segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pela Costa Vicentina


Os dias 8 e 9 de Setembro farão parte da nossa história como mais um fim-de-semana motard do Grupo Caixa Geral de Depósitos.
Desta feita a Costa Vicentina foi a escolhida. Localidades como Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Sines e Zambujeira do Mar, foram por nós consideradas localidades obrigatórias para a visita.
O ponto de encontro definido pela Secção de Motociclismo para sábado, foi a bela cidade de Setúbal. O primeiro almoço teve lugar nesta cidade no restaurante O Novo 10. Estando nessa região, o prato escolhido não podia deixar de ser o choco frito.

Foi excelente. O pessoal gostou e adorou. Diga-se em abono da verdade que o sr. Teixeira, dono do local, foi de uma simpatia maravilhosa bem como todo o seu “stafe”, que se apurou em nos atender ao pormenor.
Deixamos aqui um registo de convite para quem quiser ir até à cidade do Sado, aproveitar para comer naquele local.
Após a refeição, foi hora de partida para apanhar o ferry a caminho de Tróia. Naturalmente que sendo nós uns amigos da paródia, o facto de viajarmos naquele tipo de transporte, arranjou-se logo brincadeira. Até os demais passageiros ficaram agradados às nossas brincadeiras e convívio.

 
Chegados a bom porto, fomos visitar a zona do casino. Ali estava-se em preparação para o encerramento do concurso da escolha da melhor praia portuguesa, pelo que a GNR logo nos solicitou a saída imediata.
Dali fomos em direcção a Melides e à sua lagoa. Depois até à lagoa de Sto. André. O Carlos Vieira aproveitou para tomar um banhinho rápido (foi lavra a hortaliça). Os amigos (?) acabaram por esconder a roupa e calçado ao pobre do rapaz, tendo servido para mais um momento de descontracção.

Como os dias são já mais pequenos o anoitecer foi rápido.
Dirigimo-nos então para o hotel Vila Park, onde pernoitámos, não sem antes termos apreciado umas boas migas alentejanas com secretos de porco preto, ou arroz de tamboril, na "Tia Lena", numa aldeia com o nome singular "DEIXA Ó RESTO".

O Vitor Vitorino surpreendeu-nos com o convite em nome de um familiar para uma visita guiada à casa e aproveitando essa oportunidade, beber um pouco de champanhe. Como as motos já estavam estacionadas, não houve qualquer problema.
O Filipe Salgado é que à hora de regresso ao hotel, entendeu que devia regressar, mas a casa (supomos nós). E assim o fez.
O dia de domingo acordou ensolarado. Após um pequeno almoço reforçado, chegou a hora de avançarmos para a continuação das nossas visitas.
Foi a vez de Sines. Linda cidade com o Sol matinal a dizer-lhe bom dia e a dar-nos as boas vindas para um curto passeio, mas muito sugestivo em termos de vistas.




Porto Covo, visita obrigatória. Uma praia pequena mas muito gira, apetitosa e sugestiva com a vista da ilha do pessegueiro em fundo.

Mais uma foto de grupo e lá vamos em direcção a Vila Nova de Milfontes.
Praia fantástica. A visitar numa próxima altura de banhos.

 
Porque ainda havia muitos quilómetros para percorrer de regresso a casa, fomos de imediato para o Cabo Sardão. Em seguida rumamos à Zambujeira do Mar, para mais um repasto no restaurante "A Barca Traquinas". Esta foi a última paragem na Costa Vicentina.
 
 
 
 
Caldeirada de peixe, feijoada de chocos ou feijoada de búzios, os pratos escolhidos. Após o almoço e enquanto era distribuído o café, foi sugerido/discutido um tema.
A próxima viagem internacional a decorrer no próximo ano. Países como Holanda, Escócia, França, Itália ou Finlândia foram falados. Vamos ver como vai decorrer a discussão e a escolha final.
 
E pronto, chegou a hora da despedida. Foi o momento para os abraços e beijinhos. A palavra saudade ficou em voga.
 
Só quem vive ou testemunha estas despedidas, é que pode ficar com uma ideia do que é a amizade entre este maravilhoso grupo de pessoas.
Finalizada esta etapa, venha a próxima. O Douro e as suas terras durienses vão estar na berlinda. Será no próximo mês de Outubro nos dias 13 e 14.
Uma palavra de agradecimento à Paula e José Cisneiro que tiveram um papel importante neste desenlace.

Ao terminar mais esta crónica, sinto que estou a ser assaltado pela vontade de estarmos todos juntos mais uma vez. Começou já a contagem decrescente para o próximo encontro em Outubro por terras do Douro Internacional. Até lá, ficamos com o sabor dos momentos hilariantes vividos.

Até já..........  

