terça-feira, 21 de agosto de 2012

PASSEIO INTERNACIONAL PELO NORTE DE ESPANHA

 

O Grupo Motard da CGD realizou mais um Passeio Motard Internacional, desta vez por terras do norte de Espanha nos dias 9,10,11 e 12 de Agosto.

QUINTA-FEIRA – DIA 9

O ponto de encontro estava marcado área de serviço de Viana do Castelo, onde marcaram presença 13 pessoas das 16 confirmadas.

A partir daí rumamos a terras de nuestros hermanos. No grupo seguiam pela primeira vez o Toni, o António, a Delfina e o Phillipe com as suas respectivas montadas.
A 1.ª paragem foi em Pontevedra. Obviamente para abastecer o depósito das motas, aproveitando assim a diferença de preço na gasolina. A seguir foi a vez de tratar do estômago.
 A digestão fez-se nas belas paisagens do parque natural do rio Barosa, onde os mais destemidos “escalaram” à descoberta das zonas mais elevadas das cascatas.


Partimos depois em direcção “à base de operações”, Santiago de Compostela, onde, com um revigorante banhinho pudemos recuperar energias para o jantar, seguido de uma caminhada noturna junto da Catedral e imediações.


SEXTA-FEIRA – DIA 10

O segundo dia começou cedo e com algumas pontualidades inesperadas!… Partimos rumo ao Km 0 em Cariño, o ponto mais Norte de Península Ibérica onde uma vez mais nos deleitamos com algumas vistas únicas. Por terras de Cariño, aproveitamos para almoçar e tentar a nossa sorte no Euromilhões Espanhol (ainda não foi desta…).
 

Depois da “quebrinha” no parque da cidade, partimos para Ferrol, presenciando belas paisagens, como montanhas a desaguar no oceano e a vida animal a andar despreocupadamente pelas pastagens do parque natural, qual “BBC da vida selvagem”.

Chegados a Ferrol, paragem obrigatória junto à marina para umas cañas e convívio. Depois desta pausa, rumamos em direção à base de operações, onde após um banhinho partimos para mais uma caminhada, com jantar incluído nas ruas de Santiago. Aí juntaram-se a nós mais três companheiros vindos diretamente de Braga. A noite terminou com um pezinho de dança para os mais espirituosos.

SÁBADO – DIA 11

O dia nasceu solarengo, propício para um bom passeio de moto!

Partimos de Santiago de Compostela com destino a Finisterra, passando por Muros e Cee, localidades piscatórias situadas à beira mar com paisagens lindíssimas de praias com mar azul e areias brancas.


A estrada até parece que foi feita de propósito para quem anda de mota, com muitas curvas permitindo assim aproveitar ao máximo, toda a largura dos pneus, sempre em segurança, claro! 



Chegados ao Cabo Finisterra, o sol encontrava-se escondido num denso nevoeiro que não permitiu vislumbrar a bela paisagem do imenso oceano. Foi pena. Ficará para uma próxima oportunidade. Quem sabe…


Tirada a foto da praxe junto ao farol, e com a barriguinha já a pedir algo, partimos então com destino à cidade da Coruña. 

Pelo caminho tivemos o prazer de levar com umas pinguinhas de chuva, vontade esta de um elemento do grupo que nos dias anteriores andava a pedir chuva para assim poder vestir o fato, e claro, tanto pediu que o S. Pedro fez-lhe a vontade. Mas uma coisa é certa, quando cai… cai para todos, mas até soube bem.
Paramos a meio da viagem, mais propriamente em Carballo para almoçar uma deliciosa parrillada.


Chegados finalmente à cidade da Coruña, passamos pelo estádio futebol Riazor onde nesse dia o Deportivo iria jogar contra o Atlético Madrid. Percorremos todo o passeio marítimo desta bela baía até à Torre de Hércules, onde paramos para visitar o farol com uma fantástica vista sobre o mar. E aproveitou-se para mais uma foto de família.
Regressamos novamente pelo passeio marítimo onde paramos para uns beberem umas bejecas e umas colas. 

O tempo passa rápido e estava na hora de regressar novamente a Santiago. Fizemo-lo pela Auto-Pista (AP-9) num total de 75 Klm. 

Chegados a Santiago, tempo para um banho rápido e de seguida fomos comer umas tapas.



DOMINGO – DIA 12

Temperatura amena e uma chuva miudinha caía sobre Santiago. Mas lentamente foi parando. 

A manhã deste dia de Domingo era livre para visitar a cidade., Não poderíamos passar sem visitar a famosa Catedral, onde todos nos encontrámos às 11h na porta principal para uma foto de Grupo.


