domingo, 6 de outubro de 2013

E para 2014?


Acabamos de entrar no último trimestre do ano de 2013.
De acordo com o programa anual do nosso Grupo Motard, ainda temos dois eventos programados para este ano. O primeiro é já no fim-de-semana de 19 e 20 deste mês de Outubro, na região de Santarém. O segundo e último, é em Novembro no concelho de Penedono, apontado inicialmente para os dias 16/17 para o tradicional magusto.
Fazemos votos para que estes últimos pelo menos decorram como os anteriores, ou seja, sem qualquer problema para os participantes. Foram até aqui percorridos milhares de quilómetros em viagens para cima e para baixo, neste pequeno país. Também se fizeram alguns lá por fora na nossa vizinha Espanha. E tudo o que ouvimos falar aos participantes após mais um encontro, é que as saudades dos amigos/as, começa no mesmo dia de despedida.
É bom, diríamos até, muito bom, saber que este sentimento nos invade. E sabemo-lo com toda a certeza, pois conhecendo as pessoas que envolve, o sentimento é puro.
Não tem sido fácil para todos envolver-nos nestas actividades. As dificuldades que temos sentido ultimamente por culpa daqueles que ao longo dos anos nos têm governado, vão aos poucos limitando-nos as acções. Quando era suposto que cada um de nós se sentisse melhorado à medida que o tampo vai passando e consequentemente tivesse a possibilidade de usufruir de uma vida melhor, eis que acabamos por ter a necessidade de dia a dia fazer cálculos e mais cálculos para conseguir todos os objectivos a que nos propusemos ao longo de um ano.
Tendo em linha de conta todas estas dificuldades e porque a Vida continua, não permitiremos certamente que esses mesmos “inacabados” nos perturbem a planificação da nossa vida.
Talvez um dia tenhamos que “cair”, mas nesse dia que seja em pé. Até lá, vamos continuar a usufruir dos prazeres que a Vida nos pode oferecer e da amizade dos amigos/as em cada encontro programado.
A Direcção da Secção de Motociclismo, à semelhança do que fez nos anos anteriores, irá solicitar a cada um de nós que ajude na elaboração do próximo Plano de Actividades, sugerindo locais a visitar por todo o país. Certamente haverá regiões onde uns ou outros não irão pela distância/custo, mas outros haverá que com maior ou menor sacrifício, lá conseguirão marcar presença. O importante é não “morrer”. E este Grupo, pelo que nos é dado observar, está com uma vitalidade incrível.
Aqui deixamos a sugestão.    

sábado, 28 de setembro de 2013

Por terras de Barroso.


