segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estivemos em Vila Nova de Foz Côa


Os dias 13 e 14 do mês de Outubro, foram o encerrar de mais um ano de actividades relacionadas com o motociclismo, por parte do Grupo Motard da CGD.
Falando de terras nortenhas e do interior, onde as montanhas são uma constante, poderia prever-se que o tempo já nesta altura nos poderia pregar alguma partida molhada. Assim não sucedeu. Acabámos por ter um tempo maravilhoso com muito Sol, uma temperatura muito amena que nos permitiu tanto de dia como de noite, passearmos naquela cidade duriense.
O local escolhido para o ponto de encontro de sábado por volta das 11:30H, não poderia ser mais sugestivo. A Caixa Geral de Depósitos daquela localidade. E como sempre, mais minuto menos minuto, toda a gente foi chegando.
 
Depois dos cumprimentos e boas vindas habituais trocados entre todos, partimos a caminho de Freixo de Numão, aldeia do concelho de Vila Nova de Foz Côa, onde iria decorrer a primeira refeição importante do encontro.
O restaurante escolhido, foi o Messias. Espaçoso e acolhedor. Também a simpatia dos donos foi algo que nos impressionou.
A ementa escolhida foi divinal. Não podia ser melhor. Saborosíssima a carne, grelhada no ponto e com um acompanhamento selectivo.
 
Dali partimos de novo em direcção à sede do concelho, apenas de passagem, já que o nosso destino era a aldeia de Castelo Melhor onde nos esperava uma equipa para nos levar de jipe até ao local onde se encontram as gravuras esculpidas em pedra de xisto. Considerando o número de pessoas, houve necessidade de serem feitas 4 a 5 viagens. Por lá a explicação dada sobre o desenho das gravuras, foi atentamente observada por todos. Podemos dizer que foram momentos vividos com muita emoção ao recordar que ali já tinham vivido pessoas noutras condições à muitos, muitos anos.
 
 
 
 
Com o avançar das horas e porque estando já numa estação de dias pequenos, o regresso ao local de partida foi feito já de noite.
Esperava-nos no Posto de Turismo da cidade um encontro com o senhor Presidente da Câmara Municipal local, o Eng.º Gustavo Duarte que fez questão de nos receber para nos oferecer um porto de honra e licores de fabrico local, acompanhados de amêndoas e figos secos, além de bolos de amêndoa de fabrico caseiro. Foi oferecido a cada um de nós duas pequenas revistas. Uma de banda desenhada alusiva a histórias da localidade e a revista oficial do Município lançada aquando do feriado municipal. Da nossa parte oferecemos um polo gravado com o nosso símbolo além de alguns pins e calendários com foto do grupo. Aproveitámos para convidar o senhor Presidente a jantar com todo o Grupo o que foi logo aceite por ele. O importante foi o gesto que nos sensibilizou muitíssimo.
                                Engº Gustavo Duarte e Emanuel Silva
Dali fomos para o hotel que ficava mesmo em frente para tomar um duche rápido e partir então para o restaurante Os Manos, onde nos esperava um excelente prato de bacalhau assado na brasa com batata a murro.
O Grupo Motard local, tinha uma pequena festa organizada em local próprio, onde acabámos por ir ter por convite especial. Foram momentos inesquecíveis em verdadeiro ambiente motard.
Havia que descansar pois o dia seguinte também iria ser interessante.
O início da jornada de domingo estava marcado para as 09:30H. E assim foi. Depois de atestar as máquinas, rolou-se a caminho de Marialva, concelho da Meda, para uma visita ao castelo local e povoação pertencente ao grupo das Aldeias Históricas.
Depois em direcção ao Museu do Côa de novo em Vila Nova de Foz Côa. Monumento impressionante e com vista para os rios Côa e Douro, além dos socalcos de vinhas implantadas nos montes vizinhos.
O almoço de despedida também foi feito no mesmo local, que para o efeito possui um restaurante muito bem apetrechado e com vista maravilhosa.
 
                                 À esquerda o rio Douro e à direita o rio Côa
O prato principal foi um javali com batata assada e hortaliça. Não houve ninguém que não tivesse gostado.

E como já estávamos muito próximo das 15 horas, foi o momento da despedida, de votos de boa viagem, e o desejo de um próximo encontro em breve.
                                       David Cabecinhas e Pires Marques
Como sempre, um agradecimento aos Seccionistas do Grupo que se esmeraram na escolha do local, mas um agradecimento especial ao promotor e anfitrião, José Ernesto Martins, que nos recebeu magnificamente com um programa recheado de locais maravilhosos.
                                                   José Ernesto Martins

Até ao próximo encontro que será em………..dia………….

