segunda-feira, 11 de junho de 2012

À descoberta de Bragança, e suas gentes.

Bragança é o próximo destino do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos.
Assim nos dias 16 e 17 vamos estar por terras transmontanas, à descoberta das suas maravilhosas paisagens e da não menos conhecida gastronomia.

O encontro dos mais de 30 viajantes, está programado para as 11H já em Bragança, à entrada, no café S. Lourenço.
A seguir, e depois da troca de cumprimentos entre todos, vamos logo para o restaurante O Careto, para aquela que será a primeira refeição por terras de Trás os Montes.
A seguir por volta das 15:30H vamos iniciar o passeio de tarde que nos levará até várias Aldeias Históricas de granito com passagem obrigatória por França.
Já com o cair do fim de tarde, são horas de fazer o check-in no Hotel Shalon.
Uma banhoca, roupa nova, e lá vamos para o restaurante Ares da Serra.
A noite, bem essa.....promete.

O despertar terá lugar bem cedo, já que às 09:30H vamos partir de novo para outras visitas, nomeadamente ao Castelo, ao Museu Militar e ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje.
Vão certamente ser momentos deslumbrantes com tanta riqueza patrimonial daquela região.
O almoço está agendado para as 13:00H no restaurante Serra da Nogueira.
A partir daqui e porque alguns, os de mais longe, ainda têm que fazer cerca de 700 kms, está na hora de despedida e rodar de novo o punho para casa.

Será certamente uma visita histórica.
Pena é que alguns dos nossos históricos, desta vez não tenham a possibilidade de nos acompanhar.
De qualquer forma, em espírito estarão connosco e nós também os vamos recordar com o já tradicional brinde motard.

Até Bragança.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ENCONTRO MOTARD SANTA IRIA AZÓIA/LISBOA



O Grupo Motard da CGD realizou o 4º Evento 2012 nos dias 26 e 27 de Maio, onde foi recebido em Sta iria Azóia pela família Correia para estar presente no 3º Aniversário Grupo Motard “Os Correias”, cujo convite nos foi endereçado pelo nosso colega Ivo Correia.

Em Sta Iria Azóia, mais propriamente no Largo da Igreja, a festa estava animada com barraquinhas e um palco montado onde alguns presentes mostraram os seus dotes vocais no Karaoke.

Após efectuada a respectiva inscrição, e com o aproximar da hora de almoço, o Grupo foi aguardando na fila pelo tabuleiro com o respectivo almoço. Juntaram-se ao grupo dois novos elementos, Marta Nascimento e Rita Fernandes, duas colegas que fazem da Moto o seu meio de transporte diário para o trabalho na CGD.

No final do almoço, o Grupo dividiu-se, tendo alguns elementos participado no passeio realizado à tarde pela freguesia, enquanto outros rumaram até Setúbal para estarem presentes no Encontro XX para o Recorde Guinness, recorde este que foi atingido com um total de 492 motas da mesma marca juntas – Honda CBR 1100 XX.
À hora de jantar o grupo estava novamente todo reunido em Santa Iria Azóia, onde gentilmente “Os Correias” ofereceram aos Grupos/Motoclubes presentes no 3º Aniversário um troféu como sinal de agradecimento, e também foi realizado um sorteio, que contemplou um dos elementos do nosso Grupo com um fantástico capacete marca AGV.

A festa continuou pela noite dentro no Largo da Igreja com a actuação de uma banda.

No dia seguinte, fomos em velocidade de passeio desde Sta Iria Azóia até à Parede onde se juntaram ao Grupo Angelina, Ilda e João Paulo, este com uma cinquentinha, pois o espírito do nosso Grupo é mesmo este: “Não interessa como… o importante é estar presente.”

Continuámos o nosso passeio pela marginal de Cascais passando pelo Guincho até Sintra, onde realizámos uma visita ao Palácio de Monserrate, um espaço tranquilo e muito colorido.


E como o tempo passa tão rápido, quando olhámos para o relógio já estava na hora do almoço, tendo este sido servido no restaurante “Quinta Antiga”.

