segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estivemos em Vila Nova de Foz Côa


Os dias 13 e 14 do mês de Outubro, foram o encerrar de mais um ano de actividades relacionadas com o motociclismo, por parte do Grupo Motard da CGD.
Falando de terras nortenhas e do interior, onde as montanhas são uma constante, poderia prever-se que o tempo já nesta altura nos poderia pregar alguma partida molhada. Assim não sucedeu. Acabámos por ter um tempo maravilhoso com muito Sol, uma temperatura muito amena que nos permitiu tanto de dia como de noite, passearmos naquela cidade duriense.
O local escolhido para o ponto de encontro de sábado por volta das 11:30H, não poderia ser mais sugestivo. A Caixa Geral de Depósitos daquela localidade. E como sempre, mais minuto menos minuto, toda a gente foi chegando.
 
Depois dos cumprimentos e boas vindas habituais trocados entre todos, partimos a caminho de Freixo de Numão, aldeia do concelho de Vila Nova de Foz Côa, onde iria decorrer a primeira refeição importante do encontro.
O restaurante escolhido, foi o Messias. Espaçoso e acolhedor. Também a simpatia dos donos foi algo que nos impressionou.
A ementa escolhida foi divinal. Não podia ser melhor. Saborosíssima a carne, grelhada no ponto e com um acompanhamento selectivo.
 
Dali partimos de novo em direcção à sede do concelho, apenas de passagem, já que o nosso destino era a aldeia de Castelo Melhor onde nos esperava uma equipa para nos levar de jipe até ao local onde se encontram as gravuras esculpidas em pedra de xisto. Considerando o número de pessoas, houve necessidade de serem feitas 4 a 5 viagens. Por lá a explicação dada sobre o desenho das gravuras, foi atentamente observada por todos. Podemos dizer que foram momentos vividos com muita emoção ao recordar que ali já tinham vivido pessoas noutras condições à muitos, muitos anos.
 
 
 
 
Com o avançar das horas e porque estando já numa estação de dias pequenos, o regresso ao local de partida foi feito já de noite.
Esperava-nos no Posto de Turismo da cidade um encontro com o senhor Presidente da Câmara Municipal local, o Eng.º Gustavo Duarte que fez questão de nos receber para nos oferecer um porto de honra e licores de fabrico local, acompanhados de amêndoas e figos secos, além de bolos de amêndoa de fabrico caseiro. Foi oferecido a cada um de nós duas pequenas revistas. Uma de banda desenhada alusiva a histórias da localidade e a revista oficial do Município lançada aquando do feriado municipal. Da nossa parte oferecemos um polo gravado com o nosso símbolo além de alguns pins e calendários com foto do grupo. Aproveitámos para convidar o senhor Presidente a jantar com todo o Grupo o que foi logo aceite por ele. O importante foi o gesto que nos sensibilizou muitíssimo.
                                Engº Gustavo Duarte e Emanuel Silva
Dali fomos para o hotel que ficava mesmo em frente para tomar um duche rápido e partir então para o restaurante Os Manos, onde nos esperava um excelente prato de bacalhau assado na brasa com batata a murro.
O Grupo Motard local, tinha uma pequena festa organizada em local próprio, onde acabámos por ir ter por convite especial. Foram momentos inesquecíveis em verdadeiro ambiente motard.
Havia que descansar pois o dia seguinte também iria ser interessante.
O início da jornada de domingo estava marcado para as 09:30H. E assim foi. Depois de atestar as máquinas, rolou-se a caminho de Marialva, concelho da Meda, para uma visita ao castelo local e povoação pertencente ao grupo das Aldeias Históricas.
Depois em direcção ao Museu do Côa de novo em Vila Nova de Foz Côa. Monumento impressionante e com vista para os rios Côa e Douro, além dos socalcos de vinhas implantadas nos montes vizinhos.
O almoço de despedida também foi feito no mesmo local, que para o efeito possui um restaurante muito bem apetrechado e com vista maravilhosa.
 
                                 À esquerda o rio Douro e à direita o rio Côa
O prato principal foi um javali com batata assada e hortaliça. Não houve ninguém que não tivesse gostado.

E como já estávamos muito próximo das 15 horas, foi o momento da despedida, de votos de boa viagem, e o desejo de um próximo encontro em breve.
                                       David Cabecinhas e Pires Marques
Como sempre, um agradecimento aos Seccionistas do Grupo que se esmeraram na escolha do local, mas um agradecimento especial ao promotor e anfitrião, José Ernesto Martins, que nos recebeu magnificamente com um programa recheado de locais maravilhosos.
                                                   José Ernesto Martins

Até ao próximo encontro que será em………..dia………….

 

2 comentários:

  1. Valeu pessoal. Como sempre...grande ambiente! É sempre bom partilhar estes momentos convosco. Até uma próxima oportunidade!
    Vitor Costa (Guarda)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom.
    Espero em breve poder juntar-me a vós.
    Já comecei a desencaminhar a minha "Maria"

    ResponderEliminar