segunda-feira, 26 de março de 2012

À descoberta do Alentejo.

Finalizou mais um fim-de-semana motard do Grupo da Caixa Geral de Depósitos. Nos dias 24 e 25 do mês de Março, o Alentejo foi mais uma vez palco das nossas viagens, dos nossos encontros gastronómicos, da cumplicidade dos nossos sorrisos, das nossas anedotas e acima de tudo, da nossa verdadeira amizade.
Neste encontro tivemos gente nova. Gente que pela primeira vez se decidiu a participar nos nossos encontros. Mas esta gente, já tem milhares de quilómetros efectuados, certamente mais do que muitos de nós. Gente que está habituada não só a andar cá dentro, como lá por fora.

Trata-se da família Correia, que vinda de Lisboa se juntou a nós já em Elvas com duas motos. Para eles o nosso sincero bem-haja. 
Ainda que alguns tenham decidido viajar na sexta-feira, a maioria optou por ir só no sábado.
De facto, uns a uma determinada hora enquanto outros a outra, lá fomos saindo cada qual dos seus locais a caminho de Elvas. O Rui Chaves já nos esperava na Praça da República, quando por volta do meio dia chegaram as duas últimas equipas.
Os abraços e cumprimentos habituais, e logo aqui a primeira surpresa deste encontro. Um jovem não mais do que 8/9 anos de idade, “apaixonou-se” de imediato por uma moto. A vermelhinha do Rui Chaves. O jovem vibrava só de estar ao pé dela e até as lágrimas lhe afloraram os olhos quando o “patrão” da moto o convidou para dar uma voltinha com ele, mesmo sem capacete. Após a viagem sentou-se ao pé dela, e só saiu de lá, quando tivemos que arrancar para o almoço.






Este, teve lugar no restaurante Vinha da Amada, à saída de Elvas na estrada a caminho de Jerumenha. O prato principal foi ensopado de borreguinho e/ou grão-de-bico com pata de vitela. Simplesmente deliciosos.
Como estávamos pertinho de Espanha, houve quem quisesse dar um salto e atestar as máquinas, pois a diferença no preço da gasolina era considerável.
Depois fomos em direcção a Campo Maior para uma visita guiada ao Museu do Café (http://www.igogo.pt/museu-do-cafe-de-novadelta/), propriedade do Comendador Rui Nabeiro.

Atenciosamente bem recebidos pelas responsáveis no local, começaram logo por nos oferecer um cafezinho com bolachas e chocolate.
Foi com prazer que podemos observar o circuito que o café tem desde a plantação até à hora de ser servido a todos nós. E que dizer das velhas máquinas que se encontram lá em exposição? Foi para alguns de nós, o recordar de outros tempos já longínquos.

A hora de partida para o centro de Campo Maior chegou para uma visitinha à Capela dos Ossos.
Por força do imprevisto, o senhor cónego assim que terminou um baptizado, teve que partir de imediato para outra actividade religiosa, sem que tivesse disponibilidade para nos abrir as portas da dita capelinha. Mas mesmo assim conseguimos através da janela visualizar muitas ossadas.
Mais três jovens se apaixonaram pelas nossas montadas. Dois irmãos e o jovem que tinha acabado de ser baptizado. Claro que tivemos que os colocar em cima das motos e fazer-lhes o gostinho de acelerar. 

Mas, como diz o nosso povo, quando uma porta se fecha, abre-se logo outra. E foi mesmo assim que aconteceu. A proprietária da cervejaria Faisão, predispôs-se logo a servir-nos o jantar ou um lanche de forma a colmatar a nossa pouca sorte por não termos visitado a capela dos ossos.
Alguns não resistiram e lá avançaram para um lanchezinho, já que o jantar estava marcado para as 21H na Adega Regional de Elvas (www.portalalentejano.com).
Dissemos adeus a Campo Maior e rumou-se em direcção a Elvas, ao hotel D. Luís (www.hoteldluis-elvas.com). Efectuado o check-in, e depois de um banhinho rápido e troca de roupa, lá fomos até ao local onde nos iriam servir um jantar principesco.
Os pratos principais foram bacalhau com natas e gambas, e espetada de carne. Tanto as entradas como a sobremesa estiveram à altura da casa. Terminado o repasto, houve necessidade de andar um pouco já que era necessário desgastar o que foi comido.
Que noitinha mais sossegada e com uma temperatura maravilhosa.
Logo pela manhã o acordar foi pacífico e após o pequeno-almoço, voltamos às nossas motos para rodarmos até Vila Viçosa. Visita obrigatória ao Palácio. (http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-palacio-de-vila-vicosa).

