segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pela Costa Vicentina


Os dias 8 e 9 de Setembro farão parte da nossa história como mais um fim-de-semana motard do Grupo Caixa Geral de Depósitos.
Desta feita a Costa Vicentina foi a escolhida. Localidades como Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Sines e Zambujeira do Mar, foram por nós consideradas localidades obrigatórias para a visita.
O ponto de encontro definido pela Secção de Motociclismo para sábado, foi a bela cidade de Setúbal. O primeiro almoço teve lugar nesta cidade no restaurante O Novo 10. Estando nessa região, o prato escolhido não podia deixar de ser o choco frito.

Foi excelente. O pessoal gostou e adorou. Diga-se em abono da verdade que o sr. Teixeira, dono do local, foi de uma simpatia maravilhosa bem como todo o seu “stafe”, que se apurou em nos atender ao pormenor.
Deixamos aqui um registo de convite para quem quiser ir até à cidade do Sado, aproveitar para comer naquele local.
Após a refeição, foi hora de partida para apanhar o ferry a caminho de Tróia. Naturalmente que sendo nós uns amigos da paródia, o facto de viajarmos naquele tipo de transporte, arranjou-se logo brincadeira. Até os demais passageiros ficaram agradados às nossas brincadeiras e convívio.

 
Chegados a bom porto, fomos visitar a zona do casino. Ali estava-se em preparação para o encerramento do concurso da escolha da melhor praia portuguesa, pelo que a GNR logo nos solicitou a saída imediata.
Dali fomos em direcção a Melides e à sua lagoa. Depois até à lagoa de Sto. André. O Carlos Vieira aproveitou para tomar um banhinho rápido (foi lavra a hortaliça). Os amigos (?) acabaram por esconder a roupa e calçado ao pobre do rapaz, tendo servido para mais um momento de descontracção.

Como os dias são já mais pequenos o anoitecer foi rápido.
Dirigimo-nos então para o hotel Vila Park, onde pernoitámos, não sem antes termos apreciado umas boas migas alentejanas com secretos de porco preto, ou arroz de tamboril, na "Tia Lena", numa aldeia com o nome singular "DEIXA Ó RESTO".

O Vitor Vitorino surpreendeu-nos com o convite em nome de um familiar para uma visita guiada à casa e aproveitando essa oportunidade, beber um pouco de champanhe. Como as motos já estavam estacionadas, não houve qualquer problema.
O Filipe Salgado é que à hora de regresso ao hotel, entendeu que devia regressar, mas a casa (supomos nós). E assim o fez.
O dia de domingo acordou ensolarado. Após um pequeno almoço reforçado, chegou a hora de avançarmos para a continuação das nossas visitas.
Foi a vez de Sines. Linda cidade com o Sol matinal a dizer-lhe bom dia e a dar-nos as boas vindas para um curto passeio, mas muito sugestivo em termos de vistas.




Porto Covo, visita obrigatória. Uma praia pequena mas muito gira, apetitosa e sugestiva com a vista da ilha do pessegueiro em fundo.

Mais uma foto de grupo e lá vamos em direcção a Vila Nova de Milfontes.
Praia fantástica. A visitar numa próxima altura de banhos.

 
Porque ainda havia muitos quilómetros para percorrer de regresso a casa, fomos de imediato para o Cabo Sardão. Em seguida rumamos à Zambujeira do Mar, para mais um repasto no restaurante "A Barca Traquinas". Esta foi a última paragem na Costa Vicentina.
 
 
 
 
Caldeirada de peixe, feijoada de chocos ou feijoada de búzios, os pratos escolhidos. Após o almoço e enquanto era distribuído o café, foi sugerido/discutido um tema.
A próxima viagem internacional a decorrer no próximo ano. Países como Holanda, Escócia, França, Itália ou Finlândia foram falados. Vamos ver como vai decorrer a discussão e a escolha final.
 
E pronto, chegou a hora da despedida. Foi o momento para os abraços e beijinhos. A palavra saudade ficou em voga.
 
Só quem vive ou testemunha estas despedidas, é que pode ficar com uma ideia do que é a amizade entre este maravilhoso grupo de pessoas.
Finalizada esta etapa, venha a próxima. O Douro e as suas terras durienses vão estar na berlinda. Será no próximo mês de Outubro nos dias 13 e 14.
Uma palavra de agradecimento à Paula e José Cisneiro que tiveram um papel importante neste desenlace.

Ao terminar mais esta crónica, sinto que estou a ser assaltado pela vontade de estarmos todos juntos mais uma vez. Começou já a contagem decrescente para o próximo encontro em Outubro por terras do Douro Internacional. Até lá, ficamos com o sabor dos momentos hilariantes vividos.

Até já..........  

 

1 comentário:

  1. Por mais dias que passem na minha vida, jamais me esquecerei de momentos vividos no seio deste Grupo Motard da CGD.
    Recordo-me como se fosse ontem de episódios passados há dois anos e o ano passado.
    Recordo-me dos momentos já vividos este ano nos diversos encontros onde estive.
    Todos são importantes. Mas o último, é sempre o último e as recordações andam no nosso pensamento durante muitos dias.
    Aguardo já com alguma ansiedade o próximo, porque o convívio e a amizade é tão forte que as saudades apertam e são mais que muitas.
    Para todos aqueles que estiveram lá, o meu bem hajam pela amizade que me deram.
    Venha o próximo.

    ResponderEliminar