terça-feira, 20 de maio de 2014

Algarve e o Oceano Atlântico.


O mês de Maio é normalmente por excelência um dos que não chove muito, não há muito calor, o vento sopra fraco e os UVs são de valor muito baixo.
Assim foi o escolhido para uma viagem de fim-de-semana do nosso Grupo ao Algarve, atravessando o tão conhecido Alentejo.
 
 
Não podíamos ter escolhido melhor. Nem o fim-de-semana, nem as estradas para todo o circuito. Que o digam todos aqueles que partilharam estes dois dias.
Ponto de encontro marcado para Alcácer do Sal, já a meio da viagem, por volta do meio-dia. Todos chegaram ao mesmo tempo. O Rui Chaves porque estava mais próximo, chegou à hora indicada para o início do repasto, no restaurante O Brazão. E que repasto. 
 
 
Entradas de polvo vinagreta com migas. Caldo de peixe e febras de porco salteadas com migas.
Para finalizar um pudim de chocolate banhado e gelado de morango. Ummmmm……… 
 
O Guilherme Alencar que o diga. Comeu até atestar. Dizia ele que a sua moto era a que mantinha uma média de consumo superior.
Preparados para a segunda metade da viagem, onde tínhamos que atravessar toda a serra do Caldeirão com as tais 365 curvas (eu contei mais uma), despedimo-nos de dois amigos que fizeram questão de ir almoçar connosco, mas que por questões de compromissos pessoais importantes, tiveram que nos deixar. O Rui Chaves e o Jorge Martins.
Os primeiros quilómetros foram feitos como sempre os fazemos. Com a moderação que estas coisas de motos exigem. Os restantes, da mesma forma. Apenas em meia dúzia de quilómetros e na zona mais sinuosa, quisemos testar os pneus, tanto o Pedro Cerqueira como o Zé Augusto. Ficaram aprovados….os pneus.
A chegada a Faro via Olhão terminou no já célebre marco do km 737. Ficou registada.  
 
 
Já necessitávamos de refrescar as gargantas, pelo que fomos fazê-lo num dos bares mais movimentados naquela cidade e numa zona privilegiada. Mesmo tão longe os amigos do nosso Grupo sabendo que íamos estar lá, também quiseram marcar presença e apareceram para saborear uma água. Foram eles o casal Cristina e Rui Araújo, e o rebento de ambos, a Lara. 
 
 
 
 
Como havia que ainda avançar até ao destino de repouso, Portimão, partimos nessa direcção.
Chegados ali fomos directamente ao Hotel para tomar um duche rápido e irmos comer um peixinho grelhado. Aqui fizeram questão de nos acompanhar um casal amigo do Pedro Cerqueira que por ali andavam de férias. 
 
Depois do jantar um passeio pela marginal para desgastar e conversar um pouco sobre o dia que estava praticamente no seu final.
Então não é que na nossa linha de passagem se encontrava uma geladaria? Lá se pecou. 
A manhã do dia seguinte acordou com um Sol vivo e a sorrir para nós. Maravilhoso.
Pequeno-almoço tomado e toca a levar as nossas motos por essa estrada fora, mais 60 kms a caminho de Sagres, que é como quem diz até ao Cabo de S. Vicente. 
 
A visita rápida, as fotos habituais, uma ou outra compra de recordações e lá voltámos à estrada a caminho de Sines, local onde nos esperava o próximo encontro gastronómico. Uma estrada fantástica com curvas muito abertas e bom tapete. Foi rodar, rodar e rodar. Lembrámo-nos de muitos amigos que gostariam de lá ter estado a “saborear” toda aquela paisagem.
O almoço decorreu no restaurante Cais da Estação. Aquele que foi antigamente o cais da estação de caminho de ferro local, agora transformado em restaurante. E que restaurante! 
 
A Paula e o Zé Cisneiro já tinham escolhido o repasto, aconselhados por amigos.
Arroz de lingueirão com choco frito. Um bom branco, uma cervejinha geladinha e uma sangria, acompanharam na bebida. Finalizou-se com sobremesas a gosto. 
 
 
 
 
 
Como havia muitos quilómetros ainda para fazer, pelo menos para os que iam em direcção ao norte, o melhor foi fazer ali as despedidas para os que viajavam para Lisboa e arredores.
No final do dia os telemóveis deram-nos conhecimento de que todos chegaram bem. Isso foi o mais importante. Não tivemos qualquer percalço.
Foi sem dúvida um dos melhores passeios por nós efectuados.
Aguardamos já com entusiasmo a próxima viagem, a Internacional. 