No final do almoço, fomos surpreendidos com uma prova dos famosos travesseiros de Sintra, gesto este oferecido pela nossa colega e Amiga Ilda.

No fim de tudo isto, o regresso a casa é o que mais custa, mas partimos já a pensar no próximo Encontro em Bragança nos dias 16 e 17 de Junho.

Até lá… Boas Curvas!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Em Maio - Barragem da Aguieira e Santa Iria Azóia.


O Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos no final de cada ano procura organizar um Plano de Actividades para o ano seguinte, à semelhança do que é habitual nas Associações.

Neste espaço e logo no início do ano deixámos aqui publicitado esse mesmo calendário anual.

Um plano de actividades pode a qualquer momento sofrer pequenas contrariedades. Foi o que veio a suceder com o nosso, mas sem que tenhamos qualquer responsabilidade disso.

Para este mês de Maio tínhamos no nosso programa a visita a Lisboa para participação no encontro ECD da Caixa. Como o mesmo foi suspenso, ficámos com este espaço para alternativas.

Foi assim que numa conversa do jantar de sábado no encontro que se realizou na linda cidade da Covilhã, um grupo decidiu marcar um pic-nic para o sábado dia 12 na barragem da Aguieira.

Desde logo mereceu apoio de alguns, e vai daí que a “secçãozinha” do norte, mais concretamente de Braga (a Xana), decidiu avançar e liderar, com o apoio da Secção, este evento.

No seguimento do óptimo relacionamento que mantemos com um outro Grupo Motard, “Os Correias” de Santa Iria da Azóia, estes, através do nosso colega Ivo Correia, enviaram-nos um convite para participarmos no seu aniversário nos próximos dias 26 e 27 do corrente mês, naquela localidade.  

Eis pois, que pelo facto de não se realizar um evento, acabámos por arranjar dois. O motivo é sempre o mesmo. O interesse no convívio e no espírito de amizade que nos une cada vez que nos encontramos e que tem vindo a solidificar-se cada vez mais.

Fica lançado o desafio a todos os elementos do Grupo.

terça-feira, 24 de abril de 2012

A Serra da Estrela e os Motards da Caixa


O Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos realizou mais um encontro a nível nacional, no passado fim-de-semana.
A região escolhida para este evento, foi o interior centro, mais concretamente a Serra da Estrela como base primordial.

Marcado o ponto de encontro no Ginjal/Belmonte para as 12:00h, só restava aguardar que todos chegassem em bem. Como sempre, mais minuto menos minuto, todos estávamos a horas.

Após os primeiros abraços e beijinhos de saudades por uma ausência de mais de um mês, foi chegada a hora de partida para o primeiro local onde iriamos degustar a gastronomia serrana, não sem que antes o Sérgio nos tivesse indicado o que iriamos observar ao longo daquela estradinha de curvas de montanha.
Manteigas estava naturalmente na nossa rota. Escolhemos desta vez o restaurante Serradalta como local de preferência. No final foi opinião unânime de que tanto o bacalhau como o cabrito estavam deliciosos.

A seguir e por forma a fazermos a digestão antes de subirmos lá para o alto, tivemos uma visita guiada à fábrica/Museu Ecolã. A única fábrica/Museu de Burel do país. A simpatia das pessoas que nos receberam e se preocuparam em nos explicar como tudo funcionava, foi maravilhoso. Deu gosto ver as senhoras de volta de todos aqueles produtos. Sempre houve alguém que acabou por comprar algo.

A ânsia de muitos dos presentes era mais do que muita para subir ao topo da serra. A surpresa do primeiro contacto com a neve, estava a deixar muita gente em ansiedade, apesar da previsão que tínhamos para o tempo que poderíamos encontrar.
Este, não nos desiludiu, e de facto na Torre estava uma temperatura muito baixa, com vento muito forte, nevoeiro e queda de chuva ligeira mas muito fria. A existência da neve fez com que muitos de nós fizéssemos umas bolinhas e toca de jogar uma pequena batalha. As crianças pela surpresa do primeiro contacto foi um regalo vê-los brincar. Também houve quem nem sequer saiu do veículo por achar que estava muito frio.
Para aqueles que subimos de moto, foi maravilhoso, já que tivemos que nos equilibrar muito bem. Falo do Sérgio e da Cristina, do Mota Ascenso, do João Paulo, do José Torres e da Maria José e do José Augusto. A dificuldade depois foi na descida, já que as viseiras dos capacetes ficaram muito sensíveis àquela temperatura e humidade.