 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Programa do próximo passeio a Vila Nova de Foz Côa

Este é o programa oficial do próximo passeio do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos, por terras nortenhas, mais precisamente, VILA NOVA DE FOZ CÔA. 
Podem já fazer as vossas inscrições como habitualmente.
              13 de Outubro (SÁBADO) 
11h30 – Encontro em Vila Nova de Foz Côa, junto à CGD.
12h30 – Almoço em Freixo de Numão no restaurante “Messias”.
15H00 – Partida para Castelo Melhor para visita ao Castelo.
16H00 – Partida de Castelo Melhor em Jipes para visita às Gravuras.
Visita guiada = 10,00€/Pessoa.
18H30 – Recepção do Grupo Motard CGD no Posto de Turismo da Câmara Municipal pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Foz Côa, Eng.º Gustavo Duarte, onde nos será gentilmente oferecido um porto de honra e alguns frutos secos da região.
19H30 – Check-In na Estalagem de Foz Côa.
20h30 – Jantar.

             14 de Outubro (DOMINGO) 
09h30 – Check-Out da Estalagem.
10h00 – Visita ao Museu do Côa.
12h30 – Almoço no restaurante do Museu do Côa.
16h00 – REGRESSO A CASA… BOA VIAGEM.

Estalagem de Foz Côa
Quarto Individual = 35,00€
Quarto Duplo = 47,50€
(c/peq. almoço incluído)

 

 

 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pela Costa Vicentina


Os dias 8 e 9 de Setembro farão parte da nossa história como mais um fim-de-semana motard do Grupo Caixa Geral de Depósitos.
Desta feita a Costa Vicentina foi a escolhida. Localidades como Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Sines e Zambujeira do Mar, foram por nós consideradas localidades obrigatórias para a visita.
O ponto de encontro definido pela Secção de Motociclismo para sábado, foi a bela cidade de Setúbal. O primeiro almoço teve lugar nesta cidade no restaurante O Novo 10. Estando nessa região, o prato escolhido não podia deixar de ser o choco frito.

Foi excelente. O pessoal gostou e adorou. Diga-se em abono da verdade que o sr. Teixeira, dono do local, foi de uma simpatia maravilhosa bem como todo o seu “stafe”, que se apurou em nos atender ao pormenor.
Deixamos aqui um registo de convite para quem quiser ir até à cidade do Sado, aproveitar para comer naquele local.
Após a refeição, foi hora de partida para apanhar o ferry a caminho de Tróia. Naturalmente que sendo nós uns amigos da paródia, o facto de viajarmos naquele tipo de transporte, arranjou-se logo brincadeira. Até os demais passageiros ficaram agradados às nossas brincadeiras e convívio.

 
Chegados a bom porto, fomos visitar a zona do casino. Ali estava-se em preparação para o encerramento do concurso da escolha da melhor praia portuguesa, pelo que a GNR logo nos solicitou a saída imediata.
Dali fomos em direcção a Melides e à sua lagoa. Depois até à lagoa de Sto. André. O Carlos Vieira aproveitou para tomar um banhinho rápido (foi lavra a hortaliça). Os amigos (?) acabaram por esconder a roupa e calçado ao pobre do rapaz, tendo servido para mais um momento de descontracção.

Como os dias são já mais pequenos o anoitecer foi rápido.
Dirigimo-nos então para o hotel Vila Park, onde pernoitámos, não sem antes termos apreciado umas boas migas alentejanas com secretos de porco preto, ou arroz de tamboril, na "Tia Lena", numa aldeia com o nome singular "DEIXA Ó RESTO".

O Vitor Vitorino surpreendeu-nos com o convite em nome de um familiar para uma visita guiada à casa e aproveitando essa oportunidade, beber um pouco de champanhe. Como as motos já estavam estacionadas, não houve qualquer problema.
O Filipe Salgado é que à hora de regresso ao hotel, entendeu que devia regressar, mas a casa (supomos nós). E assim o fez.
O dia de domingo acordou ensolarado. Após um pequeno almoço reforçado, chegou a hora de avançarmos para a continuação das nossas visitas.
Foi a vez de Sines. Linda cidade com o Sol matinal a dizer-lhe bom dia e a dar-nos as boas vindas para um curto passeio, mas muito sugestivo em termos de vistas.




Porto Covo, visita obrigatória. Uma praia pequena mas muito gira, apetitosa e sugestiva com a vista da ilha do pessegueiro em fundo.