Esta visita devemos considera-la como um dos momentos especiais desta viagem. Foi deslumbrante o não só visitar, como quase viver no antigamente. Dali fomos ainda ver a igreja do castelo e depois almoçar ao restaurante Lisbeto (http://escape.sapo.pt/boa-mesa/guia-restaurantes/lisbeto).
Foi o terminar da gastronomia. Migas de espargos com febrinhas de porco preto. E as sobremesas? Uauuuuu....que maravilha.

Claro que ao finalizarmos este almoço, a tristeza começou a apoderar-se de nós uma vez que tinha chegado a hora da despedida.
E foi assim que terminou mais uma jornada de convívio do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos por terras alentejanas.

Parabéns à Secção de Motociclismo e ao Rui Chaves já que foi ele o anfitrião deste encontro.
O próximo vai ser na Serra da Estrela nos dias 21 e 22 de Abril, sob a responsabilidade da Cristina e Sérgio.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Alentejo, a minha paixão.

Há muitos anos atrás, havia gente que tinha ideia do Alentejo como uma região desértica, com muito calor e de fracos recursos, tanto humanos como paisagísticos e gastronómicos.
Mas também havia gente que tinha uma ideia antípoda. Era o meu caso.
Fui viver para o Alentejo em Fevereiro de 1955.
Mais concretamente para a maravilhosa aldeia de Amareleja. Época difícil e onde a facilidade de deslocação não era como a actual. Nem outras coisas.
Mas tudo isso provocava em nós um transcendentalismo que nos levava e leva, passados estes anos todos, a continuarmos apaixonados intrinsecamente.
Regressei às origens ainda jovem, mas ontem como hoje, reconheço que a minha paixão por aquelas terras é indisputável. O meu coração chama-me para lá.
Não obstante o anteriormente descrito, vai daí que um dos meus melhores amigos (assim o defino apesar do pouco tempo que nos conhecemos) é alentejano.
De seu nome Rui Chaves.
Só encontro uma palavra que o pode definir: inigualável!
Sempre que este maravilhoso Grupo Motard se desloca para aquelas bandas, a minha presença torna-se obrigatória. Mais ainda, fico com a sensação de que o relógio a cada dia que passa fica mais lento.
Naturalmente que aliado a essa ansiedade, está o facto de se aproximar mais um momento de encontro com todas as companheiras e companheiros de aventuras motards.
Vai ser já amanhã, finalmente. 
Esta noite vou-me deitar um pouco mais cedo, mas tenho a sensação de que o sono vai andar fugidio.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Elvas, Borba, Campo Maior e a família motard da CGD.

Elvas é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 15 900 habitantes (Censos 2011).
É sede de um município com 631,04 km² de área e 23 078 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias.
O município é limitado a norte pelo município de Arronches, a nordeste por Campo Maior, a sudeste por Olivença e pelo município espanhol de Badajoz, a sul pelo Alandroal e por Vila Viçosa e a oeste por Borba e por Monforte.
Às portas de Espanha, distando apenas 8 km (em linha recta) da cidade de Badajoz, Elvas foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".
Elvas e Badajoz preparam o futuro para criar uma única cidade com o nome de Eurocidade Elvas-Badajoz.
Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, as quais foram candidatas a Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Elvas é também conhecida como "Cidade Monumental" ou "Cidade Museológica".