 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Passeio à COSTA VICENTINA

A ansiedade com que este passeio está a ser aguardado, avalia-se pela quantidade de telefonemas e e-mails que iam chegando diáriamente sobre o programa do mesmo.
 
À semelhança do que a Secção do Grupo Motard tem vindo a fazer relativamente a todos os encontros, este também foi pensado e estruturado para proporcionar a todos quantos vão participar, as melhores paisagens e os melhores momentos a viver durante estes dois dias.
 
Vamos seguramente viver grandes momentos que nos farão esquecer muita coisa e muitas das preocupações que no dia a dia acabam por nos marcar.
 
Eis o programa:
 
 8 de Setembro (SÁBADO)
 


11:30H - Encontro e Almoço em Setúbal
 

14:00H - Travessia Ferry-Boat de Setúbal para Tróia
                      (Mota=7,50€ ; Carro=12,00€ ; Adulto=2,75€)


14:30H - Passeio pela Costa Vicentina
                 (Tróia – Comporta – Praia Galé – Lagoa Melides – Lagoa Sto André – Sines)


18:30H - Visita ao Cabo de Sines
19:30H - Check-in HOTEL “VILA PARK” em Sto André
20:30H - Jantar em Sto André
 
9 de Setembro (DOMINGO)




09:00H - Partida de Sto André e Passeio Mototurístico
                   (Porto Covo – Ilha Pessegueiro – Vila Nova Milfontes – Almograve –
                       Cabo Sardão – Zambujeira Mar)


12:30H - Almoço em Zambujeira do Mar
15:30H - REGRESSO A CASA… e BOA VIAGEM
 
 
Hotel Vila Park (3*)

Quarto Individual = 67,00€*
Quarto Duplo = 85,00€*
(c/peq. almoço buffet incluído e parque estacionamento privativo)
* Desconto 20% para Sócios Sindicato: SBSI, SBC, SBN


www.vilapark.com



OBRIGADO

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PASSEIO INTERNACIONAL PELO NORTE DE ESPANHA

 

O Grupo Motard da CGD realizou mais um Passeio Motard Internacional, desta vez por terras do norte de Espanha nos dias 9,10,11 e 12 de Agosto.

QUINTA-FEIRA – DIA 9

O ponto de encontro estava marcado área de serviço de Viana do Castelo, onde marcaram presença 13 pessoas das 16 confirmadas.

A partir daí rumamos a terras de nuestros hermanos. No grupo seguiam pela primeira vez o Toni, o António, a Delfina e o Phillipe com as suas respectivas montadas.
A 1.ª paragem foi em Pontevedra. Obviamente para abastecer o depósito das motas, aproveitando assim a diferença de preço na gasolina. A seguir foi a vez de tratar do estômago.
 A digestão fez-se nas belas paisagens do parque natural do rio Barosa, onde os mais destemidos “escalaram” à descoberta das zonas mais elevadas das cascatas.


Partimos depois em direcção “à base de operações”, Santiago de Compostela, onde, com um revigorante banhinho pudemos recuperar energias para o jantar, seguido de uma caminhada noturna junto da Catedral e imediações.


SEXTA-FEIRA – DIA 10

O segundo dia começou cedo e com algumas pontualidades inesperadas!… Partimos rumo ao Km 0 em Cariño, o ponto mais Norte de Península Ibérica onde uma vez mais nos deleitamos com algumas vistas únicas. Por terras de Cariño, aproveitamos para almoçar e tentar a nossa sorte no Euromilhões Espanhol (ainda não foi desta…).
 

Depois da “quebrinha” no parque da cidade, partimos para Ferrol, presenciando belas paisagens, como montanhas a desaguar no oceano e a vida animal a andar despreocupadamente pelas pastagens do parque natural, qual “BBC da vida selvagem”.

Chegados a Ferrol, paragem obrigatória junto à marina para umas cañas e convívio. Depois desta pausa, rumamos em direção à base de operações, onde após um banhinho partimos para mais uma caminhada, com jantar incluído nas ruas de Santiago. Aí juntaram-se a nós mais três companheiros vindos diretamente de Braga. A noite terminou com um pezinho de dança para os mais espirituosos.

SÁBADO – DIA 11

O dia nasceu solarengo, propício para um bom passeio de moto!

Partimos de Santiago de Compostela com destino a Finisterra, passando por Muros e Cee, localidades piscatórias situadas à beira mar com paisagens lindíssimas de praias com mar azul e areias brancas.


A estrada até parece que foi feita de propósito para quem anda de mota, com muitas curvas permitindo assim aproveitar ao máximo, toda a largura dos pneus, sempre em segurança, claro! 



Chegados ao Cabo Finisterra, o sol encontrava-se escondido num denso nevoeiro que não permitiu vislumbrar a bela paisagem do imenso oceano. Foi pena. Ficará para uma próxima oportunidade. Quem sabe…


Tirada a foto da praxe junto ao farol, e com a barriguinha já a pedir algo, partimos então com destino à cidade da Coruña. 

