais como entre outras, a percepção de risco, a consciência do piloto de duas rodas, o excesso de carga de trabalho do piloto e medidas de segurança.
Também conseguiram bons objectivos na análise de uma melhor imagem dos factores contributivos para os acidentes que envolvam duas rodas não só na Europa como na Austrália.  
Este trabalho irá certamente fornecer a toda a comunidade novas ferramentas que servirão para um estudo e comportamento mais pormenorizados, além da divulgação para um melhor conhecimento do mundo motard.
A divulgação deste resultado vai ter lugar em Paris no próximo dia 14 do corrente mês na Cité Internacional Universitaire.
Este encontro já denominado como fórum de usuários, inclui a apresentação dos resultados do projecto 02 BE SAFE, além de várias sessões, debates e demonstrações ao vivo.
O desenvolvimento de sistemas inteligentes de transportes bem como pontos de vista dos motociclistas sobre necessidades futuras, estará lançado a debate pelo Secretário-geral da FEMA, Aline Delhaye.
O Grupo Motard da CGD está a desenvolver esforços no sentido de enviar alguém em sua representação.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Concentração Invernal Motociclista Pinguinos/Espanha - 2012

A tão famosa Concentração Motociclista Internacional de Inverno, “Los Pinguinos”, a realizar em Espanha, mais concretamente Puente Duero, Valladolid, vai ter lugar como sempre no primeiro mês do próximo ano entre os dias 12 e 15.
Trata-se de uma concentração muito famosa onde participam motociclistas vindos dos mais recônditos cantos do Mundo. Não me atrevo a dizer que é maior do que a de Faro no Algarve. No entanto e tendo em conta as condições atmosféricas pela data em que se realiza, creio que consegue reunir uma quantidade de motociclistas, e visitantes, muito significativa.
Este ano certamente não vai variar.
O Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos tem marcado presença com a participação de alguns arrojados que se aventuram nesta maravilhosa viagem até Espanha, onde o perigo por vezes espreita a cada curva. Para quem nunca lá foi, não pode imaginar a aventura da viagem e da estadia. Normalmente a neve é uma constante. O frio nem se fala. O bom de tudo é a camaradagem e o são convívio junto das imensas fogueiras que cada grupo organiza. Claro que com as motos paradas, é preciso aconchegar o corpo com algo quente ou que nos faça aquecer interiormente.
Quem conseguir fazer uma ou mais concentrações nos Pinguins, está preparado para viajar sobre qualquer tipo de condições atmosféricas.
Aquilo que recomendamos é que quem decidir avançar, prepare a moto nas melhores condições, principalmente no que diz respeito aos pneus. Também as roupas de agasalho devem ser o suficientemente quentes e em quantidade para alguma emergência de chuva ou neve. O ano passado houve alguns acidentes principalmente de pessoal português que ao regressar e ao entrar no nosso país, como as condições das estradas não eram as mesmas ou idênticas às espanholas, acabaram por cair e até houve quem tivesse que ir parar ao hospital com fracturas múltiplas.
Fica o nosso conselho.
Para uma melhor identificação do local e informação da concentração, deixamos aqui a hiperligação directa para a página da organização.
                         http://www.pinguinos.es/                       http://lapinguinos.com
  Para todos os aventureiros, desejamos uma óptima viagem e um melhor regresso.

   

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Portagens nas SCUTs

No Diário da República de hoje (28.11.2011) foi publicado o Decreto-Lei nº 111/2011 de 28 de Novembro do Ministério da Economia e do Emprego, cujo tema tem a ver com a introdução de portagens em auto-estradas onde se encontrava instituído o regime sem custos para o utilizador, vulgas SCUT.
Aconselhamos todos a consultar o devido DR e o respectivo Decreto-Lei.
http://dre.pt/util/getpdf.asp?s=diad&serie=1&iddr=2011.228&iddip=20111822´