O concelho de Montalegre no distrito de Vila Real e sub-região do Alta de Trás-os-Montes, foi palco de uma visita do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos no fim-de-semana de 21 e 22 do corrente mês.
Foi escolhido para esta visita, por ser um concelho raiano abrangendo uma área de 806,19 km2 e com qualquer coisa como 35 freguesias, além de uma paisagem espectacular nesta época do ano. Um dos maiores de Portugal. Conjuntamente com Boticas faz parte das terras de Barroso. Parte da sua área geográfica (26,26%) faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Esta viagem/visita estava programada desde o início do ano no Plano Anual de Actividades deste Grupo.
Como habitualmente deslocaram-se até àquela vila transmontana amigos vindos dos mais diversos pontos do país, como Lisboa, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Viseu, Braga, Bragança e Porto. Digamos que conseguimos reunir 26 pessoas no total.
Sempre que temos encontro marcado, o entusiasmo que nos envolve uns dias antes é algo indescritível. É a preparação da roupa que temos que levar para dois ou três dias; é a preparação do veículo, nomeadamente todo o sistema de segurança que o envolve; é a escolha do caminho que temos que optar para o encontro e se eventualmente vamos primeiramente encontrar-nos com um outro amigo para partilhar a nossa viagem, enfim….
Peripécias durante a ida como na vinda são mais que muitas e que acabam por contribuir para conversas durante os dias seguintes.
À hora definida pela Secção do Grupo de Motociclismo, lá estávamos todos no restaurante para o almoço de sábado. E que almoço. Entradas diversas com presunto, queijo, salgadinhos e rissóis. Depois uma bela de uma feijoada com tudo incluindo. A seguir um cozido à portuguesa bem recheado. Depois ainda houve tempo para uns bifinhos de carne barrosã. Tudo isto bem regadinho com um bom vinho branco e tinto além de águas. A finalizar não podíamos deixar de provar as sobremesas transmontanas (que maravilha) e um cafezinho.
Recomendamos o restaurante Albufeira em Lama da Missa, freguesia de Viade de Baixo.
Tivemos que desgastar um pouco a refeição pelo que fomos dar um pequeno passeio até à albufeira que fica mesmo ali a uns poucos de metros, a do Alto Rabagão. Como somos pessoas habituadas ao relacionamento fácil entre outros viajantes, logo encetámos conversa com dois casais de franceses que por ali também viajavam, mas em caravana.
Mas lá tivemos que embarcar a caminho de Montalegre para uma visita ao Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes. Foi uma visita muito esclarecedora e muito cultural. Tivemos oportunidade de ficar a saber alguns pormenores sobre o Congresso de Medicina Popular que se celebra em Vilar de Perdizes no primeiro fim-de-semana de Setembro; na celebração de todas as sextas-feiras 13 e a sua célebre queimada; da feira do prémio do gado em Montalegre e em Salto e as respectivas chegas de bois daquela região, entre outros eventos ao longo de todo o ano.
Como o fim do dia chega já um pouco mais cedo nesta época do ano, chegou também a hora de ir até ao Hotel Montalegre e recolher ao quarto para uma boa banhoca e mudança de roupa para nos prepararmos para o jantar. Já sabia bem depois de mais de 4oo quilómetros percorridos para a maioria.
O restaurante seleccionado para o repasto da noite foi o Castelo (mesmo junto ao castelo de Montalegre), monumento que já tínhamos visto antes da visita ao Ecomuseu.
Num ambiente muito acolhedor e com uma simpatia das pessoas da casa, lá nos serviram mais umas postas de carne barrosã. Ninguém protestou. Trata-se de uma carne saborosíssima sendo bem confeccionada. Foi o caso.  
Claro que havia que desgastar de novo o manjar nocturno. Nada melhor do que um passeio pelas ruas históricas da Vila e visitas a um ou outro local onde pudéssemos beber umas aguinhas fresquinhas, antes do recolher obrigatório.
No domingo pela manhã (7:30H) a melhor opção, para alguns, foi a de ir dar um mergulho na piscina interior com água quentinha, antes do pequeno-almoço.
Após a primeira refeição da manhã, que deve ser consistente como dizem os especialistas, foi o de voltarmos a montar nas nossas montadas e colocarmo-nos a caminho de Pitões das Júnias, freguesia mais a norte do concelho, para uma visita geral. Desde o Ecomuseu de Barroso – Pólo de Pitões, aos vestígios da Aldeia Velha de Juriz até às ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias e freguesia em si, foi uma manhã bem passada com um Sol a brindar-nos como que a agradecer a visita feita àquelas terras nordestinas.
Dali até ao restaurante escolhido para almoçar no domingo, ainda eram uns bons quilómetros. A organização decidiu fazer uma pequena incursão na vizinha Espanha. Foi muito bonito, pois as estradas com todas aquelas curvas para as motos não havia melhor.  Pena foi que a Ilda, que viajava em carro, chegou à localidade espanhola de Maus de Salas, província de Ourense e não conseguiu passar de tão estreitas que eram as ruas e uma ponte onde mesmo as nossas motos couberam à tangente. Mas o Eduardo Mendonça deu a volta com a Ilda num ápice e foi logo ter connosco mais à frente.
Não obstante este pequeno contratempo, assim que entrámos de novo em Portugal pela fronteira que liga à Vila do Gerês, fomos surpreendidos por uma equipa do Parque Nacional que nos obrigou a parar para cada moto e carro pagarem 1,50€, como taxa de acesso à Mata de Albergaria, de acordo com a Portaria nº 31/2007 de 8 de Janeiro. Segundo a explicação que nos foi dada, este montante é para conservação do mesmo parque. Admite-se, mas já agora que componham a estrada que o atravessa, pois encontra-se não em mau, mas em  péssimo estado.
A chegada ao restaurante para o almoço contou com cerca de duas horas de atraso. Sem problemas, foi o comentário da responsável. Para isso muito contribuíram as presenças antecipadas da Xana e do Zé Luís que foram logo mais cedo para lá.
Sabendo que havia muitos quilómetros para fazer de regresso a casa, foram escolhidos uns filetes de peixe com molho de camarão e puré. Saborosíssimo. Depois da sobremesa e café e alguns minutos de conversa na esplanada do restaurante, lá iniciámos a viagem.
Até Braga era para viajarmos todos juntos. Era. Depois de percorridos alguns 60 quilómetros até Braga, tivemos que voltar atrás pois um incêndio de grandes proporções impediu-nos de prosseguir viagem. O Pedro e o Emanuel lá nos levaram por outra estrada.
Chegados a Braga já com muito atraso, foram feitas as despedidas de todos os que ficavam por ali e rumou-se até à A3 para apanharmos depois a A1. Chegados à zona de Aveiro foram as despedidas do pessoal que viajava até Sul com os que viajavam para Oeste.
No final do dia e por via telefónico, ficou-se a saber que toda a gente chegou bem, embora um pouco tarde. Mas não houve problema porque o tempo também ajudou. Esteve uma temperatura ideal para percorrer os 700/800 quilómetros do fim-de-semana.
Venha o próximo já para nos dias 19 e 20 de Outubro na região de Santarém, Almeirim e Cartaxo.
Aqui estaremos para vos dar conhecimento desse fim-de-semana.