Assim tivemos que vir de cara destapada por ali abaixo, com a água e o nevoeiro a bater nos olhos e nariz. Mais um marco para o nosso livro de histórias vividas nestas andanças. Valeu-nos passado pouco tempo e quilómetros, um bar de montanha onde aproveitamos para beber um chá quentinho, umas cervejas fresquinhas e ver o que faltava do Benfica – Marítimo.
O Solneve hotel na Covilhã, um pouco mais abaixo, estava já á nossa espera para nos receber e aproveitarmos para um banho quente e rápido além de mudar de roupa.

A seguir, a caminho do restaurante para mais uma confraternização à mesa. Nada melhor do que um passeiozinho a pé para lá e para cá, ao mesmo tempo que aproveitávamos para apreciar a Covilhã e a diversificação das suas habitações na encosta da Serra em ambiente nocturno. Muito giro.
Ao finalizar o jantar, o nosso prezado amigo motard, poeta e músico José Manuel Mota Ascenso, concedeu-nos o grato prazer de autografar o seu livro que agora saiu, com uma dedicatória especial para cada um de nós. Foi sem qualquer dúvida um dos momentos mais altos deste encontro. Desejamos êxito absoluto à sua obra “Faces do tempo”, um livro de poesia.

Com a noite um pouco fria, e com a chegada do final do dia, foi a hora do recolher.
A manhã de domingo apareceu com um Sol maravilhoso e uma temperatura fantástica. Enquanto uns tomavam um cafezinho na esplanada, as senhoras aproveitaram para ver as pequenas lojas de artesanato que abriram as portas logo pela manhã. Estavamos no centro da Covilhã.

Assim que os nossos guias (Sérgio e Cristina) apareceram, foi hora de rumar ao próximo ponto de interesse. Belmonte.
Nesta belíssima Vila do interior, tivemos oportunidade de visitar 3 museus. O Museu dos Descobrimentos, o Museu do azeite e o Museu Judaico. Ainda tivemos tempo de visitar a sinagoga, frequentada pela maior população de Judeus da península ibérica. 

Foram quase três horas de visita sem que as pessoas tivessem dado conta do tempo passar. Mas havia necessidade de dar andamento ao nosso programa pois ainda havia que regressar a casa antes do final do dia.
Quase duas horas da tarde e rumou-se a caminho da localidade de Casteleiro, concelho do Sabugal, onde no restaurante Esquila Real, nos foi servida a última refeição deste fim-de-semana motociclista.
À volta da mesa estavam sentadas 30 pessoas. Foi um almoço que durou só três horas, porque entre o servir dos pratos houve discursos e discussões de temas muito interessantes.


Chegada a hora das despedidas, cada um rumou para “su sitio”.


Os que viajaram para norte ainda fizeram uma visitinha rápida ao castelo do Sabugal.

No final do dia, os SMS começaram a chegar dizendo que a viagem tinha corrido bem. Óptimo.

Agora….bom, agora já estamos à espera do próximo.
Os anfitriões são estes dois jovens. Carina e Hugo.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Todos à Serra da Estrela.

O próximo fim de semana está quase a chegar. Isto significa que o Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos vai de novo reencontrar-se e poder matar saudades de quase um mês, após Alentejo e Barcelos.

A Secção de Motociclismo do Grupo, elaborou o seguinte programa:


Sábado dia 21 de Abril

12:00H - Ponto de encontro marcado para o Ginjal/Belmonte, junto às bombas de combustíveis Repsol (saída da A 23 - Belmonte/Manteigas).