                                   Castelo de Elvas – Construído por D. Sancho II (1229)

Borba é uma cidade portuguesa no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com 4 500 habitantes. Com 54 hab./km² é a cidade com mais densidade populacional do Alentejo Central.
É sede de um município com 145,12 km² de área e 7 333 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Monforte, a leste por Elvas, a sueste por Vila Viçosa, a sudoeste pelo Redondo e a oeste por Estremoz. Borba ficou assim sendo, a cidade mais pequena do Alentejo com apenas 4.600 habitantes, lugar que era antigamente preenchido pela cidade de Santiago do Cacém no Alentejo Litoral com 6.500 habitantes.
Foi elevada a cidade em 12 de Junho de 2009.



            Chafariz de Borba                                                                 Muralhas de Borba  

    
Campo Maior é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo.
É sede de um município com 247,26 km² de área e 8 456 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sueste pelo município de Elvas e a oeste por Arronches. Campo Maior é a segunda maior vila do Alentejo, apenas atrás de Grândola.



           Igreja Nossa Senhora da Conceição                                         Castelo de Campo Maior

No fim de semana de 24 e 25 do corrente mês, estes locais serão visitados pelo Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos.
Depois voltaremos para contar promenores não só da viagem como também dos locais visitados, da gastronomia alentejana e do convívio que sempre inunda esta maravilhosa família.

domingo, 11 de março de 2012

Alentejo.....é nosso!

Estamos em Março o que significa que o nosso habitual passeio mensal está já muito próximo.

No próximo dia 24, as estradas de Portugal para o Grupo Motard da CGD, só têm o sentido do Sul. Desde o Minho, passando por Trás os Montes, Beiras e Estremadura, aí vamos nós rumo a Elvas, Campo Maior e Borba.

Serão mais dois dias inesquecíveis numa convivência pura de amizade, de são convívio, de alegria e boa gastronomia, no seio desta família.

De facto a vida tem estado tão ocupada em nos tentar levar para situações de desespero social, que nós, resistentes como somos a esses fazedores de calamidades e /ou infortúnios, não lhes daremos o prazer de nos verem rastejar, nem tão pouco sequer dobrando os joelhos, para lhes pedir aquilo que por direito próprio como seres humanos raciais que somos, temos direito.

Alentejo, espera por nós.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Por terras do Lis

Nos passados dias 4 e 5 do corrente mês, o Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos realizou o seu primeiro evento do Plano de Actividades de 2012.
O cenário teve como pano de fundo a região de Leiria.
O nosso amigo Mota Ascenso foi o anfitrião à semelhança dos anos anteriores. E como sempre, a classificação final foi muito alta.
O objectivo principal desta visita foi a Expo-Salão da Batalha. É sempre neste mês que se realiza a maior exposição de motos em Portugal. Ma já no passado ano a feira não esteve muito concorrida. Foi opinião generalizada que este ano ainda estava mais fraca. Faltaram algumas marcas de referência, como por exemplo a Suzuki e/ou Kawasaki.
É perfeitamente aceitável a diminuição não só de visitantes como de expositores. A situação sócio-económica que se vive em Portugal, não permite muitas extravagâncias da parte do mundo motard. Existem prioridades familiares.
O encontro no sábado estava programado para a aldeia de Boa Vista, junto a Leiria no restaurante Aldeia do Leitão. Como sempre à hora marcada estavam todos os participantes. Pessoal de Braga, de Aveiro, de Vila de Rei, da Guarda, de Coimbra, de Lisboa e naturalmente de Leiria. Uma mesa bem composta para o ataque ao saborosíssimo leitão à moda da bairrada.
Comeu-se muito bem, que é como quem diz com qualidade.