terça-feira, 18 de junho de 2013

PASSEIO MOTOTURÍSTICO INTERNACIONAL 2013


O Grupo Motard da CGD agendou os dias 7, 8, 9 e 10 de Junho para levar a efeito o passeio mototurístico internacional deste ano.

A região escolhida foi a Andaluzia, em Espanha e um itinerário que levaria os elementos do Grupo a Ronda, Jerez de la Frontera, Puerto de Santa maria, Cádiz e Gibraltar.

Poucos foram os associados que disseram “sim” a este evento, mas, aqueles que rodaram através das estradas de Andaluzia, por certo ficaram com gratas recordações dos kilómetros percorridos, das zonas visitadas e dos momentos vividos.

Bem cedo, cerca das 06H00 do dia 7 os participantes David Cabecinhas e Mota Ascenso, nas suas FJR’s  partiram de Leiria, rumo a Beja, onde se juntaram ao Pedro Cerqueira, sua mulher Alexandra, à pequena Mara e aos pais do Pedro que se faziam transportar no seu BMW.

Para o Cabecinhas e para o Ascenso foi excelente a ideia de partir cedo para Beja, já que, assim, se furtaram à chuva que entretanto faria a sua aparição.

De Beja, os 4 motards, já com o Rui Chaves incluído, rumaram a Vila Verde de Ficalho e entrariam em terras de Espanha logo a seguir em Rosal de La Frontera.

A primeira paragem foi em Aracena, já que era tempo para retemperar as energias com o necessário almoço. Cumprido este ritual, o grupo voltou à estrada em direcção a Sevilha. Aí, nova paragem, para um pequeno passeio pela margem do Rio Guadalquibir, apreciando a bela Torre Del Oro, a Praça de Touros, as “charretes” e outras belezas naturais da cidade e do rio.

O próximo destino seria Ronda, para onde rumámos através da via A-473, depois de termos encontrado o Cabecinhas, que entretanto se havia extraviado dos restantes elementos. Ali chegámos, as quatro motos e o BMW e nos dirigimos ao Hotel Berlanga, uma simpática unidade hoteleira, de âmbito familiar. Apesar do adiantado da hora, o proprietário do Hotel disponibilizou-se a servir-nos o jantar, ao qual acedemos depois de um duche retemperador.

Dia 8, Sábado, Jerez de La Frontera, Puerto de Santa Maria e Cádiz esperavam por nós. Acabámos por sair de Ronda um pouco tarde para trajeto tão ambicioso, já passavam das 11H30, porque o Rui e a Alexandra foram comprar os ingredientes necessários para o jantar que haveria de ser confecionado pelo Rui.

Em Jerez juntou-se ao grupo o Sérgio e a Cristina e dali, depois de efectuadas umas compras no Carrefour, dirigimo-nos para Puerto de Santa Maria onde tratámos de almoçar/lanchar uma frugal refeição à base de marisco, prato de eleição naquela cidade perto de Jerez.