12:15H - Partida para Manteigas pelo Sameiro (uma das melhores estradas de montanha do país).

13:00H - Almoço em Manteigas no restaurante "SerraDalto".

15:00H - Visita ao Museu Ecolã (única fábrica/Museu de Burel do país).
                                   www.atelierdoburel.com

16:00H - Subida à Serra da Estrela com passagem pelo Poço do Inferno, Vale Glaciar, Covão da Ametade, Cântaros (magro, grosso, raso), Nave de Santo António e chegada à Torre (a 1993 metros).
   Curiosidade - Diz-se que já o Rei D. João VI (1816/1826) teria mandado erigir aqui um monumento em pedra, de modo a completar a altitude da Serra até aos 2000 metros.

19:00H - Descida para a Covilhã.

20:00H - Check-In no Hotel Solneve(3*) - www.solneve.pt

21:00H - Jantar. No final, um passeio pedestre pela zona histórica da Covilhã, guiados pela Cristina.


Domingo 22 de Abril
  
09:30H - Saída do hotel com destino a Belmonte.

10:00H - Visita aos Museus dos Descobrimentos e Judaico.

13:00H - Almoço no restaurante "Esquila Real" - www.esquila.pt

16:00H Regresso a casa com desejos de boa viagem para todos.


Acrescentar que a Serra da Estrela tendo conhecimento da nossa visita, decidiu neste fim de semana passado, engalanar-se de neve.
É uma imagem maravilhosa que certamente todos irão apreciar.

Tenham uma boa viagem até à Serra, venham de onde vierem.
Até sábado.
         

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia do Motociclista 2012 - Barcelos.

O Dia do Motociclista é um dos encontros aguardado intensamente ao longo de todo o ano.
Há muitos motociclistas que não fazem meia dúzia de quilómetros para irem até uma concentração motard, mas não abdicam de fazer centenas para marcarem presença neste dia, onde quer que seja realizado.
Este ano foi mais a norte. Foi na linda cidade de Barcelos, localidade sede de um dos maiores moto clubes, os Moto Galos. 
O grupo da Caixa Geral de Depósitos atento a todas estas actividades, também quis marcar presença. Assim, através dos meios internos, divulgou-se este evento para que quem quisesse marcar presença, pudesse confraternizar com todos os elementos do grupo. 
Desta vez houve dois elementos dos Hard Motards que nos fizeram companhia, O Zé Silva e o Carlos Santos. Excelentes companheiros de viagem.


Desde sul a oeste, e de leste a norte, cada um a partir de sua casa à hora do nascer do sol, lá fomos rodando agrupando-nos num e noutro local para chegarmos em grupo à região nortenha.
O nosso ponto de encontro estava agendado pela direcção da secção de motociclismo, para as 11:45H na localidade de Cabreiros/Braga.


Então às 11:43H o nosso grupo chegou ao local. Aguardavam-nos a Sónia e o Emanuel.
Passados alguns minutos, chegou o Pedro na sua Pan e a Xana com a Mara de automóvel. Ainda faltavam alguns elementos que segundo telefonema, estavam mesmo a rebentar.
Só quando chegaram, compreendemos o porquê do atraso.
O Outeiro fez-se deslocar em moto novinha em folha. Branquinha, mas gira.


O Mendonça, no seu novo maquinão. Uma V-Strom, escurinha e cheia de depósitos suplementares para gasolina (entenda-se: 2 malas e topcase).
Certamente ambos não quiseram apertar com as “meninas” logo na primeira saída.
Reunido o grupo, hora de partir para o restaurante. A casa Gil Eventos em Cabreiros, já estava à nossa espera.
Prato escolhido, bacalhau à Braga. Parece que foi uma decisão da Mara.
Como diz o Zé Augusto, mais um dia de Natal.
Com entradas maravilhosas, bom vinho, branco e tinto, águas, sumos e outros líquidos, além da sobremesa variada, só podemos classificar esta refeição como um manjar dos Deuses. Recomendamos esta casa.