Nas suas imediações o ambiente era fabuloso, com muita gente a chegar a pé, outros de bicicleta, jovens de muitos países a cantar, todos eles contentes por terem conseguido chegar a Santiago de Compostela após vários quilómetros feitos sabe-se lá desde de donde pelos caminhos de Santiago.


E nós também nos fizemos ao caminho, mas o nosso era de regresso a casa. Fizemo-lo até Chaves, num total de 198 Klm.

Após o almoço nesta cidade, partimos em dois grupos. Um com destino ao norte de Portugal e o outro até Lisboa e Beja.


Mais uma Viagem Internacional por terras Espanholas com bons momentos vividos, num total de quatro dias e muitos quilómetros percorridos. 

A todos um agradecimento pela vossa companhia, pois sem vós… este Grupo Motard CGD não existia! 

Um agradecimento muito especial à Aracelly por todo o apoio e disponibilidade que teve para connosco.




Grande Abraço Motard e até dia 8 e 9 de Setembro na Costa Vicentina.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Explorando a serra do Açor


Sábado 21 do mês corrente, foi mais um dia de passeio motard do Grupo da CGD.

Desta feita e porque não fazia parte do Plano de Actividades, foi decidido por dois amigos efectuar uma visita ao Piódão e à Penha da Fraga. Ambos os locais ficam perto um do outro, na região de Coja, serra do Açor.

Enviado o e-mail para o Grupo, decidiram aceitar o convite alguns arrojados para esta aventura.

Com ponto de encontro marcado para Coimbra às 10H da manhã, la estavam o Mota ascenso, o David Cabecinhas, o Filipe Salgado, o Vitor Vitorino, a Cláudia e o Leo. Depois de um café rápido e um abraço ao Jorge Martins que depois da sua convalescença, ainda não se encontra capaz de montar a sua bela máquina, partimos rumo a Coja, segundo ponto de encontro.

À saída de Coimbra em vez de apanharmos a estrada da beira, fomos por outra, o que nos levou a dar uma volta maior. Acabámos por visitar Vila Nova de Poiares e Arganil. Depois de uns telefonemas entre o pessoal, lá fomos informando que estávamos a caminho.

Chegou-se fora de horas, mas o espírito do Grupo em nada foi abalado. O Jorge Pacheco que já estava lá à nossa espera desde as 10H, é que foi pior, uma vez que só chegamos às 13:30H à Penha da Fraga.

Embora por outra estrada do interior, também marcaram presença o José Coelho que acabou por levar o amigo Jorge Proença. A Cristina Vieira e o Carlos também foram e também tiveram que esperar um pouco.

Visitada que foi a Penha da Fraga, local paradisíaco, foi a vez de se rumar até ao restaurante escolhido em Coja. Ramiro II.

Não podíamos ter sido melhor atendidos. Foi simplesmente fantástico. Sentámo-nos para almoçar, já passava das 14:30H. A simpatia do pessoal sempre estampada no rosto. Um agradecimento ao nosso colega Albino de Arganil que nos indicou o restaurante.


Com o calor que se fazia sentir a vontade de montar nas motos e continuar a rodar, agora em direcção ao Piódão, era pouca.

Mas lá fomos. Foi rápida a viagem. Chegados, encostaram-se as máquinas à sombra e o pessoal partiu à descoberta da aldeia típica de lousã. Outros optaram por se instalar nos dois bares que estão logo na entrada da povoação e refrescarem as gargantas com águas fresquinhas.

Estávamos tão bem que às 18H ainda demos conta das horas no relógio da torre da igreja. Mas pronto havia necessidade de ainda passar por Foz de Égua a fim de apreciarmos aquele lugar idílico. Sem dúvida maravilhoso. Possuía umas piscinas naturais com água corrente e tão límpida, que do grupo ainda houve alguém que acabou por dar um mergulho. Foi o Carlos Vieira.



A passagem de uma para a outra margem pela ponte de balouço, é que foi uma diversão fantástica. Todavia houve alguém que temendo a queda da mesma acabou por não se aventurar e preferiu ficar a ver de longe a aventura dos destemidos. O Filipe Salgado com o receio de que ela, ponte caísse, passou-a a correr.

Entretanto as horas iam passando e havia necessidade de colocar um ponto final na nossa viagem. Hora de regresso a casa.

A partir dali o Pacheco fez-se à estrada uma vez estar muito longe de casa. Também o Vitor Vitorino por causa do Leo tinha que regressar e partiu. O resto do pessoal ainda viajou em “comboio” até Tortosendo na encosta da serra da Estrela, lugar onde se procederam às despedidas finais.