Aconchegados e dessedentados os corpos e iluminados os espíritos com as colas e as canhas, rumámos a Cádiz, onde rodámos na extensa avenida principal da cidade. Estacionadas as motos e o carro, os elementos do grupo passearam no jardim, apreciando ainda a bela Baía de Cádiz. O regresso foi feito rodando através da  bela e longa marginal, até nova paragem, de novo em Puerto de Santa Maria, para aquisição do camarão necessário à confeção do jantar. Foi longa a demora, pelo que o Grupo se fez à estrada rumo a Ronda e ao hotel, já com a noite a cair.

No hote, à hora da chegada, cerca da meia noite, apenas o recepcionista, falta de água por força de uma avaria na rede e tudo o mais encerrado, incluindo o bar e a cozinha. Colocou-se então a questão: como haveria o Rui de confeccionar o jantar sem a cozinha aberta e sem os ingredientes comprados durante a manhã e que ali se encontravam guardados???...

Enrascado, o Rui???.... Nem por isso!!!... Pede ao rececionista que lhe forneça números telefónicos de restaurantes e pizarias  e logo encontra uma, a Pizaria Savoy, com entregas ao domicílio, que se compromete a entregar no hotel, em 15 minutos,  as 5 pizas familiares encomendadas, as latas de coca cola e de cerveja. Assim aconteceu!!!…. Pouco tempo depois uma estafeta entregava a encomenda feita pelo Rui. E foi assim que, com um jantar/ceia imprevisto e sem direito a banho, recolhemos aos quartos, quando já passava da 01H00 do dia 9.

Dia 9, Domingo, o destino era Gibraltar.

Desta vez, à hora mais ou menos marcada, o grupo - sem o Sérgio e a Cristina que já conhecendo aquele destino preferiram ficar em Ronda para visitarem as Aldeias Brancas e o Centro Histórico de Ronda – seguiu rumo a S. Pedro de Alcantara através de uma estrada da Sierra de las Nievas, com 50 Kilómetros de curvas magníficas, que fizeram as delícias dos motociclistas. Em S. Pedro de Alcantara rodámos na auto via E-15 até S. Roque onde fizemos uma breve paragem. Seguimos depois para Gibraltar atravessando La Línea de La Conception.

Em Gibraltar o grupo obteve as suas fotos, apreciando a Baía de Algeciras, o Estreito e o rochedo, tendo Marrocos como pano de fundo. Tarifa seria o destino seguinte, mas dado o adiantado da hora e porque o Rui ainda tinha desta vez o jantar para confeccionar, encetámos o regresso a Ronda de novo pela A-15 e depois pela mesma estrada de montanha, desta vez a subir e de novo com a adrenalina em alta, provocada pelas belas curvas que apareciam em contínuo.

No hotel, o Rui, a quem mais tarde se juntaria a Alexandra, confeccionavam o jantar, enquanto os restantes elementos, com o Sérgio e a Cristina como guias, rumavam ao Centro Histórico, onde apreciaram a majestosa ponte que liga aquela parte antiga à parte mais moderna da cidade e outras belezas desta acolhedora cidade do sul de Andaluzia.

O jantar confecionado pelo Rui, com ajuda da Alexandra, estava excelente. O camarão, comprado em Puerto de Santa Maria e que custou uma nota preta – mas isso fica apenas para aqueles que curtiram o passeio – estava uma delícia, previamente descascado, com grande esforço da Alexandra; da sopa de couves com marisco, nem se fala … outra maravilha do Rui.

Depois deste jantar magnífico o grupo assentou ideias para o dia seguinte, dia 10, Segunda Feira: todos prontos às 09H00 para o pequeno almoço e partida às 10H00, novamente rumo a Sevilha e Beja.

Porém, na manhã do dia 10, considerando que alguns elementos ainda se encontravam atrasados, o Sérgio, o Cabecinhas e o Ascenso decidiram avançar para Sevilha, onde mais tarde se juntariam o Pedro e a Alexandra, o Rui e os pais do Pedro com a pequena Mara.