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Triumph e Kawasaki


 
 
A Triumph Portugal está desde o dia 1 de Março do corrente ano a dar garantia de 4 anos para as motos, sem limites de quilómetros e sem ter que pagar mais por isso, dependendo naturalmente da data de aquisição do veículo.
Informações mais pormenorizadas podem ser obtidas através do site www.triumphmotorcycles.pt, ou então em qualquer concessionário.
 
 

 
A Kawasaki através do seu importador, a Multimoto, lançou uma campanha especial de financiamento de aquisição de motos em pagamento até 30 prestações a juro 0%, até 31 de Maio de 2014.
O mesmo representante lançou uma outra campanha de oferta de equipamento Alpinestars - blusão, luvas e botas, para aqueles que comprarem uma Z800, Z800 eVersion, ER-6N e F.
Se entretanto comprar uma Ninja 300, a oferta fica-se só pelas luvas e blusão.
Para a época que estamos a atravessar, diga-se que é uma boa promoção.
Podem consultar mais em www.kasawaki.pt.
 
 

domingo, 4 de maio de 2014

Dia da MÃE.

Hoje celebra-se o Dia da Mãe.

No nosso Grupo há senhoras que também são mães.
Pois bem, para elas em especial, também a Secção de Motociclismo em nome de todos os associados, amigos e simpatizantes, deseja-lhes um dia muito feliz na companhia dos seus familiares.
 
Também queremos aqui lembrar as mães de todos nós. As que ainda hoje felizmente fazem parte da nossa companhia, e aquelas que por motivos vários, já "partiram" para o além.
 
Em homenagem às nossas Mães, aqui fica um poema da autoria de Eugénio de Andrade.
 
 
No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe

Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...


Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.
 

Sol, areia, montanha, curvas, convívio, amigos......ALGARVE!

Já estamos em Maio e consequentemente cumprindo o nosso Plano de Actividades, aí estamos nós a caminho do Algarve.
 
No fim de semana de 17 e 18, com saída dos mais diversos pontos do país, as estradas do Algarve são o nosso destino.
 
Esperamos por todos aqueles que possam nesses dias ir confraternizar em mais um encontro inolvidável de amigos motards.
 
Eis o programa simplificado para ambos os dias:
 
SÁBADO
12:30 Almoço em Alcácer do Sal;
14:00 Saída para a Nacional 2 rumo ao km 737;
17:15 Chegada a Faro e visita à Ilha de Faro;
18:00 Saída para Portimão;
19:00 Check-in Hotel em Portimão;
20:30 Jantar (“sardinhas de baixo da ponte”).

DOMINGO

09:00 Check-out do Hotel em Portimão;
10:00 Paragem em Sagres;
10:30 Saída para Sines;
12:30 Almoço em Sines;
--:-- Regresso a casa.

Para efeitos de logística, é fundamental que cada um informe com a antecedência devida a sua decisão para os contactos habituais.
 
 
Seccionistas
RUI CHAVES - 962 013 684 / 284 311 700
DAVID CABECINHAS - 963 819 421
PEDRO CERQUEIRA - 966 656 489
JOSÉ AUGUSTO MARQUES - 934920505 / 969292296
 


 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Mensagem do Moto Clube de Brotas

O Moto Clube de Brotas solicitou a divulgação da mensagem que se segue:

Serve o presente para vos informar, e agradecemos desde já que divulguem em todos os meios ao vosso alcance.

Dias 06,07 e 08 de Junho de 2014.
A Direcção do Moto Clube de Brotas organiza a 18ª Concentração Motard e apresenta um cartaz recheado de animação.

Quem conhece, vai porque gosta. Quem não conhece, pode ir que vai gostar.

> A Arte de Bem Receber;
> Espaço Digno e Acolhedor;
> Alimentação de Qualidade e em Quantidade;
> Divertimentos, e Actuações Inesquecíveis;


Boas Curvas
Mira



quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Santo Natal

Caros amigos Motards,

A Secção de Motociclismo da Caixa Geral de Depósitos, deseja a todos os amigos e a quantos partilham este nosso espaço, um Santo e Feliz Natal. 

domingo, 8 de dezembro de 2013

Calendário das Actividades para 2014


O ano de 2013 está no seu final.

Aproxima-se 2014 a passos largos. Naturalmente que estamos já à sua espera com ansiedade e entusiasmo. Será certamente mais um marco da nossa actividade motociclista. Ao mesmo tempo fazemos votos para que decorra à semelhança dos anos anteriores, onde apesar dos muitos milhares de quilómetros percorridos, por estradas nacionais e internacionais, não houve a registar qualquer acidente.