Próxima paragem, Batalha e Expo-Salão.
Foram 3 horas para ver e rever máquinas, fazer algumas compras, tirar algumas fotos e reencontrar amigos que só se deslocaram ali. Estamos a falar da Paula e do Vitor Mesquita, da Batalha (estavam a jogar em casa) e do Hugo Nunes e Carina de Bragança.
A Secção de Motociclismo também aproveitou para cumprimentar o Ernesto Brochado em representação da Federação de Motociclismo de Portugal que ali esteve para lançar e divulgar alguns pormenores do próximo Lés a Lés.
A nossa Secção também teve o privilégio de cumprimentar e desejar as maiores felicidades ao melhor corredor de velocidade português, Miguel Oliveira, que na próxima época vai estar a disputar o Campeonato Mundial de Velocidade de Moto 3.
Vista e revista a Expo-Salão, chegou a hora de ir até ao hotel Palace em Monte Real fazer o check-in, tomar um duche e prepararmo-nos para o jantar que iria ter lugar na Quinta do Paúl, mesmo ali ao lado.
Foi como estávamos à espera. Uma pequena delícia o manjar com tudo o imaginável, e a música ao vivo onde aproveitámos para fazer um “pezinho” de dança. Foi um convívio maravilhoso e que certamente recordaremos.
A hora do recolher chegou, embora para alguns com um certo desagrado, uma vez que o Sporting Clube de Portugal tinha acabado de ser eliminado da Taça da Liga pelo já conhecido Gil Vicente.
A manhã do dia seguinte acordou cheia de Sol e com uma temperatura amena.
Estava em preparação a viagem pela praia da Vieira, por Pedrógão a caminho da Figueira da Foz. Foi uma viagem a velocidade de passeio, onde o cheiro dos pinhais e do mar entrava pelas narinas. Maravilhoso.
Chegados à Figueira pelo lado da Gala, rumou-se até à serra da Boa Viagem. Voltinha por aqui e por ali no interior com todo aquele ar puro, acabámos por ir até ao miradouro e fazer algumas fotos de grupo.
O Grazina, restaurante, estava à nossa espera para uma fabulosa caldeirada de enguias.
O velho ditado de “ Foi de comer e chorar por mais.”, não tinha hipótese de ser aplicado aqui. Comeu-se e sobrou quase para outros tantos.
Enguias fritas e pastéis de enguia de entrada. Caldeirada de enguias como prato principal. Por fim enguias doces.
Palavras para quê? Foi um fim-de-semana excelente onde algum frio que se fez sentir a determinadas horas, foi completamente esquecido pelo calor humano que o Grupo soube transmitir uns aos outros.
E como se diz “ Rei morto, Rei posto. Viva o Rei.”, nós, também já estamos ansiosos pelo próximo evento a decorrer nos próximos dias 24 e 25 de Março por terras alentejanas.
No final há que dar os parabéns aos Seccionistas por mais este evento motard.
As palavras finais vão para o Mota Ascenso como agradecimento pela sua hospitalidade e dedicação.
Para o Rui Chaves, vai o nosso grito de alerta.

                                                                                             Prepara-te que aí vamos nós…….


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vilar Formoso e a paella.

Nos dias 21 e 22 do mês de Janeiro, o Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos rumou em direcção a W de Portugal.
Sendo este o primeiro encontro do Grupo em 2012, não foi considerado o primeiro evento. Este foi um encontro extra, uma vez que já vinha sendo solicitado à longo tempo para a repetição da famosa “paella” espanhola.
S. Pedro que é nosso amigo, lá fez com que o tempo estivesse aprazível para aqueles dois dias. Nem chuva nem frio durante o dia, que para quem veio de moto foi o melhor.
No sábado todos chegaram a horas como sempre. O almoço foi no restaurante Turismo, onde cada um pediu o que lhe apeteceu de entre os 8 pratos disponíveis.

A partir daqui houve quem fosse de moto até Barca de Alva, localidade ribeirinha do rio Douro no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, e houve quem quisesse ir até Espanha à cidade mais próxima, Ciudad Rodrigo.
Mas claro que também houve quem tivesse que ficar para trabalhar. Foi o caso do Zé Augusto que teve que começar os preparativos para a refeição da noite, a bela “paella”, por volta das 15h30, conjuntamente com o Manuel Pinheiro. 