Em Sevilha houve tempo para aqueles primeiros apreciarem todo o exterior da Catedral com relevo para a magnífica torre Grinalda e ainda tiveram tempo para caminharem pelo Bairro Judeu, sempre com o Sérgio a orientar com o seu livro-guia, fazendo referência às ruas e aos monumentos que se iam deparando à nossa frente. Cabe aqui um agradecimento ao Sérgio pelas magníficas informações que nos ia prestando, a exemplo do que já havia acontecido na visita a Ronda Histórica.

Depois da visita, o grupo de Sevilha contactou o outro grupo que saíra de Ronda mais tarde ficou a saber  que este já se encontrava para além de Sevilha, parado num local designado por Arroyo de la Plata, por avaria do BMW. Avançámos então para aquele ponto e ali acabámos por almoçar, no Bar do Emílio, mesmo junto à estrada, ficando o pato com arroz que o Rui havia encomendado para Beja, fora de rota.

E este magnífico passeio acabou assim: em Arroyo de la Plata o Cabecinhas numa grande manifestação de amizade e de solidariedade, decidiu acompanhar o Pedro, a Alexandra e os pais do Pedro, aos quais havia sido entretanto disponibilizado um táxi, até Monte Gordo, onde lhes seria entregue uma viatura para o regresso a Braga.

O Ascenso, o Rui, o Sérgio e a Cristina fizeram o regresso por Beja. Aí, Ascenso, Sérgio e Cristina despediram-se do Rui e rodaram juntos até Évora, onde se separaram, seguindo cada um para o seu destino.

Todos chegaram bem, embora a horas diferentes, tendo em atenção a avaria do carro que não estava no programa.

No essencial, cumpriu-se mais um passeio internacional do Grupo Motard da CGD, onde mais uma vez ficaram bem vincados os valores da camaradagem, da amizade, da solidariedade, aliados ao prazer de viajar de moto.

Bem hajam os organizadores do passeio e os elementos participantes no evento.

 

17/06/2013

JM Ascenso

 

 

 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bora lá............


Têm sido mais que muitas as pessoas que têm colocado algumas questões sobre a não actualização da página deste blogue.

Convém dizer que as viagens em fins-de-semana não têm parado. As fotos continuam a ser tiradas nos mais diversos locais, e algumas delas até merecem destaque de primeira página de jornais. De facto temos dado alguma preferência às suas publicações na nossa página do facebook. Primeiro porque ali qualquer pessoa que tirou fotos pode publicá-las e deixar o respectivo título para as mesmas. Em segundo lugar também porque hoje praticamente quase toda a agente possui uma página naquela rede social.

Bom, vou assumir o compromisso de procurar sempre que houver um fim-de-semana e no qual eu participe, colocar neste espaço uma crónica sobre o evento devidamente documenta fotograficamente com algumas das fotos obtidas.

Depois da publicação anterior, o Grupo Motard da CGD já viajou por terras alentejanas nomeadamente Marvão, Portalegre e Alter do Chão. Foi uma incursão fantástica. Paisagens lindíssimas, gastronomia saborosíssima e um tempo de fazer inveja. Isto foi em Março.

No mês de Abril o destino por nós escolhido, foi a região de Aveiro. Concretamente o concelho de Arouca.

Como sempre, o número de presenças foi bastante significativo. O tempo é que não veio ajudar muito. Considerando que havia necessidade de passear pela serra da Freita, em alguns locais, a neve fez a sua aparição ainda que em pequena quantidade. O frio foi também se fez sentir.

Não obstante esta inesperada temperatura, o conhecimento do falecimento da mãe de um amigo, levou a que o Grupo tivesse tomado a decisão de no domingo viajar ao encontro desse colega para lhe transmitir a solidariedade neste momento difícil. Assim poderemos dizer que o evento não correu como o planeado. Haverá certamente que voltar a Arouca numa outra altura com um tempo de Verão, já que a paisagem merece pela sua beleza.

Entretanto estamos em Maio.

Para este mês, o Minho merece a nossa atenção e entusiasmo. Está devidamente programada a visita para o fim-de-semana de 25 e 26. Será certamente um dos passeios memorável deste ano, considerando que a actividade principal para sábado é o “rafting” a realizar no rio com o mesmo nome, entre Melgaço e Monção.

Entretanto, e para que o sucesso esteja garantido, basta apenas a sua presença. A Secção de Motociclismo conta consigo.