Por volta das 14:30H lá fomos até Barcelos. Distância de 15 quilómetros feitos rapidamente e com um tempo adequado para andar em moto.
Chegados ao local do recinto, já o mesmo se encontrava meio preenchido.
Antes do início da Santa Missa, ficou mesmo completo com as motos a merecerem um certo destaque. Além dos motards, também muito gente curiosa em ver máquinas e o ambiente que se vive em seu redor.
Foi maravilhoso.
O padre José Fernando, apesar da grave doença com a qual se confronta e que ele faz questão de divulgar que é um cancro, já bastante magro, lá estava em cima do palco a falar com todos os motards presentes, a incentivar-nos a sermos bons rapazinhos e passearmos por esse país, mas sempre com calma e respeito.
Na realidade, conhecendo-o como o conhecemos, não conseguimos saber onde ele consegue arranjar tantas forças para ainda se manter desta forma durante mais de duas horas, numa cerimónia onde é sempre preciso estar a falar. Impressionante.


Finalizada a Santa Missa, era hora de regresso a casa.
Tínhamos que enfrentar mais de 300 quilómetros.
Os que viemos para sul, organizámo-nos e toca a andar. Primeiro ainda reabastecemos os veículos e depois rumar até à próxima paragem, Antuã.
Hora de despedidas dos amigos de Leiria e Coimbra.
Arranque de novo e chegada a casa uns mais cedo do que outros. O que chegou mais tarde foi por volta das 21:38H, já de noite e com algum fresquinho.
Não sabemos se felizmente ou infelizmente, mas a questão é que fizemos ambas as viagens sem uma gotinha de água.
Agora resta-nos esperar mais uns dias, concretamente 19 (desde hoje), para que possamos estar de novo juntos noutro evento mensal.
Trata-se do passeio à descoberta da Serra da Estrela.


Sérgio e Cristina, a palavra é vossa.




segunda-feira, 26 de março de 2012

À descoberta do Alentejo.

Finalizou mais um fim-de-semana motard do Grupo da Caixa Geral de Depósitos. Nos dias 24 e 25 do mês de Março, o Alentejo foi mais uma vez palco das nossas viagens, dos nossos encontros gastronómicos, da cumplicidade dos nossos sorrisos, das nossas anedotas e acima de tudo, da nossa verdadeira amizade.
Neste encontro tivemos gente nova. Gente que pela primeira vez se decidiu a participar nos nossos encontros. Mas esta gente, já tem milhares de quilómetros efectuados, certamente mais do que muitos de nós. Gente que está habituada não só a andar cá dentro, como lá por fora.

Trata-se da família Correia, que vinda de Lisboa se juntou a nós já em Elvas com duas motos. Para eles o nosso sincero bem-haja. 
Ainda que alguns tenham decidido viajar na sexta-feira, a maioria optou por ir só no sábado.
De facto, uns a uma determinada hora enquanto outros a outra, lá fomos saindo cada qual dos seus locais a caminho de Elvas. O Rui Chaves já nos esperava na Praça da República, quando por volta do meio dia chegaram as duas últimas equipas.
Os abraços e cumprimentos habituais, e logo aqui a primeira surpresa deste encontro. Um jovem não mais do que 8/9 anos de idade, “apaixonou-se” de imediato por uma moto. A vermelhinha do Rui Chaves. O jovem vibrava só de estar ao pé dela e até as lágrimas lhe afloraram os olhos quando o “patrão” da moto o convidou para dar uma voltinha com ele, mesmo sem capacete. Após a viagem sentou-se ao pé dela, e só saiu de lá, quando tivemos que arrancar para o almoço.






Este, teve lugar no restaurante Vinha da Amada, à saída de Elvas na estrada a caminho de Jerumenha. O prato principal foi ensopado de borreguinho e/ou grão-de-bico com pata de vitela. Simplesmente deliciosos.
Como estávamos pertinho de Espanha, houve quem quisesse dar um salto e atestar as máquinas, pois a diferença no preço da gasolina era considerável.
Depois fomos em direcção a Campo Maior para uma visita guiada ao Museu do Café (http://www.igogo.pt/museu-do-cafe-de-novadelta/), propriedade do Comendador Rui Nabeiro.