Pelo caminho tivemos o prazer de levar com umas pinguinhas de chuva, vontade esta de um elemento do grupo que nos dias anteriores andava a pedir chuva para assim poder vestir o fato, e claro, tanto pediu que o S. Pedro fez-lhe a vontade. Mas uma coisa é certa, quando cai… cai para todos, mas até soube bem.
Paramos a meio da viagem, mais propriamente em Carballo para almoçar uma deliciosa parrillada.


Chegados finalmente à cidade da Coruña, passamos pelo estádio futebol Riazor onde nesse dia o Deportivo iria jogar contra o Atlético Madrid. Percorremos todo o passeio marítimo desta bela baía até à Torre de Hércules, onde paramos para visitar o farol com uma fantástica vista sobre o mar. E aproveitou-se para mais uma foto de família.
Regressamos novamente pelo passeio marítimo onde paramos para uns beberem umas bejecas e umas colas. 

O tempo passa rápido e estava na hora de regressar novamente a Santiago. Fizemo-lo pela Auto-Pista (AP-9) num total de 75 Klm. 

Chegados a Santiago, tempo para um banho rápido e de seguida fomos comer umas tapas.



DOMINGO – DIA 12

Temperatura amena e uma chuva miudinha caía sobre Santiago. Mas lentamente foi parando. 

A manhã deste dia de Domingo era livre para visitar a cidade., Não poderíamos passar sem visitar a famosa Catedral, onde todos nos encontrámos às 11h na porta principal para uma foto de Grupo.


Nas suas imediações o ambiente era fabuloso, com muita gente a chegar a pé, outros de bicicleta, jovens de muitos países a cantar, todos eles contentes por terem conseguido chegar a Santiago de Compostela após vários quilómetros feitos sabe-se lá desde de donde pelos caminhos de Santiago.


E nós também nos fizemos ao caminho, mas o nosso era de regresso a casa. Fizemo-lo até Chaves, num total de 198 Klm.

Após o almoço nesta cidade, partimos em dois grupos. Um com destino ao norte de Portugal e o outro até Lisboa e Beja.


Mais uma Viagem Internacional por terras Espanholas com bons momentos vividos, num total de quatro dias e muitos quilómetros percorridos. 

A todos um agradecimento pela vossa companhia, pois sem vós… este Grupo Motard CGD não existia! 

Um agradecimento muito especial à Aracelly por todo o apoio e disponibilidade que teve para connosco.




Grande Abraço Motard e até dia 8 e 9 de Setembro na Costa Vicentina.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Explorando a serra do Açor


Sábado 21 do mês corrente, foi mais um dia de passeio motard do Grupo da CGD.

Desta feita e porque não fazia parte do Plano de Actividades, foi decidido por dois amigos efectuar uma visita ao Piódão e à Penha da Fraga. Ambos os locais ficam perto um do outro, na região de Coja, serra do Açor.

Enviado o e-mail para o Grupo, decidiram aceitar o convite alguns arrojados para esta aventura.

Com ponto de encontro marcado para Coimbra às 10H da manhã, la estavam o Mota ascenso, o David Cabecinhas, o Filipe Salgado, o Vitor Vitorino, a Cláudia e o Leo. Depois de um café rápido e um abraço ao Jorge Martins que depois da sua convalescença, ainda não se encontra capaz de montar a sua bela máquina, partimos rumo a Coja, segundo ponto de encontro.

À saída de Coimbra em vez de apanharmos a estrada da beira, fomos por outra, o que nos levou a dar uma volta maior. Acabámos por visitar Vila Nova de Poiares e Arganil. Depois de uns telefonemas entre o pessoal, lá fomos informando que estávamos a caminho.

Chegou-se fora de horas, mas o espírito do Grupo em nada foi abalado. O Jorge Pacheco que já estava lá à nossa espera desde as 10H, é que foi pior, uma vez que só chegamos às 13:30H à Penha da Fraga.

Embora por outra estrada do interior, também marcaram presença o José Coelho que acabou por levar o amigo Jorge Proença. A Cristina Vieira e o Carlos também foram e também tiveram que esperar um pouco.

Visitada que foi a Penha da Fraga, local paradisíaco, foi a vez de se rumar até ao restaurante escolhido em Coja. Ramiro II.

Não podíamos ter sido melhor atendidos. Foi simplesmente fantástico. Sentámo-nos para almoçar, já passava das 14:30H. A simpatia do pessoal sempre estampada no rosto. Um agradecimento ao nosso colega Albino de Arganil que nos indicou o restaurante.


Com o calor que se fazia sentir a vontade de montar nas motos e continuar a rodar, agora em direcção ao Piódão, era pouca.