No entanto deixamos aqui algumas dicas.
A entrada em vigor será no próximo dia 8 de Dezembro. Os valores a pagar ainda não estão definidos, esperando-se a qualquer momento a sua divulgação.
O ponto 2 do Artigo 1º diz que é criado um regime de descriminação positiva para as populações através da aplicação de um sistema misto de isenções e descontos.
O ponto 1 a) afirma que ficam isentas do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 transacções mensais. A alínea b) afirma que usufruem de um desconto de 15% em cada transacção que não beneficie de desconto, ou seja, após as primeiras.
Ponto 3 do Artigo 4º. Os utilizadores para beneficiarem do regime de descriminação positivas devem no momento da aquisição do dispositivo electrónico, comprovar a morada da sua residência.
Ainda de acordo com o Artigo 14º o regime de descontos e de isenções previsto no Artigo 4º, aplicar-se-á até 30 de Junho de 2012. A partir do dia seguinte, manter-se á apenas para as regiões cujo produto interno bruto (PIB) per capita regional seja inferior a 80% da média do PIB per capita nacional.
Relativamente a este ponto, a maioria das regiões, infelizmente, podem estar descansadas.

Concelhos abrangidos pela área de influência das auto-estradas

De acordo com o ponto 2 do Artigo 4º, as isenções e descontos, correspondem à área dos concelhos inseridos na nomenclatura das unidades territoriais estatísticas de nível 3, as chamadas NUTS III, desde que qualquer parte do território da NUT fique a menos de 20 kms dos lanços e sublanços da auto-estrada.

Concessão do Algarve 

Unidade Territorial do Baixo Alentejo
Unidade Territorial do Algarve 

Concessão da Beira Interior

Unidade Territorial do Pinhal Litoral
Unidade Territorial Interior Sul
Unidade Territorial da Serra da Estrela
Unidade Territorial da Beira Interior Norte
Unidade Territorial da Beira Interior Sul
Unidade Territorial da Cova da Beira
Unidade Territorial da Lezíria do Tejo
Unidade Territorial do Médio Tejo
Unidade Territorial do Alto Alentejo 

Concessão do Interior Norte

Unidade Territorial do Ave
Unidade Territorial do Tâmega
Unidade Territorial do Entre Douro e Vouga
Unidade Territorial do Douro
Unidade Territorial do Alto Trás-os Montes
Unidade Territorial do Pinhal Interior Norte
Unidade Territorial do Dão-Lafões
Unidade Territorial da Serra da Estrela 

Concessão da Beira Alta/Beira Litoral

Unidade Territorial do Entre Douro e Vouga
Unidade Territorial do Douro
Unidade Territorial do Baixo Vouga
Unidade Territorial do Baixo Mondego
Unidade Territorial do Pinhal Interior Norte
Unidade Territorial do Dão-Lafões
Unidade Territorial da Serra da Estrela
Unidade Territorial da Beira Interior Norte
Unidade Territorial da Cova Beira




quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BMW - MV Agusta - Kawasaki

Recentemente foi feito um comparativo entre três motos de três marcas diferentes que têm desenvolvido algum desempenho importante na alta competição, muito particularmente em Superbike.
Foram elas a BMW S 1000 RR, a Kawasaki ZX 10R e a MV Agusta F4 RR.
De acordo com as informações difundidas, a BMW apresentou 193 cv a 13.149 rpm. A Kawasaki a 13.180 rpm apresentou 178 cv e a MV Agusta 185 cv às 13.100 rpm.
A MV Agusta sensibilizou pela potência e resposta imediata ao acelerador. No fundo é tudo aquilo que exigimos a uma moto.
A BMW também responde bem e tem a particularidade de em qualquer circunstância ser uma moto com a força equilibrada, ultrapassando assim as concorrentes. Tem muito a seu favor o facto do controlo de tracção ser mais perceptível e o que mais seguridade oferece ao piloto.
A Kawasaki, de acordo com a opinião dos pilotos, necessita que o motor suba um pouco mais, como até às 8.000 rpm para que se sinta de verdade. Esta dificuldade leva-a que em saídas de curva ou estradas mais sinuosas, não consiga dar o rendimento das outras duas. Já em zonas mais rápidas é assustadora. O controlo de tracção evita de forma efectiva a possibilidade de alguns sustos.
Esta moto foi das três a que melhor surpreendeu pela facilidade de condução e vivacidade. Excelentes suspensões.
A MV Agusta foi considerada positiva pela forma como se agarra ao asfalto. Entretanto a curvar não é tão maleável como a BMW ou a Kawasaki, exigindo muito ao piloto ao mudar de inclinação especialmente a alta velocidade.
A BMW sobressaiu pelo equilíbrio entre a precisão de direcção, a segurança e a confiança na manutenção do trajecto escolhido. O equilíbrio entre a potência e a travagem é excelente. A potência do motor com a relação caixa em estrada foi a mais acertada. Também o sistema de travagem em situação de “panic braking”, foi considerado muito eficiente.
Como conclusão final, os pilotos entenderam eleger a BMW como a melhor, apesar de não ter a mesma agilidade que a Kawasaki ou a agressividade da MV Agusta.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Suzuki