Atenciosamente bem recebidos pelas responsáveis no local, começaram logo por nos oferecer um cafezinho com bolachas e chocolate.
Foi com prazer que podemos observar o circuito que o café tem desde a plantação até à hora de ser servido a todos nós. E que dizer das velhas máquinas que se encontram lá em exposição? Foi para alguns de nós, o recordar de outros tempos já longínquos.

A hora de partida para o centro de Campo Maior chegou para uma visitinha à Capela dos Ossos.
Por força do imprevisto, o senhor cónego assim que terminou um baptizado, teve que partir de imediato para outra actividade religiosa, sem que tivesse disponibilidade para nos abrir as portas da dita capelinha. Mas mesmo assim conseguimos através da janela visualizar muitas ossadas.
Mais três jovens se apaixonaram pelas nossas montadas. Dois irmãos e o jovem que tinha acabado de ser baptizado. Claro que tivemos que os colocar em cima das motos e fazer-lhes o gostinho de acelerar. 

Mas, como diz o nosso povo, quando uma porta se fecha, abre-se logo outra. E foi mesmo assim que aconteceu. A proprietária da cervejaria Faisão, predispôs-se logo a servir-nos o jantar ou um lanche de forma a colmatar a nossa pouca sorte por não termos visitado a capela dos ossos.
Alguns não resistiram e lá avançaram para um lanchezinho, já que o jantar estava marcado para as 21H na Adega Regional de Elvas (www.portalalentejano.com).
Dissemos adeus a Campo Maior e rumou-se em direcção a Elvas, ao hotel D. Luís (www.hoteldluis-elvas.com). Efectuado o check-in, e depois de um banhinho rápido e troca de roupa, lá fomos até ao local onde nos iriam servir um jantar principesco.
Os pratos principais foram bacalhau com natas e gambas, e espetada de carne. Tanto as entradas como a sobremesa estiveram à altura da casa. Terminado o repasto, houve necessidade de andar um pouco já que era necessário desgastar o que foi comido.
Que noitinha mais sossegada e com uma temperatura maravilhosa.
Logo pela manhã o acordar foi pacífico e após o pequeno-almoço, voltamos às nossas motos para rodarmos até Vila Viçosa. Visita obrigatória ao Palácio. (http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-palacio-de-vila-vicosa).

Esta visita devemos considera-la como um dos momentos especiais desta viagem. Foi deslumbrante o não só visitar, como quase viver no antigamente. Dali fomos ainda ver a igreja do castelo e depois almoçar ao restaurante Lisbeto (http://escape.sapo.pt/boa-mesa/guia-restaurantes/lisbeto).
Foi o terminar da gastronomia. Migas de espargos com febrinhas de porco preto. E as sobremesas? Uauuuuu....que maravilha.

Claro que ao finalizarmos este almoço, a tristeza começou a apoderar-se de nós uma vez que tinha chegado a hora da despedida.
E foi assim que terminou mais uma jornada de convívio do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos por terras alentejanas.

Parabéns à Secção de Motociclismo e ao Rui Chaves já que foi ele o anfitrião deste encontro.
O próximo vai ser na Serra da Estrela nos dias 21 e 22 de Abril, sob a responsabilidade da Cristina e Sérgio.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Alentejo, a minha paixão.