É verdade. Começou-se àquela hora para terminar às 19h30. Nada mais, nada menos do que 4 horas de labuta. Mas valeu a pena. Esta foi a opinião dos presentes e juízes da prova.
Finalizou-se o jantar com um bom champanhe francês e um bolo fantástico decorado à medida e com o logotipo do Grupo.

A seguir e porque nessa altura já a temperatura tinha baixado um pouco mais, fomos tomar café e sentar-nos à volta da lareira numa de conversa de tertúlia. Claro que as condições do espaço gentilmente cedido pela peña dos Barriguinhas da qual o Zé Augusto faz parte, também nos proporcionaram um jogo de cartas até às tantas. Foi um sábado maravilhoso com final excelente.

O domingo acordou soalheiro e com uma temperatura quase de primavera.
Não havia nada programado especificamente. Então o melhor era aproveitar para ficar na cama até um pouco mais tarde. Após o pequeno almoço e uma mini conferência para definir estratégias, alguns aproveitaram e foram até Espanha para abastecer os veículos, uma vez que tanto a gasolina como o gasóleo são a preços proibitivos em Portugal.
A Paula Cisneiro, o Zé Torres e o Zé Humberto decidiram regressar a casa mais cedo por motivos inadiáveis.
Como o almoço de domingo se realizava na vila histórica de Almeida, rumou-se até lá. Aproveitamos ainda algum tempinho para visitar o interior da vila abaluartada e provar a tão célebre ginjinha da Amelinha.

Creio que até o mais jovem do Grupo, o Leonardo Vitorino a provou e gostou.
Por imperativos de força maior, só se conseguiu juntar neste dia a nós a Alexandra e o Pedro vindos de Braga.

O almoço decorreu no restaurante A Muralha. Porque o regresso a casa está próximo e são ainda alguns bons quilómetros para efectuar, não convém comer em demasia. Foi o que acabou por acontecer.


Ainda não tinham partido, estávamos só nas despedidas e já só se falava do próximo encontro na Batalha dia 4 de Fevereiro.

Quero acreditar que todos foram satisfeitos com os dois dias passados nesta região raiana, serrana e beirã. Pelo menos os amigos serranos trabalharam nesse sentido.
Fica registado um agradecimento especial ao Zé Coelho, ao Ernesto, ao Manuel bigodes e à Peña dos Barriguinhas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Secção de Motociclismo CGD vem convidar todos os colegas e amigos para estarem presentes no 1º Evento de 2012 (ENCONTRO MOTARD EM LEIRIA COM VISITA À EXPOSALÃO BATALHA) que se realizará nos dias 4 e 5 de FEVEREIRO, cujo programa enviamos em anexo.

Em virtude de ser necessário efetuar reserva de alojamento, agradecemos confirmação da vossa  presença neste encontro até ao dia 31 de Janeiro.



PROGRAMA PARA O FIM DE SEMANA
4 de Fevereiro (SÁBADO)

12h00 - Almoço no Restaurante ”Aldeia do Leitão“ em Leiria;

14h30 - Visita à EXPOMOTO na ExpoSalão Batalha


19h00 – Partida da ExpoSalão Batalha
19H30 – Check-In no PALACE HOTEL MONTE REAL (4*)

20h30 - Jantar Buffet na ”Quinta do Paúl“ c/música ao vivo = 16,50€



5 de Fevereiro (DOMINGO)


10h00 – Passeio Mototurístico pela orla marítima.

                Monte Real – Vieira de Leiria – Pedrógão – Figueira da Foz


13h00 – Almoço no Restaurante Casa das Enguias "O Grazina" na Figueira da Foz

15h30 – Regresso a Casa



Informação complementar:

Palace Hotel Monte Real(4*)



Quarto Individual = 65,00€

Quarto Duplo = 65,00€
(c/peq. almoço incluído)



AGRADECEMOS CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO O MAIS BREVE POSSÍVEL

ATÉ AO DIA 2012/01/31 (3ª FEIRA),


Devido à necessidade de se efectuarem reservas esperamos a v/compreensão para o facto de qualquer desistência representar custos para a Secção de Motociclismo.