Mais tarde ao longo da noite, fomos ficando a saber que toda a gente chegou bem a casa.

Assim terminou mais uma etapa de convívio do Grupo Motard da CGD.

Para nós o pretexto de viajar em moto, são só as saudades que temos uns dos outros após a passagem de quase um mês.

Uma saudação especial ao Sérgio e à Cristina que elaboraram este trajecto e nos guiaram por locais maravilhosos.

Venha agora o próximo passeio já nos dias 9, 10, 11 e 12 por terras de Galiza/Espanha.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Para Bragança.....em Bragança.....e por lá.

O Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos no fim de semana de 16 e 17 de Junho, decidiu ir até Bragança e sua região, para ver locais ainda não conhecidos e explorar também restaurantes pouco visitados, mas que merecem a nossa presença para descobrirmos a sua verdadeira gastronomia.

Naturalmente que uma visita destas tem sempre que ser programada com tempo e por pessoas que conhecem bem a região.
Foi o caso do Hugo e da Carina.


À chegada a Bragança logo pela manhã, o tempo parecia querer fazer-nos uma partidinha, mas lá se compôs.


Andar de moto é sempre a nossa vontade. No entanto sempre há pessoas que preferem levar o automóvel. Ainda não se renderam às duas rodas, mas estão quase.
Diga-se que às vezes até dá um certo jeito para arrecadar algumas coisas.


Claro que os fotógrafos ou paparazzi, estão logo com as máquinas em acção.
Foi o caso do Zé Coelho. Mal parou a motita, zás......


Este foi o primeiro grupo, os da Guarda, de Celorico da Beira e Vilar Formoso a chegar ao local de destino e quase meia hora antes do tempo, apesar de a BT ainda nos ter feito companhia durante alguns quilómetros, não nos permitindo deleitar-nos com algumas curvinhas.



Como o resto do pessoal ainda estava um pouco atrasado, decidimos entrar na avenida Sul e procurar um café para retemperar forças.
A escolha recaiu no Flamingo.
O Carlos José no paleio com o Zé Ernesto, enquanto o André tinha que atender os pedidos das senhoras. Assim se vêm os cavalheiros.


O Carlos Vieira, como ninguém lhe perguntou o que queria beber, amuou.


O descanso de algumas guerreiras.


Enquanto se esperava pelos amigos que estavam para chegar, foi também hora de zelar pela saúde das "meninas".


O André sempre atencioso a pormenores, entendeu que algumas "meninas" não estavam bem estacionadas e vai daí, colocou-as a todas na linha.



Entretanto os da casa chegaram.



Logo a seguir mais dois casais, o Pacheco e Zé Cisneiro, com respectivas esposas. O primeiro vindo do Norte e o segundo, do Barreiro.
Mas já dormiram de sexta para sábado em Bragança.



O pessoal já junto do primeiro restaurante. Almoço de Sábado no Careto em Varge.



O Pedro de Braga, além da fome, já estava um pouco cansado. Pois que isto de ter que levantar cedo mesmo ao fim de semana, faz mossa.



Como pessoas educadas que somos, na hora de estar à mesa, faz-se silêncio. Bom, as entradas foram um ai, claro.....
O Emanuel estava a preparar o "bocadillo" para a Sónia.



Bom esta primeira parte, fica por aqui.
A segunda vem a seguir e noutro dia já próximo.

Aguardamos pelos vossos comentários.












segunda-feira, 18 de junho de 2012

E Bragança.......já foi.


Os décimos sexto e sétimo dias do sexto mês do ano de dois mil e doze, ficarão para sempre registados no Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos, como sendo os dias em que pela primeira vez nos reunimos em Bragança, capital de Trás os Montes e Alto Douro. 
Foi a celebração do 5º evento do nosso Plano de Actividades para o corrente ano.
Aguardávamos como sempre e com o sofrimento de quem espera o que é certo vir esta visita a terras nunca por nós exploradas.
Já o Sol tinha raiado nas alturas quando a totalidade do Grupo partindo dos mais variados pontos deste país, rumou a caminho daquela região transmontana.
Do local mais longínquo, Beja, veio o Rui Chaves, sendo que do local mais próximo, Mirando do Douro marcou presença o Hélder Vaz e a Fátima que também estiveram na organização do passeio. Da própria casa, que é como quem diz de Bragança, estiveram o Hugo Nunes e a Carina.
Apesar da distância que separa aquela maravilhosa capital de distrito com o resto do país, o pessoal à hora indicada estava quase todo presente.
Depois de um cafezinho e do reagrupar, lá partimos em direcção ao local marcado para almoço, uma vez que já eram horas. Restaurante o Careto em Varge.