Mais uma foto de grupo e lá vamos em direcção a Vila Nova de Milfontes.
Praia fantástica. A visitar numa próxima altura de banhos.

 
Porque ainda havia muitos quilómetros para percorrer de regresso a casa, fomos de imediato para o Cabo Sardão. Em seguida rumamos à Zambujeira do Mar, para mais um repasto no restaurante "A Barca Traquinas". Esta foi a última paragem na Costa Vicentina.
 
 
 
 
Caldeirada de peixe, feijoada de chocos ou feijoada de búzios, os pratos escolhidos. Após o almoço e enquanto era distribuído o café, foi sugerido/discutido um tema.
A próxima viagem internacional a decorrer no próximo ano. Países como Holanda, Escócia, França, Itália ou Finlândia foram falados. Vamos ver como vai decorrer a discussão e a escolha final.
 
E pronto, chegou a hora da despedida. Foi o momento para os abraços e beijinhos. A palavra saudade ficou em voga.
 
Só quem vive ou testemunha estas despedidas, é que pode ficar com uma ideia do que é a amizade entre este maravilhoso grupo de pessoas.
Finalizada esta etapa, venha a próxima. O Douro e as suas terras durienses vão estar na berlinda. Será no próximo mês de Outubro nos dias 13 e 14.
Uma palavra de agradecimento à Paula e José Cisneiro que tiveram um papel importante neste desenlace.

Ao terminar mais esta crónica, sinto que estou a ser assaltado pela vontade de estarmos todos juntos mais uma vez. Começou já a contagem decrescente para o próximo encontro em Outubro por terras do Douro Internacional. Até lá, ficamos com o sabor dos momentos hilariantes vividos.

Até já..........  

 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Passeio à COSTA VICENTINA

A ansiedade com que este passeio está a ser aguardado, avalia-se pela quantidade de telefonemas e e-mails que iam chegando diáriamente sobre o programa do mesmo.
 
À semelhança do que a Secção do Grupo Motard tem vindo a fazer relativamente a todos os encontros, este também foi pensado e estruturado para proporcionar a todos quantos vão participar, as melhores paisagens e os melhores momentos a viver durante estes dois dias.
 
Vamos seguramente viver grandes momentos que nos farão esquecer muita coisa e muitas das preocupações que no dia a dia acabam por nos marcar.
 
Eis o programa:
 
 8 de Setembro (SÁBADO)
 


11:30H - Encontro e Almoço em Setúbal
 

14:00H - Travessia Ferry-Boat de Setúbal para Tróia
                      (Mota=7,50€ ; Carro=12,00€ ; Adulto=2,75€)


14:30H - Passeio pela Costa Vicentina
                 (Tróia – Comporta – Praia Galé – Lagoa Melides – Lagoa Sto André – Sines)


18:30H - Visita ao Cabo de Sines
19:30H - Check-in HOTEL “VILA PARK” em Sto André
20:30H - Jantar em Sto André
 
9 de Setembro (DOMINGO)




09:00H - Partida de Sto André e Passeio Mototurístico
                   (Porto Covo – Ilha Pessegueiro – Vila Nova Milfontes – Almograve –
                       Cabo Sardão – Zambujeira Mar)


12:30H - Almoço em Zambujeira do Mar
15:30H - REGRESSO A CASA… e BOA VIAGEM
 
 
Hotel Vila Park (3*)

Quarto Individual = 67,00€*
Quarto Duplo = 85,00€*
(c/peq. almoço buffet incluído e parque estacionamento privativo)
* Desconto 20% para Sócios Sindicato: SBSI, SBC, SBN


www.vilapark.com



OBRIGADO

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PASSEIO INTERNACIONAL PELO NORTE DE ESPANHA

 

O Grupo Motard da CGD realizou mais um Passeio Motard Internacional, desta vez por terras do norte de Espanha nos dias 9,10,11 e 12 de Agosto.

QUINTA-FEIRA – DIA 9

O ponto de encontro estava marcado área de serviço de Viana do Castelo, onde marcaram presença 13 pessoas das 16 confirmadas.

A partir daí rumamos a terras de nuestros hermanos. No grupo seguiam pela primeira vez o Toni, o António, a Delfina e o Phillipe com as suas respectivas montadas.
A 1.ª paragem foi em Pontevedra. Obviamente para abastecer o depósito das motas, aproveitando assim a diferença de preço na gasolina. A seguir foi a vez de tratar do estômago.
 A digestão fez-se nas belas paisagens do parque natural do rio Barosa, onde os mais destemidos “escalaram” à descoberta das zonas mais elevadas das cascatas.