Deixamos aqui o programa anual das nossas viagens, para que cada um possa analisar o mesmo e decidir-se por escolher aquelas onde irá participar. O nosso desejo é um só. Que cada um possa ir a todas.

Assim, temos:

Janeiro/24…………………..Vilar Formoso(paella).

Fevereiro/22 e 23………. Évora;

Março/29 e 30……………. Viseu;

Abril/26 e 27………………. Porto e Viana do Castelo (Dia do Motociclista em Viana no dia 27);

Maio/17 e 18……………….. Algarve;

Junho/6 a 10……………….. Internacional(Bilbau, Santander e Picos da Europa);

Julho/26 e 27………………….. Vila Real;

Agosto……………………………….. Uma por fora;

Setembro/13 e 14…………….. Figueira da Foz e Aveiro;

Outubro/11 e 12……………….. Barrancos;

Novembro/22……………………… Magusto (lugar a definir).

 
Com os cumprimentos da Secção de Motociclismo da CGD.  
 
Nota: Para qualquer dúvida, contactar os Seccionistas.
Rui Chaves - 962 013 684 - rui.chaves@cgd.pt
          Alexandra Soares - 968 092 150 - alexandra.soares@cgd.pt
                    David Cabecinhas -963 819 421- david.cabecinhas@cgd.pt
                              Pedro Cerqueira - 966 656 489 - pedro36cerqueira@gmail.com
                                        José Augusto - 961 508 630 - joseaugustorm@gmail.com
 

 

domingo, 17 de novembro de 2013

Penedono, Meda, castanhas e jeropiga!


O mês de Novembro é o escolhido para o último evento todos os anos. É a época das castanhas e consequentemente a altura em que se devem realizar os tradicionais magustos. Nós não fugimos à regra.
Este ano decidimos escolher uma zona produtora de castanha de qualidade para visitar, Penedono e o seu concelho.
O ponto de encontro para todos quanto decidiram vir de Sul, foi Celorico da Beira. Ao meio-dia estavam todos, pelo que depois de um café e chá quentinhos para retemperar a temperatura do corpo, já que a maioria viajou de moto, rumou-se a caminho de Trancoso em direcção ao restaurante Flora na Vila de Penedono. Os que viajavam de Norte, foram directamente para lá.
 
O repasto que nos foi proposto além de umas entradas fantásticas, foi cabrito e vitela. Que melhor se poderia escolher? E que dizer das sobremesas? 
 
 
Pelo que conseguimos apurar no final, todos saíram satisfeitos.
 
 
 
 
 
Antes do café decorreu a Assembleia Geral da Secção de Motociclismo constando na ordem de trabalhos, a eleição de novos Seccionistas para o biénio 2014/2015.    
Os que terminaram o mandato, fizeram uma análise não só a tudo o que se passou no último ano, como aos outros cinco em que eles lideraram esta secção. Entenderam que chegou a hora de passar o testemunho.
 
O trabalho global foi aplaudido em uníssono por todos os presentes. Ouviram-se comentários de louvor e dedicação àqueles que com algum sacrifício familiar, dedicaram todos estes anos a organizar eventos e encontros entre amigos durante alguns fins-de-semana.
Para eles, Victor Vitorino, Emanuel Silva, José Luís Araújo e Rui Chaves ficou a história de toda uma dedicação e que nada conseguirá apagar.
Uma só lista apareceu com quatro nomes para abraçarem este projecto que jamais terminará. A votação foi favorável e por unanimidade.
São eles, Rui Chaves (que vem da direcção anterior), Pedro Cerqueira, David Cabecinhas e José Augusto Marques. Criou-se aqui o lugar de assessor técnico para o qual foi mandatada a Alexandra Soares. 
Aos novos empossados foram endereçados votos para um bom desempenho de funções numa altura tão difícil como a que estamos a atravessar. Foi referenciado pelo Rui Chaves que o sucesso ou insucesso de todo um trabalho que se pretende desenvolver, só será possível se todos colaborarem. Assim esperemos que seja.
Depois de um café e acerto de contas do almoço, foi a hora de despedida daqueles que vindo de mais longe e de moto, recearam um anoitecer com frio, gelo e até neve, já que na serra da Estrela estava a nevar.  
A segunda parte deste nosso encontro envolvia naturalmente o comer das castanhas. O trabalho de as assar esteve a cargo do Motoclube da Meda. Foi naquela cidade beirã e na sede da associação motard que as comemos e bebemos uma deliciosa jeropiga. 
 