Uma aldeia pequenina mas de uma beleza fantástica. Por ali passa o rio Igrejas de águas límpidas e fresquinhas. Imagens como as que ficaram na nossa retina, não é muito usual encontrá-las noutros locais.

A posta foi obrigatoriamente o nosso prato escolhido. Ma a saladinha de tomate da horta e a de alface tenrinha, deixaram marca na caravana. E que dizer das sobremesas? Aquele doce de cereja preta com queijo……
Havia que partir para outras paragens. Então serra acima por montes e vales, entrámos em Espanha para uma visita a uma zona turística de renome naquelas paragens. Lago de Sanábria.

Estradas com muitas curvas e protegidas por sombras magníficas. Foi um autêntico deleite para todos. O calor era tanto que até houve quem tivesse aproveitado a praia de areia para um descanso merecido.

De regresso a Portugal e mais uma passagem num “Pueblo” emblemático (Puebla de Sanábria) lindíssimo. Já entrados em Portugal, o Hugo acabou por nos levar de passagem por França (localidade onde se faz um pão caseirinho excelente) antes de Bragança.
Depois de termos arrecadado as motinhas na garagem do hotel e tratado da burocracia das inscrições, lá fomos tomar um banho e vestir outras roupinhas para o jantar.

Mais uma vez tudo tratado com requinte e com cuidado extremo por parte da organização. O restaurante Ares da Serra recomenda-se.

Aqui, a Secção de Motociclismo, através do Rui Chaves, divulgou a proposta de programa para a viagem internacional nos dias 9, 10, 11 e 12 de Agosto à região espanhola de Galiza, ficando esta de ser divulgada para todos.

Findo o jantar foi hora de regressar ao hotel e descansar.
Na manhã de domingo o Sol fez questão de ser nosso amigo e acompanhou-nos durante a jornada.
Primeiro foi a visita ao castelo de Bragança e ao Museu Militar. Bem ali ao lado estava o Museu Ibérico da Máscara e do Traje que também foi visitado por nós.

Visitaram-se depois diversos pontos de interesse em Bragança, muito concretamente a rotunda onde dois majestosos bois estão expostos em situação de luta, à semelhança da tradição transmontana. Aproveitou-se o lugar para mais uma foto de Grupo.

Depois de uma visita ao monte da capelinha foi hora de rumar pela última vez para um restaurante para o almoço de despedida. Tratou-se do Serra da Nogueira.
Um pitinho caseiro que estava saborosíssimo. E que dizer do arroz doce?
Agora diga-se em abono de toda a verdade que a serventia final do café, foi melhor do que em qualquer hotel de seis estrelas. Típica e original.

Após as despedidas foi o regresso a casa.
É caso para dizer que as saudades de estarmos de novo juntos, começou logo ali naquele momento.
Para os organizadores, um forte bem hajam.



segunda-feira, 11 de junho de 2012

À descoberta de Bragança, e suas gentes.

Bragança é o próximo destino do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos.
Assim nos dias 16 e 17 vamos estar por terras transmontanas, à descoberta das suas maravilhosas paisagens e da não menos conhecida gastronomia.

O encontro dos mais de 30 viajantes, está programado para as 11H já em Bragança, à entrada, no café S. Lourenço.
A seguir, e depois da troca de cumprimentos entre todos, vamos logo para o restaurante O Careto, para aquela que será a primeira refeição por terras de Trás os Montes.
A seguir por volta das 15:30H vamos iniciar o passeio de tarde que nos levará até várias Aldeias Históricas de granito com passagem obrigatória por França.
Já com o cair do fim de tarde, são horas de fazer o check-in no Hotel Shalon.
Uma banhoca, roupa nova, e lá vamos para o restaurante Ares da Serra.
A noite, bem essa.....promete.

O despertar terá lugar bem cedo, já que às 09:30H vamos partir de novo para outras visitas, nomeadamente ao Castelo, ao Museu Militar e ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje.
Vão certamente ser momentos deslumbrantes com tanta riqueza patrimonial daquela região.
O almoço está agendado para as 13:00H no restaurante Serra da Nogueira.
A partir daqui e porque alguns, os de mais longe, ainda têm que fazer cerca de 700 kms, está na hora de despedida e rodar de novo o punho para casa.

