sexta-feira, 16 de março de 2012

Elvas, Borba, Campo Maior e a família motard da CGD.

Elvas é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 15 900 habitantes (Censos 2011).
É sede de um município com 631,04 km² de área e 23 078 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias.
O município é limitado a norte pelo município de Arronches, a nordeste por Campo Maior, a sudeste por Olivença e pelo município espanhol de Badajoz, a sul pelo Alandroal e por Vila Viçosa e a oeste por Borba e por Monforte.
Às portas de Espanha, distando apenas 8 km (em linha recta) da cidade de Badajoz, Elvas foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".
Elvas e Badajoz preparam o futuro para criar uma única cidade com o nome de Eurocidade Elvas-Badajoz.
Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, as quais foram candidatas a Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Elvas é também conhecida como "Cidade Monumental" ou "Cidade Museológica".






                                   Castelo de Elvas – Construído por D. Sancho II (1229)

Borba é uma cidade portuguesa no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com 4 500 habitantes. Com 54 hab./km² é a cidade com mais densidade populacional do Alentejo Central.
É sede de um município com 145,12 km² de área e 7 333 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Monforte, a leste por Elvas, a sueste por Vila Viçosa, a sudoeste pelo Redondo e a oeste por Estremoz. Borba ficou assim sendo, a cidade mais pequena do Alentejo com apenas 4.600 habitantes, lugar que era antigamente preenchido pela cidade de Santiago do Cacém no Alentejo Litoral com 6.500 habitantes.
Foi elevada a cidade em 12 de Junho de 2009.



            Chafariz de Borba                                                                 Muralhas de Borba  

    
Campo Maior é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo.
É sede de um município com 247,26 km² de área e 8 456 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sueste pelo município de Elvas e a oeste por Arronches. Campo Maior é a segunda maior vila do Alentejo, apenas atrás de Grândola.



           Igreja Nossa Senhora da Conceição                                         Castelo de Campo Maior

No fim de semana de 24 e 25 do corrente mês, estes locais serão visitados pelo Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos.
Depois voltaremos para contar promenores não só da viagem como também dos locais visitados, da gastronomia alentejana e do convívio que sempre inunda esta maravilhosa família.

3 comentários:

  1. Enviar desde Leiria um abraço a este grupo motard, já que pelo que tenho visto e lido neste blogue, têm efectuado uns passeios por todo o Portugal à descoberta dos valores culturais e gastronómicos.
    Assim vale efectivamente viver a vida.
    Parabéns amigos e divirtam-se.

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos

    Podem contar com a presença deste serrano e respectiva.

    Contudo, vão permitir-me a veleidade de efectuar uma pequena fuga ao Palácio Ducal de Vila Viçosa, para mostrar à Cristina!

    Abraço e que a semana passe a correr!

    ResponderEliminar
  3. Mais um cheirinho do que aí vem, nós já estamos em contagem decrescente...
    Abraço motard,
    Pedro Cerqueira.

    ResponderEliminar