Os décimos sexto e sétimo
dias do sexto mês do ano de dois mil e doze, ficarão para sempre registados no
Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos, como sendo os dias em que pela
primeira vez nos reunimos em Bragança, capital de Trás os Montes e Alto
Douro.
Foi a celebração do 5º
evento do nosso Plano de Actividades para o corrente ano.
Aguardávamos como sempre e
com o sofrimento de quem espera o que é certo vir esta visita a terras nunca
por nós exploradas.
Já o Sol tinha raiado nas
alturas quando a totalidade do Grupo partindo dos mais variados pontos deste
país, rumou a caminho daquela região transmontana.
Do local mais longínquo,
Beja, veio o Rui Chaves, sendo que do local mais próximo, Mirando do Douro
marcou presença o Hélder Vaz e a Fátima que também estiveram na organização do
passeio. Da própria casa, que é como quem diz de Bragança, estiveram o Hugo
Nunes e a Carina.
Apesar da distância que
separa aquela maravilhosa capital de distrito com o resto do país, o pessoal à
hora indicada estava quase todo presente.
Depois de um cafezinho e
do reagrupar, lá partimos em direcção ao local marcado para almoço, uma vez que
já eram horas. Restaurante o Careto em Varge.
Uma aldeia pequenina mas
de uma beleza fantástica. Por ali passa o rio Igrejas de águas límpidas e
fresquinhas. Imagens como as que ficaram na nossa retina, não é muito usual
encontrá-las noutros locais.
A posta foi
obrigatoriamente o nosso prato escolhido. Ma a saladinha de tomate da horta e a
de alface tenrinha, deixaram marca na caravana. E que dizer das sobremesas?
Aquele doce de cereja preta com queijo……
Havia que partir para
outras paragens. Então serra acima por montes e vales, entrámos em Espanha para
uma visita a uma zona turística de renome naquelas paragens. Lago de Sanábria.
Estradas com muitas curvas
e protegidas por sombras magníficas. Foi um autêntico deleite para todos. O
calor era tanto que até houve quem tivesse aproveitado a praia de areia para um
descanso merecido.
De regresso a Portugal e
mais uma passagem num “Pueblo” emblemático (Puebla de Sanábria) lindíssimo. Já
entrados em Portugal, o Hugo acabou por nos levar de passagem por França
(localidade onde se faz um pão caseirinho excelente) antes de Bragança.
Depois de termos
arrecadado as motinhas na garagem do hotel e tratado da burocracia das
inscrições, lá fomos tomar um banho e vestir outras roupinhas para o jantar.
Mais uma vez tudo tratado
com requinte e com cuidado extremo por parte da organização. O restaurante Ares
da Serra recomenda-se.
Aqui, a Secção de
Motociclismo, através do Rui Chaves, divulgou a proposta de programa para a viagem internacional nos
dias 9, 10, 11 e 12 de Agosto à região espanhola de Galiza, ficando esta de ser
divulgada para todos.
Findo o jantar foi hora de
regressar ao hotel e descansar.
Na manhã de domingo o Sol
fez questão de ser nosso amigo e acompanhou-nos durante a jornada.
Primeiro foi a visita ao
castelo de Bragança e ao Museu Militar. Bem ali ao lado estava o Museu Ibérico
da Máscara e do Traje que também foi visitado por nós.
Visitaram-se depois
diversos pontos de interesse em Bragança, muito concretamente a rotunda onde
dois majestosos bois estão expostos em situação de luta, à semelhança da
tradição transmontana. Aproveitou-se o lugar para mais uma foto de Grupo.
Depois de uma visita ao
monte da capelinha foi hora de rumar pela última vez para um restaurante para o
almoço de despedida. Tratou-se do Serra da Nogueira.
Um pitinho caseiro que
estava saborosíssimo. E que dizer do arroz doce?
Agora diga-se em abono de
toda a verdade que a serventia final do café, foi melhor do que em qualquer
hotel de seis estrelas. Típica e original.
Após as despedidas foi o
regresso a casa.
É caso para dizer que as
saudades de estarmos de novo juntos, começou logo ali naquele momento.
Para os organizadores, um forte bem hajam.