Bora lá……………..

sábado, 30 de março de 2013

O Grupo Motard da CGD e a Capital


A Secção Motociclismo CGD decidiu iniciar mais um Ano de convívios Motards com a realização do 1º Encontro 2013 na Capital, em Lisboa, nos dias 23 e 24 de Fevereiro.

            O ponto de encontro estava marcado em Mafra, junto ao convento, onde aos poucos foram chegando de vários pontos do país as nossas belas máquinas.


            Com o aproximar da hora de almoço, dirigimo-nos até ao Restaurante “Sete Sóis” mesmo em frente ao Convento para degustar a especialidade da casa – pratos de Caça, mas propriamente: Javali em vinho e alho; Espetada de Javali e Veado; Ensopado de Veado, tudo com um paladar muito bom e um ambiente muito agradável e acolhedor.


            No final do almoço e para aproveitar bem a tarde, dirigimo-nos até ao Convento de Mafra para uma visita guiada a este sumptuoso monumento arquitectónico mandado erigir por D. João V que causou assombro às gentes da época e ainda hoje notável.


            De seguida rumamos até à localidade de Sobreiro, para uma visita a uma típica aldeia portuguesa em miniatura onde encontramos lá reproduzidos todos os detalhes de casas, quintas, ribeiros e moinhos, aldeia esta criada por José Franco.
 
            Qual o nosso espanto quando nos deparamos com uma típica padaria, e aí não resistimos a um belo Pão com Chouriço acompanhado na Tasca da Aldeia de uma saborosíssima Ginjinha.

            E como estamos em Fevereiro e os dias ainda são pequenos, tivemos de nos fazer à estrada e irmos até Cascais para fazer Check In no Hotel “Cidadela”.

            O jantar estava marcado em Cascais no restaurante “Cantinho da Belinha” onde nos foi servido um peixinho grelhado - Robalo grelhado com batatinha cozida.

            No final do jantar nada melhor do que um belo passeio noturno a pé pelas Ruas de Cascais para ajudar a digerir o jantar antes de irmos dormir. Mas antes, ainda fomos provar os famosos gelados “Santini”… divinais!!!

            O dia de Domingo está solarengo e nada melhor do que fazer a bela Marginal de Cascais até Lisboa a uma velocidade de passeio sempre ao lado do Oceano e do Rio Tejo.

            Em Lisboa aproveitamos para antes do almoço irmos visitar o Museu da Eletricidade e o Museu da Presidência da Republica Portuguesa, este último um espaço muito rico e digno de ser visitado.
 
            O almoço já estava à nossa espera na esplanada do Restaurante “Belém Caniço”, um delicioso Arroz de Gambas!

 
            Ir a Lisboa e não provar os famosos pasteis de Belém… não pode acontecer, pelo que lá fomos nós para a fila para comprar os famosos e sempre deliciosos Pasteis de Belém.

            E chegada a hora de rumar novamente até casa, fizemo-nos à estrada trazendo na memória e nas máquinas fotográficas os bons momentos vividos em mais um Encontro Motard CGD para mais tarde recordar.

           

Já agora:

P: Quando é o próximo encontro?

R: Dias 23 e 24 de Março por terras de Marvão, Portalegre e Alter do Chão.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Mensagem de NATAL

A direcção da Secção de Motociclismo da Caixa Geral de Depósitos, deseja a todos os seus associados, amigos e simpatizantes, um Santo e Feliz Natal e que 2013 seja um novo ano onde todos consigam realizar os seus desejos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O último convívio de 2012.


Sábado 17 de Novembro, foi mais um dia histórico na família motard do Grupo da CGD.
Realizou-se mais um encontro servindo desta feita a razão de comermos umas castanhas e beber um jeropiga. Foi o nosso magusto.
 
Ponto escolhido, a barragem da Aguieira, à semelhança do ano passado. Local aprazível e maravilhoso com um sossego de fazer inveja. Numa tarde chuvosa sem frio e num ambiente de calor humano, foi um sábado excelente.
 