Mas lá fomos. Foi rápida a viagem. Chegados, encostaram-se as máquinas à sombra e o pessoal partiu à descoberta da aldeia típica de lousã. Outros optaram por se instalar nos dois bares que estão logo na entrada da povoação e refrescarem as gargantas com águas fresquinhas.

Estávamos tão bem que às 18H ainda demos conta das horas no relógio da torre da igreja. Mas pronto havia necessidade de ainda passar por Foz de Égua a fim de apreciarmos aquele lugar idílico. Sem dúvida maravilhoso. Possuía umas piscinas naturais com água corrente e tão límpida, que do grupo ainda houve alguém que acabou por dar um mergulho. Foi o Carlos Vieira.



A passagem de uma para a outra margem pela ponte de balouço, é que foi uma diversão fantástica. Todavia houve alguém que temendo a queda da mesma acabou por não se aventurar e preferiu ficar a ver de longe a aventura dos destemidos. O Filipe Salgado com o receio de que ela, ponte caísse, passou-a a correr.

Entretanto as horas iam passando e havia necessidade de colocar um ponto final na nossa viagem. Hora de regresso a casa.

A partir dali o Pacheco fez-se à estrada uma vez estar muito longe de casa. Também o Vitor Vitorino por causa do Leo tinha que regressar e partiu. O resto do pessoal ainda viajou em “comboio” até Tortosendo na encosta da serra da Estrela, lugar onde se procederam às despedidas finais.

Mais tarde ao longo da noite, fomos ficando a saber que toda a gente chegou bem a casa.

Assim terminou mais uma etapa de convívio do Grupo Motard da CGD.

Para nós o pretexto de viajar em moto, são só as saudades que temos uns dos outros após a passagem de quase um mês.

Uma saudação especial ao Sérgio e à Cristina que elaboraram este trajecto e nos guiaram por locais maravilhosos.

Venha agora o próximo passeio já nos dias 9, 10, 11 e 12 por terras de Galiza/Espanha.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Para Bragança.....em Bragança.....e por lá.

O Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos no fim de semana de 16 e 17 de Junho, decidiu ir até Bragança e sua região, para ver locais ainda não conhecidos e explorar também restaurantes pouco visitados, mas que merecem a nossa presença para descobrirmos a sua verdadeira gastronomia.

Naturalmente que uma visita destas tem sempre que ser programada com tempo e por pessoas que conhecem bem a região.
Foi o caso do Hugo e da Carina.


À chegada a Bragança logo pela manhã, o tempo parecia querer fazer-nos uma partidinha, mas lá se compôs.


Andar de moto é sempre a nossa vontade. No entanto sempre há pessoas que preferem levar o automóvel. Ainda não se renderam às duas rodas, mas estão quase.
Diga-se que às vezes até dá um certo jeito para arrecadar algumas coisas.


Claro que os fotógrafos ou paparazzi, estão logo com as máquinas em acção.
Foi o caso do Zé Coelho. Mal parou a motita, zás......


Este foi o primeiro grupo, os da Guarda, de Celorico da Beira e Vilar Formoso a chegar ao local de destino e quase meia hora antes do tempo, apesar de a BT ainda nos ter feito companhia durante alguns quilómetros, não nos permitindo deleitar-nos com algumas curvinhas.



Como o resto do pessoal ainda estava um pouco atrasado, decidimos entrar na avenida Sul e procurar um café para retemperar forças.
A escolha recaiu no Flamingo.
O Carlos José no paleio com o Zé Ernesto, enquanto o André tinha que atender os pedidos das senhoras. Assim se vêm os cavalheiros.


O Carlos Vieira, como ninguém lhe perguntou o que queria beber, amuou.


O descanso de algumas guerreiras.


Enquanto se esperava pelos amigos que estavam para chegar, foi também hora de zelar pela saúde das "meninas".


O André sempre atencioso a pormenores, entendeu que algumas "meninas" não estavam bem estacionadas e vai daí, colocou-as a todas na linha.



Entretanto os da casa chegaram.



Logo a seguir mais dois casais, o Pacheco e Zé Cisneiro, com respectivas esposas. O primeiro vindo do Norte e o segundo, do Barreiro.
Mas já dormiram de sexta para sábado em Bragança.



O pessoal já junto do primeiro restaurante. Almoço de Sábado no Careto em Varge.



O Pedro de Braga, além da fome, já estava um pouco cansado. Pois que isto de ter que levantar cedo mesmo ao fim de semana, faz mossa.



Como pessoas educadas que somos, na hora de estar à mesa, faz-se silêncio. Bom, as entradas foram um ai, claro.....
O Emanuel estava a preparar o "bocadillo" para a Sónia.



Bom esta primeira parte, fica por aqui.
A segunda vem a seguir e noutro dia já próximo.

Aguardamos pelos vossos comentários.