A equipa da Suzuki depois de uma época em que a sua participação no mundial de MotoGP nem foi nada má, comparada com as anteriores, está indecisa quanto à participação no próximo ano no maior campeonato do Mundo de velocidade para motos.
Nos meios da competição já se fala muito seriamente sobre essa decisão.
A experiência da marca começou no ano de 1960. Este ano e já no final do campeonato com a saída de Álvaro Bautista para a equipa de San Carlo Honda Gresini, substituindo o malogrado Marco Simoncelli, talvez tenha sido mais um contratempo para a aceleração da saída da alta competição.
Em Valencia onde se realizou a última prova do campeonato de MotoGP, a Suzuki convidou Randy de Puniet para experimentar a moto de Álvaro. O piloto francês gostou do que viu e parecia estar de acordo com o plano da marca para 2012, onde começaria por arrancar com o motor de 800 cc, passando a meio da temporada para os 1 000 cc.
Talvez poucos se recordem dos anos 70 em que esta marca nipónica conseguiu ganhar 4 títulos entre os anos de 1976 e 1982. Entretanto com a chegada de uma outra marca do mesmo país, a Honda, a Suzuki decidiu retirar-se da competição até 1987, ano em que decidiu regressar de novo.
Quando este ano conseguiu melhorar alguns resultados comparativamente a anos anteriores, não deixa de ser surpresa esta decisão comunicada por e-mail a todos os membros da equipa, através do director Paul Denning.
Aguardemos por novidades e boas. 

A Ducati

No mundo da alta competição, a preparação da temporada seguinte, começa logo mal termine a anterior.
Foi isso que fez a Ducati. Esta maca em função da pouca prestação que teve este ano no MotoGP, não pode ir de férias e descansar um pouco. Havia necessidade de começar e logo a preparar a melhor moto para o seguinte campeonato, tendo em conta que de 800 cc se passa para um motor de 1 000 cc.
O circuito de Mugello em Itália foi palco da estreia da nova Ducati, a GP 12 de 1 000 cc.
Foram três dias a rodar insistentemente para aperfeiçoar certas e determinadas pontas não só a nível de cilíndrica, mas também do próprio motor. Dos oito dias que os fabricantes de motos que disputam o mundial de MotoGP dispõem para realizarem ensaios particulares, a Ducati e Rossi, apenas utilizaram seis. Foram suficientes para percorrer 82 voltas àquele circuito italiano, onde o Sol e a elevada temperatura marcaram presença. Digamos que foi o melhor que lhes poderia ter sucedido.
Quando Rossi rodava na terceira volta, algo correu mal e acabou por sofrer uma queda sem qualquer significado nem para ele nem para a própria máquina, uma vez que estava equipada com fibra de carbono.
No final Valentino declarou que tinha sido um trabalho muito interessante embora um pouco moroso já que terminavam o trabalho muito tarde. Disse ainda que o desenvolvimento de uma máquina que se pretende competitiva, requer muito trabalho, muito esforço de todos o que o torna de certa forma interessante uma vez que todos estão absorvidos e empurrando na mesma direcção.
As partes mais trabalhadas de momento foram a electrónica e o chassis.
Segundo o piloto italiano esta Ducati GP 12, está já quase com toda a energia centrada nela. Vamos aguardar com alguma expectativa o início do próximo campeonato de MotoGP. Que dirão, ou que farão as outras marcas?