Ao ponto de encontro marcado, compareceram todos a horas.
Deslocámo-nos depois para o restaurante, à beira do lago onde a paisagem envolvente levava os nossos pensamentos a vaguear.
O almoço foi a gosto de todos. Prato principal, chanfana de galo caseiro e bacalhau assado na brasa com batata assada a murro. Ambos deliciosos. Não sem que antes tivéssemos direito a umas entradas variadas e apetitosas. Como sobremesa houve direito a aletria, salada de fruta e pudim de ovos. À descrição.
 
A seguir ao almoço foi a vez de em assembleia, falarmos sobre as actividades deste ano numa perspectiva crítica. Todos aqueles que intervieram saudaram a excelente organização por parte da secção de motociclismo na escolha dos lugares que se visitaram.
 
Discutiu-se a seguir o Plano de Actividades para o ano de 2013.
Coube a tarefa ao Seccionista Rui Chaves.
 
Começou por salientar as dificuldades que oportunamente todos iremos sentir em função das medidas que o Governo aprontou para o próximo ano no Orçamento de Estado.
Em função disso reduzimos o número de encontros, sabendo que à partida que nem toda a gente irá a todos. Muito brevemente será difundido o calendário completo das actividades também aqui neste espaço.
Como apetite direi apenas que o primeiro encontro será já em Janeiro em Vilar Formoso, para saborearmos a maravilhosa “paella”.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
 
A seguir partimos então para o motivo principal do encontro. Comer as castanhas assadas. Foi-nos servido bolo-rei e champanhe e depois então as castanhas assadas com jeropiga.
Houve momentos vividos que ficarão inesquecíveis pelas diversas peripécias contadas por uns e outros, aos quais todos nós estamos habituados.
 
No final fomos surpreendidos pela gerência do restaurante com um show musical para nos divertimos até às tantas.
Ainda aproveitamos e fizemos um pezinho de dança. Mas porque a maioria tinha que regressar a casa, lá nos fomos despedindo e cada um à sua vez partiu para casa.
Importante foi saber que todos chegaram bem.
Pela primeira vez vieram participar nos nossos convívios, a família Guimarães.
 
Mais uma vez os nossos parabéns ao Jorge Martins que primou pela excelência na organização deste evento.
 
Venha agora o novo ano, 2013, para mais uns convívios por este país fora.

 

 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Magusto Motard CGD


 
 

Sábado, 17 de Novembro de 2012
 
A Secção de Motociclismo da CGD tem o prazer de convidar todos os colegas
e amigos para estarem presentes no último encontro de 2012, que se realizará
em Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão (barragem da Aguieira).

 
 




PROGRAMA
17 de Novembro (Sábado)
 
13h00 – Almoço no Restaurante ”SENHORA DA RIBEIRA“.                
                * Entradas, Chanfana de Galo, Bebida, Sobremesa e Café.
 
15h30 – ”Briefing“.
                * Análise das actividades realizadas durante o ano 2012.
                * Definição do Plano de Actividades para o ano de 2013.
 
16h30 – O Acender da Fogueira para o Magusto.
 
17H00 – Magusto Tradicional.
                 * A geropiga não vai faltar.
 
Preço por pessoa (Almoço + Magusto) = 20 €.
 
 
O regresso a casa é livre…
Mas para quem quiser ficar a dormir, tem:
 
> Hotel Rural Quinta da Conchada (4*)
Quarto Individual ou Duplo = 55,00€ (c/peq. almoço).
 
Possibilidade de Jantar no Hotel.
 
 
 
> Hotel Monte Rio Aguieira (3*)
Quarto Individual = 35,00€ (c/peq. almoço).
Quarto Duplo = 45,00€ (c/peq. almoço).
 
Possibilidade de Jantar no Hotel.
 



 









sábado, 27 de outubro de 2012

As recordações da Costa Vicentina.

Algumas pessoas solicitam-nos para colocar neste espaço algumas das fotos dos nossos encontros.
Sabendo que um foto vale mais do que mil palavras, porque não aceder a esse pedido.
Então aqui ficam algumas do nosso encontro de fim de semana na Costa Vicentina.
 
Ainda não eram 8H e o pessoal de Vilar Formoso, Celorico da Beira e Guarda, já estava reunido para o início da viagem.
As motos também precisam de vez em quando abastecer. Aqui numa zona já ribatejana. 
 
O Filipe Santos confirmava o estado da bagagem.
 
Em Setúbal.
 