Há muitos anos atrás, havia gente que tinha ideia do Alentejo como uma região desértica, com muito calor e de fracos recursos, tanto humanos como paisagísticos e gastronómicos.
Mas também havia gente que tinha uma ideia antípoda. Era o meu caso.
Fui viver para o Alentejo em Fevereiro de 1955.
Mais concretamente para a maravilhosa aldeia de Amareleja. Época difícil e onde a facilidade de deslocação não era como a actual. Nem outras coisas.
Mas tudo isso provocava em nós um transcendentalismo que nos levava e leva, passados estes anos todos, a continuarmos apaixonados intrinsecamente.
Regressei às origens ainda jovem, mas ontem como hoje, reconheço que a minha paixão por aquelas terras é indisputável. O meu coração chama-me para lá.
Não obstante o anteriormente descrito, vai daí que um dos meus melhores amigos (assim o defino apesar do pouco tempo que nos conhecemos) é alentejano.
De seu nome Rui Chaves.
Só encontro uma palavra que o pode definir: inigualável!
Sempre que este maravilhoso Grupo Motard se desloca para aquelas bandas, a minha presença torna-se obrigatória. Mais ainda, fico com a sensação de que o relógio a cada dia que passa fica mais lento.
Naturalmente que aliado a essa ansiedade, está o facto de se aproximar mais um momento de encontro com todas as companheiras e companheiros de aventuras motards.
Vai ser já amanhã, finalmente. 
Esta noite vou-me deitar um pouco mais cedo, mas tenho a sensação de que o sono vai andar fugidio.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Elvas, Borba, Campo Maior e a família motard da CGD.

Elvas é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 15 900 habitantes (Censos 2011).
É sede de um município com 631,04 km² de área e 23 078 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias.
O município é limitado a norte pelo município de Arronches, a nordeste por Campo Maior, a sudeste por Olivença e pelo município espanhol de Badajoz, a sul pelo Alandroal e por Vila Viçosa e a oeste por Borba e por Monforte.
Às portas de Espanha, distando apenas 8 km (em linha recta) da cidade de Badajoz, Elvas foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".
Elvas e Badajoz preparam o futuro para criar uma única cidade com o nome de Eurocidade Elvas-Badajoz.
Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, as quais foram candidatas a Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Elvas é também conhecida como "Cidade Monumental" ou "Cidade Museológica".






                                   Castelo de Elvas – Construído por D. Sancho II (1229)

Borba é uma cidade portuguesa no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com 4 500 habitantes. Com 54 hab./km² é a cidade com mais densidade populacional do Alentejo Central.
É sede de um município com 145,12 km² de área e 7 333 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Monforte, a leste por Elvas, a sueste por Vila Viçosa, a sudoeste pelo Redondo e a oeste por Estremoz. Borba ficou assim sendo, a cidade mais pequena do Alentejo com apenas 4.600 habitantes, lugar que era antigamente preenchido pela cidade de Santiago do Cacém no Alentejo Litoral com 6.500 habitantes.
Foi elevada a cidade em 12 de Junho de 2009.



            Chafariz de Borba                                                                 Muralhas de Borba  

    
Campo Maior é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo.
É sede de um município com 247,26 km² de área e 8 456 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sueste pelo município de Elvas e a oeste por Arronches. Campo Maior é a segunda maior vila do Alentejo, apenas atrás de Grândola.



           Igreja Nossa Senhora da Conceição                                         Castelo de Campo Maior

No fim de semana de 24 e 25 do corrente mês, estes locais serão visitados pelo Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos.
Depois voltaremos para contar promenores não só da viagem como também dos locais visitados, da gastronomia alentejana e do convívio que sempre inunda esta maravilhosa família.

domingo, 11 de março de 2012

Alentejo.....é nosso!

Estamos em Março o que significa que o nosso habitual passeio mensal está já muito próximo.

No próximo dia 24, as estradas de Portugal para o Grupo Motard da CGD, só têm o sentido do Sul. Desde o Minho, passando por Trás os Montes, Beiras e Estremadura, aí vamos nós rumo a Elvas, Campo Maior e Borba.

Serão mais dois dias inesquecíveis numa convivência pura de amizade, de são convívio, de alegria e boa gastronomia, no seio desta família.

De facto a vida tem estado tão ocupada em nos tentar levar para situações de desespero social, que nós, resistentes como somos a esses fazedores de calamidades e /ou infortúnios, não lhes daremos o prazer de nos verem rastejar, nem tão pouco sequer dobrando os joelhos, para lhes pedir aquilo que por direito próprio como seres humanos raciais que somos, temos direito.

Alentejo, espera por nós.