Houve tempo para tudo, até para um joguinho de matraquilhos.  

 
Antes disso, ainda houve tempo para visitar uma adega particular produtora de vinho do Douro com a respectiva prova de vinhos, em Poço do Canto, a Vinilourenço Unipessoal. Uma adega com cerca de vinte anos, iniciada por Horácio Augusto Lourenço e agora, com a continuidade mas actualizada em função das novas exigências por um dos filhos, Jorge Lourenço. 
Aqui fica a hiperligação - http://www.vinilourenco.com/.

Na cidade da Meda, ainda houve tempo para visitarmos uma loja criada recentemente para venda de material motard, a Goyamoto. Pelo que nos foi dado observar, vale a pena uma visita mesmo para quem reside mais longe.
Numa conversa amena ficou desde já lançada a possibilidade de em parceria com a Goyamoto Meda o nosso Grupo Motard fazer uma visita à fábrica de capacetes totalmente portugueses, NEXX.
Aqui fica a hiperligação - http://www.goyamoto.pt/index.php.
O dia finalizou já por volta das 20 horas com o regresso a casa de todos aqueles que não ficaram naquela cidade duriense a pernoitar. Para outros a noite ainda continuou até mais tarde.
Ficam registados os nossos agradecimentos ao Lacerda de Penedono e gerente da agência da CGD Meda que nos ofereceu as castanhas e o champanhe; ao Jorge Lourenço pela carinhosa recepção na sua adega com a prova dos vinhos; aos responsáveis da Goyamoto Meda pelo excelente vinho do porto que nos ofereceram; ao Motoclube da Meda e seus associados em geral pela excelente recepção que nos fizeram na sua sede, e ao Américo Moura em particular pelo laborioso trabalho desenvolvido na logística do magusto.
Encontros como este ou outros semelhantes, só são possíveis com a colaboração de muita gente que por um ou outro motivo, sentem a paixão pelas motos. 

A linguagem da moto é universal.

Qualquer motociclista sabe o que o outro pensa e sente!

  

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Através da Lezíria Ribatejana


A região ribatejana foi palco neste mês de Outubro da visita programada de fim-de-semana por parte do Grupo Motard da CGD.
Depois de Montalegre na região minhota e antes de Penedono entre os distritos de Guarda e Viseu, a descoberta de locais lindíssimos e acolhedores do Ribatejo, esteve na nossa mira.
No dia 19, sábado, logo pela manhã dos mais diversos pontos do país, começaram todos a rodar até à Vila de Almeirim, ponto de encontro.
Pelo menos parece que só o pessoal que veio do norte é que apanhou água até dizer chega. Já a malta do centro e centro sul, nem uma gotinha. Diga-se também que durante os dois dias do encontro o tempo fez questão de nos acompanhar com uma temperatura excelente.

Mais minuto menos minuto, lá estávamos todos no local de encontro à hora indicada no programa, Almeirim. À nossa espera o amigo Romeu que ali reside, e a sua VTR vermelhinha, para nos guiar.
Depois, o rumar até ao restaurante seleccionado para o repasto, o Capeto. A escolha da ementa, teria que envolver obrigatoriamente, sopa da pedra e carne, ou não estivéssemos nós na região típica delas. 
 
Depois das contas feitas, rumou-se até à sede do Grupo Motard Fazendas de Almeirim/Aceleras da Charneca.

 

Beberam-se uns cafés e umas águas e fizemos oferta de uma t-shirt do nosso Grupo para a colecção já vasta ali em exposição de muitas outras de diversos grupos. 
 
A seguir e depois de 70 km por estradinhas nacionais e com a imagem de fundo da lezíria ribatejana e das suas gentes, foi a vez de chegarmos à Adega da Companhia das Lezírias, bem perto de Porto Alto. Já com algum atraso da hora prevista de chegada, mas nem por isso as duas recepcionistas de serviço deixaram de exalar a simpatia e boa disposição. Para elas e através delas, o nosso agradecimento à Companhia das Lezírias. 
Aqui tivemos oportunidade de visitar na íntegra o lagar, a zona de engarrafamento e o armazenamento de vinho. Naturalmente que para o fim estava guardado o melhor. A prova de três deliciosos néctares de Βάκχος (Baco). 
 