 No caso de pretenderem alojamento deve ser indicado se individual ou duplo.
Contactos dos Seccionistas:
EMANUEL (Ag. Celeirós) - 253 309 870 / 962 510 681 

JOSÉ LUÍS (Ag. Barcelos) - 253 802 280 / 962 923 542 
VITOR VITORINO (Ag. Águeda) - 234 610 160 / 968 575 333 
RUI CHAVES (Ag. Beja) - 284 311 700 / 962 013 684 
 
 


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Plano de Actividades 2012

À semelhança dos anos anteriores, o Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos aquando da sua última viagem do corrente ano, aproveitou para prestar contas de mais um ano de actividade, bem assim como solicitar ideias para o Plano de Actividades do ano que se avizinha, ou seja 2012.

Depois de analisadas as propostas e discutidas no seio da Secção de Motociclismo, foi decidido aprovar o calendário que se divulga em baixo, levando assim ao conhecimento de todos aqueles que de uma outra forma queiram participar nesta maravilhosa actividade.

De realçar que o objectivo da Secção é de levar aos quatro cantos do País pessoas para lhes dar a conhecer além da gastronomia, as belezas paisagísticas e humanas de cada região. Por isso de norte a sul e até além-fronteiras (à semelhança do que fizemos em 2011 quando fomos até aos Picos da Europa), vamos viajar e levar o nome do Grupo e da Caixa, a todos esses lugares.

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2012

Calendário

JANEIRO

Encontro extra de abertura do Ano Motard 2012 c/jantar de paella de marisco em Vilar Formoso.



1º EVENTO
Visita à Expo Salão da Batalha – 4 de Fevereiro.

2º EVENTO
Encontro Motociclista em Campo Maior/Elvas/Borba – 24 e 25 de Março

3º EVENTO
Encontro Motociclista em Guarda/Serra da Estrela – 21 e 22 de Abril

4º EVENTO
Encontro Motociclista em Lisboa/ECD – Maio

5º EVENTO
Encontro Motociclista em Bragança – 16 e 17 de Junho

6º EVENTO
Viagem Internacional – 9, 10, 11 e 12 de Agosto

7º EVENTO
Encontro Motociclista em Costa Vicentina – 8 e 9 de Setembro

8º EVENTO
Subida do Rio Douro e visita a Vila Nova de Foz Côa – 13 e 14 de Outubro
 

Para todos aqueles que gostam de andar de moto, de fazer novas amizades, de conhecer Portugal e não só, não pensem duas vezes……PARTICIPEM!!.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NATAL 2011

A Secção de Motociclismo da C.G.D.

deseja a todos os associados, amigos, simpatizantes e suas famílias, um SANTO e FELIZ NATAL.





segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MotoGP para 2012

A Federação Internacional de Motociclismo divulgou as alterações ao calendário do Campeonato do Mundo de MotoGP para o ano de 2012.
Nota-se relativamente à primeira informação a alteração da data da ronda no Qatar e o circuito de Sachesenring para o Grande Prémio da Alemanha.

 O novo calendário é o seguinte:

8 de Abril, Qatar – Doha/Losail
29 de Abril, Espanha – Jerez de la Frontera
6 de Maio, Portugal – Estoril
20 de Maio, França – Le Mans
3 de Junho, Catalunha – Catalunha
17 de Junho, Great Britain – Silverstone
30 de Junho, Holanda – Assen
8 de Julho, Alemanha – Sachsenring
15 de Julho, Itália – Mugello
29 de Julho, Estados Unidos – Laguna Seca
19 de Agosto, Indianapolis – Indianapolis
26 de Agosto, Rep. Checa – Brno
16 de Setembro, San Marino & Riviera di Rimini – Misano
30 de Setembro, Aragão – Motorland
14 de Outubro, Japão – Motegi
21 de Outubro, Malásia – Sepang
28 de Outubro, Austrália – Phillip Island
11 de Novembro, Valência – Ricardo Tormo – Valência