Partimos depois em direcção “à base de operações”, Santiago de Compostela, onde, com um revigorante banhinho pudemos recuperar energias para o jantar, seguido de uma caminhada noturna junto da Catedral e imediações.


SEXTA-FEIRA – DIA 10

O segundo dia começou cedo e com algumas pontualidades inesperadas!… Partimos rumo ao Km 0 em Cariño, o ponto mais Norte de Península Ibérica onde uma vez mais nos deleitamos com algumas vistas únicas. Por terras de Cariño, aproveitamos para almoçar e tentar a nossa sorte no Euromilhões Espanhol (ainda não foi desta…).
 

Depois da “quebrinha” no parque da cidade, partimos para Ferrol, presenciando belas paisagens, como montanhas a desaguar no oceano e a vida animal a andar despreocupadamente pelas pastagens do parque natural, qual “BBC da vida selvagem”.

Chegados a Ferrol, paragem obrigatória junto à marina para umas cañas e convívio. Depois desta pausa, rumamos em direção à base de operações, onde após um banhinho partimos para mais uma caminhada, com jantar incluído nas ruas de Santiago. Aí juntaram-se a nós mais três companheiros vindos diretamente de Braga. A noite terminou com um pezinho de dança para os mais espirituosos.

SÁBADO – DIA 11

O dia nasceu solarengo, propício para um bom passeio de moto!

Partimos de Santiago de Compostela com destino a Finisterra, passando por Muros e Cee, localidades piscatórias situadas à beira mar com paisagens lindíssimas de praias com mar azul e areias brancas.


A estrada até parece que foi feita de propósito para quem anda de mota, com muitas curvas permitindo assim aproveitar ao máximo, toda a largura dos pneus, sempre em segurança, claro! 



Chegados ao Cabo Finisterra, o sol encontrava-se escondido num denso nevoeiro que não permitiu vislumbrar a bela paisagem do imenso oceano. Foi pena. Ficará para uma próxima oportunidade. Quem sabe…


Tirada a foto da praxe junto ao farol, e com a barriguinha já a pedir algo, partimos então com destino à cidade da Coruña. 

Pelo caminho tivemos o prazer de levar com umas pinguinhas de chuva, vontade esta de um elemento do grupo que nos dias anteriores andava a pedir chuva para assim poder vestir o fato, e claro, tanto pediu que o S. Pedro fez-lhe a vontade. Mas uma coisa é certa, quando cai… cai para todos, mas até soube bem.
Paramos a meio da viagem, mais propriamente em Carballo para almoçar uma deliciosa parrillada.


Chegados finalmente à cidade da Coruña, passamos pelo estádio futebol Riazor onde nesse dia o Deportivo iria jogar contra o Atlético Madrid. Percorremos todo o passeio marítimo desta bela baía até à Torre de Hércules, onde paramos para visitar o farol com uma fantástica vista sobre o mar. E aproveitou-se para mais uma foto de família.
Regressamos novamente pelo passeio marítimo onde paramos para uns beberem umas bejecas e umas colas. 

O tempo passa rápido e estava na hora de regressar novamente a Santiago. Fizemo-lo pela Auto-Pista (AP-9) num total de 75 Klm. 

Chegados a Santiago, tempo para um banho rápido e de seguida fomos comer umas tapas.



DOMINGO – DIA 12

Temperatura amena e uma chuva miudinha caía sobre Santiago. Mas lentamente foi parando. 

A manhã deste dia de Domingo era livre para visitar a cidade., Não poderíamos passar sem visitar a famosa Catedral, onde todos nos encontrámos às 11h na porta principal para uma foto de Grupo.


Nas suas imediações o ambiente era fabuloso, com muita gente a chegar a pé, outros de bicicleta, jovens de muitos países a cantar, todos eles contentes por terem conseguido chegar a Santiago de Compostela após vários quilómetros feitos sabe-se lá desde de donde pelos caminhos de Santiago.


E nós também nos fizemos ao caminho, mas o nosso era de regresso a casa. Fizemo-lo até Chaves, num total de 198 Klm.

Após o almoço nesta cidade, partimos em dois grupos. Um com destino ao norte de Portugal e o outro até Lisboa e Beja.


Mais uma Viagem Internacional por terras Espanholas com bons momentos vividos, num total de quatro dias e muitos quilómetros percorridos. 

A todos um agradecimento pela vossa companhia, pois sem vós… este Grupo Motard CGD não existia! 

Um agradecimento muito especial à Aracelly por todo o apoio e disponibilidade que teve para connosco.




Grande Abraço Motard e até dia 8 e 9 de Setembro na Costa Vicentina.