Será certamente uma visita histórica.
Pena é que alguns dos nossos históricos, desta vez não tenham a possibilidade de nos acompanhar.
De qualquer forma, em espírito estarão connosco e nós também os vamos recordar com o já tradicional brinde motard.

Até Bragança.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ENCONTRO MOTARD SANTA IRIA AZÓIA/LISBOA



O Grupo Motard da CGD realizou o 4º Evento 2012 nos dias 26 e 27 de Maio, onde foi recebido em Sta iria Azóia pela família Correia para estar presente no 3º Aniversário Grupo Motard “Os Correias”, cujo convite nos foi endereçado pelo nosso colega Ivo Correia.

Em Sta Iria Azóia, mais propriamente no Largo da Igreja, a festa estava animada com barraquinhas e um palco montado onde alguns presentes mostraram os seus dotes vocais no Karaoke.

Após efectuada a respectiva inscrição, e com o aproximar da hora de almoço, o Grupo foi aguardando na fila pelo tabuleiro com o respectivo almoço. Juntaram-se ao grupo dois novos elementos, Marta Nascimento e Rita Fernandes, duas colegas que fazem da Moto o seu meio de transporte diário para o trabalho na CGD.

No final do almoço, o Grupo dividiu-se, tendo alguns elementos participado no passeio realizado à tarde pela freguesia, enquanto outros rumaram até Setúbal para estarem presentes no Encontro XX para o Recorde Guinness, recorde este que foi atingido com um total de 492 motas da mesma marca juntas – Honda CBR 1100 XX.
À hora de jantar o grupo estava novamente todo reunido em Santa Iria Azóia, onde gentilmente “Os Correias” ofereceram aos Grupos/Motoclubes presentes no 3º Aniversário um troféu como sinal de agradecimento, e também foi realizado um sorteio, que contemplou um dos elementos do nosso Grupo com um fantástico capacete marca AGV.

A festa continuou pela noite dentro no Largo da Igreja com a actuação de uma banda.

No dia seguinte, fomos em velocidade de passeio desde Sta Iria Azóia até à Parede onde se juntaram ao Grupo Angelina, Ilda e João Paulo, este com uma cinquentinha, pois o espírito do nosso Grupo é mesmo este: “Não interessa como… o importante é estar presente.”

Continuámos o nosso passeio pela marginal de Cascais passando pelo Guincho até Sintra, onde realizámos uma visita ao Palácio de Monserrate, um espaço tranquilo e muito colorido.


E como o tempo passa tão rápido, quando olhámos para o relógio já estava na hora do almoço, tendo este sido servido no restaurante “Quinta Antiga”.

No final do almoço, fomos surpreendidos com uma prova dos famosos travesseiros de Sintra, gesto este oferecido pela nossa colega e Amiga Ilda.

No fim de tudo isto, o regresso a casa é o que mais custa, mas partimos já a pensar no próximo Encontro em Bragança nos dias 16 e 17 de Junho.

Até lá… Boas Curvas!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Em Maio - Barragem da Aguieira e Santa Iria Azóia.


O Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos no final de cada ano procura organizar um Plano de Actividades para o ano seguinte, à semelhança do que é habitual nas Associações.

Neste espaço e logo no início do ano deixámos aqui publicitado esse mesmo calendário anual.

Um plano de actividades pode a qualquer momento sofrer pequenas contrariedades. Foi o que veio a suceder com o nosso, mas sem que tenhamos qualquer responsabilidade disso.

Para este mês de Maio tínhamos no nosso programa a visita a Lisboa para participação no encontro ECD da Caixa. Como o mesmo foi suspenso, ficámos com este espaço para alternativas.

Foi assim que numa conversa do jantar de sábado no encontro que se realizou na linda cidade da Covilhã, um grupo decidiu marcar um pic-nic para o sábado dia 12 na barragem da Aguieira.

Desde logo mereceu apoio de alguns, e vai daí que a “secçãozinha” do norte, mais concretamente de Braga (a Xana), decidiu avançar e liderar, com o apoio da Secção, este evento.

No seguimento do óptimo relacionamento que mantemos com um outro Grupo Motard, “Os Correias” de Santa Iria da Azóia, estes, através do nosso colega Ivo Correia, enviaram-nos um convite para participarmos no seu aniversário nos próximos dias 26 e 27 do corrente mês, naquela localidade.  

Eis pois, que pelo facto de não se realizar um evento, acabámos por arranjar dois. O motivo é sempre o mesmo. O interesse no convívio e no espírito de amizade que nos une cada vez que nos encontramos e que tem vindo a solidificar-se cada vez mais.

Fica lançado o desafio a todos os elementos do Grupo.