segunda-feira, 18 de junho de 2012

E Bragança.......já foi.


Os décimos sexto e sétimo dias do sexto mês do ano de dois mil e doze, ficarão para sempre registados no Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos, como sendo os dias em que pela primeira vez nos reunimos em Bragança, capital de Trás os Montes e Alto Douro. 
Foi a celebração do 5º evento do nosso Plano de Actividades para o corrente ano.
Aguardávamos como sempre e com o sofrimento de quem espera o que é certo vir esta visita a terras nunca por nós exploradas.
Já o Sol tinha raiado nas alturas quando a totalidade do Grupo partindo dos mais variados pontos deste país, rumou a caminho daquela região transmontana.
Do local mais longínquo, Beja, veio o Rui Chaves, sendo que do local mais próximo, Mirando do Douro marcou presença o Hélder Vaz e a Fátima que também estiveram na organização do passeio. Da própria casa, que é como quem diz de Bragança, estiveram o Hugo Nunes e a Carina.
Apesar da distância que separa aquela maravilhosa capital de distrito com o resto do país, o pessoal à hora indicada estava quase todo presente.
Depois de um cafezinho e do reagrupar, lá partimos em direcção ao local marcado para almoço, uma vez que já eram horas. Restaurante o Careto em Varge.

Uma aldeia pequenina mas de uma beleza fantástica. Por ali passa o rio Igrejas de águas límpidas e fresquinhas. Imagens como as que ficaram na nossa retina, não é muito usual encontrá-las noutros locais.

A posta foi obrigatoriamente o nosso prato escolhido. Ma a saladinha de tomate da horta e a de alface tenrinha, deixaram marca na caravana. E que dizer das sobremesas? Aquele doce de cereja preta com queijo……
Havia que partir para outras paragens. Então serra acima por montes e vales, entrámos em Espanha para uma visita a uma zona turística de renome naquelas paragens. Lago de Sanábria.

Estradas com muitas curvas e protegidas por sombras magníficas. Foi um autêntico deleite para todos. O calor era tanto que até houve quem tivesse aproveitado a praia de areia para um descanso merecido.

De regresso a Portugal e mais uma passagem num “Pueblo” emblemático (Puebla de Sanábria) lindíssimo. Já entrados em Portugal, o Hugo acabou por nos levar de passagem por França (localidade onde se faz um pão caseirinho excelente) antes de Bragança.
Depois de termos arrecadado as motinhas na garagem do hotel e tratado da burocracia das inscrições, lá fomos tomar um banho e vestir outras roupinhas para o jantar.

Mais uma vez tudo tratado com requinte e com cuidado extremo por parte da organização. O restaurante Ares da Serra recomenda-se.

Aqui, a Secção de Motociclismo, através do Rui Chaves, divulgou a proposta de programa para a viagem internacional nos dias 9, 10, 11 e 12 de Agosto à região espanhola de Galiza, ficando esta de ser divulgada para todos.

Findo o jantar foi hora de regressar ao hotel e descansar.
Na manhã de domingo o Sol fez questão de ser nosso amigo e acompanhou-nos durante a jornada.
Primeiro foi a visita ao castelo de Bragança e ao Museu Militar. Bem ali ao lado estava o Museu Ibérico da Máscara e do Traje que também foi visitado por nós.

Visitaram-se depois diversos pontos de interesse em Bragança, muito concretamente a rotunda onde dois majestosos bois estão expostos em situação de luta, à semelhança da tradição transmontana. Aproveitou-se o lugar para mais uma foto de Grupo.

Depois de uma visita ao monte da capelinha foi hora de rumar pela última vez para um restaurante para o almoço de despedida. Tratou-se do Serra da Nogueira.
Um pitinho caseiro que estava saborosíssimo. E que dizer do arroz doce?
Agora diga-se em abono de toda a verdade que a serventia final do café, foi melhor do que em qualquer hotel de seis estrelas. Típica e original.

Após as despedidas foi o regresso a casa.
É caso para dizer que as saudades de estarmos de novo juntos, começou logo ali naquele momento.
Para os organizadores, um forte bem hajam.



3 comentários:

  1. Excelente Encontro Motard por Terras Transmontanas cuja alegria esteve sempre presente no Grupo. Até o tempo atmosférico ajudou à beleza da paisagem... Aos organizadores MUITO OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente fim-de-semana de convívio proporcionado pelo pessoal da CGD!!!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de me associar nos comentários para agradecer aos anfitriões a excelente forma como nos receberam, as maravilhosas paisagens que nos deram a conhecer e a paciência que tiveram para aturar este Grupo maravilhoso.

    Para os participantes, aquele abraço fraterno e um bem hajam pela excelente companhia e camaradagem que proporcionaram a todos.

    Uma palavrinha de incentivo aos estreantes para que numa próxima oportunidade não deixem de aparecer.

    Resumindo, já estou com saudades vossas.

    ResponderEliminar