 
 
 
Foi difícil dizer qual o melhor. Os três (dois tintos e um branco) eram excelentes. Até porque o queijinho para adoçar o apetite, puxava a saborear um pouco mais e mais. No fim acabámos por comprar umas caixinhas. 
A noite já se aproximava e havia necessidade de rumar até ao Hotel S. Lourenço ali bem perto para o estacionamento e descanso das nossas montadas, um banho e mudança de roupa, antes da ida para o restaurante Casa Branca jantar.
O agradecimento à gerência, pois abriu propositadamente para nos servir o jantar. E que jantar. Entradas e churrasco. Simplesmente maravilhoso.
Depois, foi o regresso ao sossego para descanso dos corpinhos que já pediam isso, após de um dia cheio de aventura.
A reunião para início de um novo dia estava programado para as 9:30H. Todos a postos, rumou-se de novo até Almeirim para depois derivarmos para Alpiarça numa visita programada ao Museu José Relvas.  
Pena, foi não poder obter fotos do interior. Não houve ninguém que não tivesse apreciado o que visitámos. Foi algo excelente e que aconselhamos a todos para um dia passarem por lá. Vale a pena. Foi hora e meia de visita e no final, tivemos que acelerar a saída. Diga-se em abono da verdade que o nosso guia, professor de história, além de um estudioso e conhecedor profundo da causa, demonstrou acima de tudo ser um grande apaixonado pela causa.  
Já o relógio apontava para além das 13H quando nos dirigimos ao restaurante G. D. “Os Águias”, para o almoço.   
Prato escolhido, molhinhos de feijoada e bife à casa. Se o primeiro nem toda a gente soube apreciar, já o segundo foi uma delícia. 
E pronto, estava terminado o convívio de mais um fim-de-semana motard do nosso maravilhoso Grupo. Havia que trocar os respectivos beijinhos e abraços a todos e dizer até ao próximo, em Penedono para o tradicional magusto, não sem que antes tivessemos feito a última foto de grupo. 
Deixar aqui um agradecimento especial a duas pessoas que contribuíram em muito para a realização deste encontro, o Romeu e o Zé Humberto. 
 
A menção honrosa vai para o casalinho de Espinho que passados tantos meses de ausência, decidiu comparecer a este encontro, a Fátima e o Miranda. Foi uma surpresa fantástica.

 

Até PENEDONO.

domingo, 6 de outubro de 2013

E para 2014?


Acabamos de entrar no último trimestre do ano de 2013.
De acordo com o programa anual do nosso Grupo Motard, ainda temos dois eventos programados para este ano. O primeiro é já no fim-de-semana de 19 e 20 deste mês de Outubro, na região de Santarém. O segundo e último, é em Novembro no concelho de Penedono, apontado inicialmente para os dias 16/17 para o tradicional magusto.
Fazemos votos para que estes últimos pelo menos decorram como os anteriores, ou seja, sem qualquer problema para os participantes. Foram até aqui percorridos milhares de quilómetros em viagens para cima e para baixo, neste pequeno país. Também se fizeram alguns lá por fora na nossa vizinha Espanha. E tudo o que ouvimos falar aos participantes após mais um encontro, é que as saudades dos amigos/as, começa no mesmo dia de despedida.
É bom, diríamos até, muito bom, saber que este sentimento nos invade. E sabemo-lo com toda a certeza, pois conhecendo as pessoas que envolve, o sentimento é puro.
Não tem sido fácil para todos envolver-nos nestas actividades. As dificuldades que temos sentido ultimamente por culpa daqueles que ao longo dos anos nos têm governado, vão aos poucos limitando-nos as acções. Quando era suposto que cada um de nós se sentisse melhorado à medida que o tampo vai passando e consequentemente tivesse a possibilidade de usufruir de uma vida melhor, eis que acabamos por ter a necessidade de dia a dia fazer cálculos e mais cálculos para conseguir todos os objectivos a que nos propusemos ao longo de um ano.
Tendo em linha de conta todas estas dificuldades e porque a Vida continua, não permitiremos certamente que esses mesmos “inacabados” nos perturbem a planificação da nossa vida.
Talvez um dia tenhamos que “cair”, mas nesse dia que seja em pé. Até lá, vamos continuar a usufruir dos prazeres que a Vida nos pode oferecer e da amizade dos amigos/as em cada encontro programado.
A Direcção da Secção de Motociclismo, à semelhança do que fez nos anos anteriores, irá solicitar a cada um de nós que ajude na elaboração do próximo Plano de Actividades, sugerindo locais a visitar por todo o país. Certamente haverá regiões onde uns ou outros não irão pela distância/custo, mas outros haverá que com maior ou menor sacrifício, lá conseguirão marcar presença. O importante é não “morrer”. E este Grupo, pelo que nos é dado observar, está com uma vitalidade incrível.
Aqui deixamos a sugestão.