Parte do Grupo já esperava o pessoal da Guarda.
 
Chegou a hora de ir para o restaurante.
 
 
 

Os alfacinhas em conferência.

Já no restaurante, o Zé Augusto escolheu o lugar ao lado da Marta.







O Jorge Martins depois de um largo período sem poder comparecer aos encontros, desta vez fez questão de ir só almoçar com o Grupo. E claro que ficou bem acompanhado com a ILda ao seu lado direito.

O senhor da camisola azul, Carlos Alberto, é de Vilar Formoso, professor em Setúbal e fez questão de nos ir visitar ao restaurante.

O Rui Chaves, seccionista do Grupo, na hora do brinde especial ao regresso do Jorge Martins.

No final do almoço, enquanto o Emanuel lá atrás organizava o Grupo, a Ilda e o Zé Augusto iam conversando.

A seguir ao almoço, foi apanhar o barco de travessia entre Setúbal e Tróia.
O Filipe continuava a zelar pela sua bagagem.




Contra os baloiços do barco, nada melhor do que uma ginjinha oferecida pelo Filipe.

O adeus a Setúbal.

Tróia à vista.

Já em terra e enquanto se abasteciam de novo as máquinas, o Carlos Vieira sempre com a boa disposição.
 


 
Enquanto se fez nova paragem e já junto à praia, o Carlos Vieira decidiu dar um mergulho na Lagoa de Melides e convidou todo o pessoal. Mas acabou por ir só.

O mais jovem elemento do Grupo, o Leonardo, também tinha que se alimentar.
 




Havia muito calor.

O Natal para o Carlos chegou cedo de mais.

Chegada a uma nova praia para admirar o por do sol e aproveitar para mais um descanso e uma foto de "família".



Até os veraneantes mais pequeninos não ficaram indiferentes às motos.

E lá chegámos ao Hotel Vila Park em Santo André.



Também houve quem tivesse feito a viagem em automóvel.

As máquinas e os proprietários. 
Alexandra e o Pedro de Braga.

A Cristina e o Sérgio da Covilhã.

O João Pedro de Cascais.

O Ernesto e a sua prateada, enquanto a Paula não abandonou a sua FJR black.

O Paulo e esposa na sua FJR, ladeados com o André, a Cláudia e a sua "bordeau".

Duas montadas quase iguais de dois bons amigos. O Filipe Salgado e o Carlos Vieira. No meio ainda se vislumbra a Cristina Vieira.

A Marta Nascimento junto à sua Suzuky. A Cláudia com o Leo, fizeram guarda de honra à "blue bird" do Zé Augusto.

As montadas do Carlos José, do Emanuel e do Zé Coelho.

E para terminar a exposição, aí está a vermelhinha do Rui Chaves.

No domingo de manhã, foi hora de rumar a Sines.



O grupo feminino.

O grupo masculino.


Em Vila Nova de Mil Fontes.



Em frente à ilha do Pessegueiro, até houve tempo para um pézinho de dança ao som da música de um rádio de um carro.

E há sempre alguém que aproveita para descansar um pouco.


 
Com a Ilha do Pessegueiro ao fundo.


Numa visita ao Cabo Sardão.


O momento de dois jovens do Grupo. André e Cláudia.

No Grupo a alegria e felicidade, é uma constante.

O almoço de domingo.






Até o Leo teve direito a provar um pouquinho........de chá.

Antes das despedidas, o momento de se lançar a viagem internacional do próximo ano.

Depois de muitos quilómetros, de deitar tarde e levantar cedo, o corpo já nos pede um pouco de descanso.


E por fim as despedidas.


O pessoal do Grupo que veio para o interior, em Beja, ainda houve tempo para fazer amizade com o Grupo de todo o terreno Cabras do Mato.
Ficam algumas fotos.
 


A Cris estava a telefonar ao Sérgio a dizer-lhe que se demorasse mais, já pegava na amarelinha e ia embora, ahahahah.....

Na taberna do Encalha, encalhámos mesmo. E foi porque o Carlos a certa altura já não deixou entrar mais ninguém.

Finalmente..............lá partimos, deixando para trás uns amigos.

E no final este amigo acabou por fazer um pouco mais do que 1.440 kms, conjuntamente com a sua "blue bird". Foi um fim de semana fantástico.