domingo, 17 de novembro de 2013

Penedono, Meda, castanhas e jeropiga!


O mês de Novembro é o escolhido para o último evento todos os anos. É a época das castanhas e consequentemente a altura em que se devem realizar os tradicionais magustos. Nós não fugimos à regra.
Este ano decidimos escolher uma zona produtora de castanha de qualidade para visitar, Penedono e o seu concelho.
O ponto de encontro para todos quanto decidiram vir de Sul, foi Celorico da Beira. Ao meio-dia estavam todos, pelo que depois de um café e chá quentinhos para retemperar a temperatura do corpo, já que a maioria viajou de moto, rumou-se a caminho de Trancoso em direcção ao restaurante Flora na Vila de Penedono. Os que viajavam de Norte, foram directamente para lá.
 
O repasto que nos foi proposto além de umas entradas fantásticas, foi cabrito e vitela. Que melhor se poderia escolher? E que dizer das sobremesas? 
 
 
Pelo que conseguimos apurar no final, todos saíram satisfeitos.
 
 
 
 
 
Antes do café decorreu a Assembleia Geral da Secção de Motociclismo constando na ordem de trabalhos, a eleição de novos Seccionistas para o biénio 2014/2015.    
Os que terminaram o mandato, fizeram uma análise não só a tudo o que se passou no último ano, como aos outros cinco em que eles lideraram esta secção. Entenderam que chegou a hora de passar o testemunho.
 
O trabalho global foi aplaudido em uníssono por todos os presentes. Ouviram-se comentários de louvor e dedicação àqueles que com algum sacrifício familiar, dedicaram todos estes anos a organizar eventos e encontros entre amigos durante alguns fins-de-semana.
Para eles, Victor Vitorino, Emanuel Silva, José Luís Araújo e Rui Chaves ficou a história de toda uma dedicação e que nada conseguirá apagar.
Uma só lista apareceu com quatro nomes para abraçarem este projecto que jamais terminará. A votação foi favorável e por unanimidade.
São eles, Rui Chaves (que vem da direcção anterior), Pedro Cerqueira, David Cabecinhas e José Augusto Marques. Criou-se aqui o lugar de assessor técnico para o qual foi mandatada a Alexandra Soares. 
Aos novos empossados foram endereçados votos para um bom desempenho de funções numa altura tão difícil como a que estamos a atravessar. Foi referenciado pelo Rui Chaves que o sucesso ou insucesso de todo um trabalho que se pretende desenvolver, só será possível se todos colaborarem. Assim esperemos que seja.
Depois de um café e acerto de contas do almoço, foi a hora de despedida daqueles que vindo de mais longe e de moto, recearam um anoitecer com frio, gelo e até neve, já que na serra da Estrela estava a nevar.  
A segunda parte deste nosso encontro envolvia naturalmente o comer das castanhas. O trabalho de as assar esteve a cargo do Motoclube da Meda. Foi naquela cidade beirã e na sede da associação motard que as comemos e bebemos uma deliciosa jeropiga. 
 
Houve tempo para tudo, até para um joguinho de matraquilhos.  

 
Antes disso, ainda houve tempo para visitar uma adega particular produtora de vinho do Douro com a respectiva prova de vinhos, em Poço do Canto, a Vinilourenço Unipessoal. Uma adega com cerca de vinte anos, iniciada por Horácio Augusto Lourenço e agora, com a continuidade mas actualizada em função das novas exigências por um dos filhos, Jorge Lourenço. 
Aqui fica a hiperligação - http://www.vinilourenco.com/.

Na cidade da Meda, ainda houve tempo para visitarmos uma loja criada recentemente para venda de material motard, a Goyamoto. Pelo que nos foi dado observar, vale a pena uma visita mesmo para quem reside mais longe.
Numa conversa amena ficou desde já lançada a possibilidade de em parceria com a Goyamoto Meda o nosso Grupo Motard fazer uma visita à fábrica de capacetes totalmente portugueses, NEXX.
Aqui fica a hiperligação - http://www.goyamoto.pt/index.php.
O dia finalizou já por volta das 20 horas com o regresso a casa de todos aqueles que não ficaram naquela cidade duriense a pernoitar. Para outros a noite ainda continuou até mais tarde.
Ficam registados os nossos agradecimentos ao Lacerda de Penedono e gerente da agência da CGD Meda que nos ofereceu as castanhas e o champanhe; ao Jorge Lourenço pela carinhosa recepção na sua adega com a prova dos vinhos; aos responsáveis da Goyamoto Meda pelo excelente vinho do porto que nos ofereceram; ao Motoclube da Meda e seus associados em geral pela excelente recepção que nos fizeram na sua sede, e ao Américo Moura em particular pelo laborioso trabalho desenvolvido na logística do magusto.
Encontros como este ou outros semelhantes, só são possíveis com a colaboração de muita gente que por um ou outro motivo, sentem a paixão pelas motos. 

A linguagem da moto é universal.

Qualquer motociclista sabe o que o outro pensa e sente!

  

1 comentário:

  1. Meus caros,
    Antes demais um pedido de desculpas por ter saído "à pressa" e sem me ter despedido de todos, contudo..valores mais "pequenos" se levantaram e que me fizeram partir rapidamente rumo à Guarda. Não obstante, quero deixar uma mensagem de apreço por poder ter estado convosco mais uma vez. Dispensam-se as palavras quando todos sabemos e valorizamos os sentimentos que unem todo este grupo. Gente corajosa que, de carro ou de mota, se aventuraram pelas 1as temperaturas "negativas" típicas de tão nobres terras beirãs. Gente fantástica, bem disposta e que tão boa companhia faz. Três palavras à equipa cessante: PARABÉNS POR TUDO!! Duas palavras à equipa empossada: BORA LÁ!! O espírito que se tem criado e fomentado no seio deste Grupo Motard CGD e Amigos tem que se lhe diga... Haja boa disposição, haja fraternidade, haja passeios (por dentro ou por fora), haja castanhas, jeropiga, vinho do porto ou moscatel, haja amizade, haja tudo.......HAJA GRUPO MOTARD SSCGD!!!! Grande abraço e votos de estímulo à continuação de uma história que alguém um dia começou a escrever.
    Vitor Costa (Guarda)

    ResponderEliminar