segunda-feira, 26 de março de 2012

À descoberta do Alentejo.

Finalizou mais um fim-de-semana motard do Grupo da Caixa Geral de Depósitos. Nos dias 24 e 25 do mês de Março, o Alentejo foi mais uma vez palco das nossas viagens, dos nossos encontros gastronómicos, da cumplicidade dos nossos sorrisos, das nossas anedotas e acima de tudo, da nossa verdadeira amizade.
Neste encontro tivemos gente nova. Gente que pela primeira vez se decidiu a participar nos nossos encontros. Mas esta gente, já tem milhares de quilómetros efectuados, certamente mais do que muitos de nós. Gente que está habituada não só a andar cá dentro, como lá por fora.

Trata-se da família Correia, que vinda de Lisboa se juntou a nós já em Elvas com duas motos. Para eles o nosso sincero bem-haja. 
Ainda que alguns tenham decidido viajar na sexta-feira, a maioria optou por ir só no sábado.
De facto, uns a uma determinada hora enquanto outros a outra, lá fomos saindo cada qual dos seus locais a caminho de Elvas. O Rui Chaves já nos esperava na Praça da República, quando por volta do meio dia chegaram as duas últimas equipas.
Os abraços e cumprimentos habituais, e logo aqui a primeira surpresa deste encontro. Um jovem não mais do que 8/9 anos de idade, “apaixonou-se” de imediato por uma moto. A vermelhinha do Rui Chaves. O jovem vibrava só de estar ao pé dela e até as lágrimas lhe afloraram os olhos quando o “patrão” da moto o convidou para dar uma voltinha com ele, mesmo sem capacete. Após a viagem sentou-se ao pé dela, e só saiu de lá, quando tivemos que arrancar para o almoço.






Este, teve lugar no restaurante Vinha da Amada, à saída de Elvas na estrada a caminho de Jerumenha. O prato principal foi ensopado de borreguinho e/ou grão-de-bico com pata de vitela. Simplesmente deliciosos.
Como estávamos pertinho de Espanha, houve quem quisesse dar um salto e atestar as máquinas, pois a diferença no preço da gasolina era considerável.
Depois fomos em direcção a Campo Maior para uma visita guiada ao Museu do Café (http://www.igogo.pt/museu-do-cafe-de-novadelta/), propriedade do Comendador Rui Nabeiro.

Atenciosamente bem recebidos pelas responsáveis no local, começaram logo por nos oferecer um cafezinho com bolachas e chocolate.
Foi com prazer que podemos observar o circuito que o café tem desde a plantação até à hora de ser servido a todos nós. E que dizer das velhas máquinas que se encontram lá em exposição? Foi para alguns de nós, o recordar de outros tempos já longínquos.

A hora de partida para o centro de Campo Maior chegou para uma visitinha à Capela dos Ossos.
Por força do imprevisto, o senhor cónego assim que terminou um baptizado, teve que partir de imediato para outra actividade religiosa, sem que tivesse disponibilidade para nos abrir as portas da dita capelinha. Mas mesmo assim conseguimos através da janela visualizar muitas ossadas.
Mais três jovens se apaixonaram pelas nossas montadas. Dois irmãos e o jovem que tinha acabado de ser baptizado. Claro que tivemos que os colocar em cima das motos e fazer-lhes o gostinho de acelerar. 

Mas, como diz o nosso povo, quando uma porta se fecha, abre-se logo outra. E foi mesmo assim que aconteceu. A proprietária da cervejaria Faisão, predispôs-se logo a servir-nos o jantar ou um lanche de forma a colmatar a nossa pouca sorte por não termos visitado a capela dos ossos.
Alguns não resistiram e lá avançaram para um lanchezinho, já que o jantar estava marcado para as 21H na Adega Regional de Elvas (www.portalalentejano.com).
Dissemos adeus a Campo Maior e rumou-se em direcção a Elvas, ao hotel D. Luís (www.hoteldluis-elvas.com). Efectuado o check-in, e depois de um banhinho rápido e troca de roupa, lá fomos até ao local onde nos iriam servir um jantar principesco.
Os pratos principais foram bacalhau com natas e gambas, e espetada de carne. Tanto as entradas como a sobremesa estiveram à altura da casa. Terminado o repasto, houve necessidade de andar um pouco já que era necessário desgastar o que foi comido.
Que noitinha mais sossegada e com uma temperatura maravilhosa.
Logo pela manhã o acordar foi pacífico e após o pequeno-almoço, voltamos às nossas motos para rodarmos até Vila Viçosa. Visita obrigatória ao Palácio. (http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-palacio-de-vila-vicosa).

Esta visita devemos considera-la como um dos momentos especiais desta viagem. Foi deslumbrante o não só visitar, como quase viver no antigamente. Dali fomos ainda ver a igreja do castelo e depois almoçar ao restaurante Lisbeto (http://escape.sapo.pt/boa-mesa/guia-restaurantes/lisbeto).
Foi o terminar da gastronomia. Migas de espargos com febrinhas de porco preto. E as sobremesas? Uauuuuu....que maravilha.

Claro que ao finalizarmos este almoço, a tristeza começou a apoderar-se de nós uma vez que tinha chegado a hora da despedida.
E foi assim que terminou mais uma jornada de convívio do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos por terras alentejanas.

Parabéns à Secção de Motociclismo e ao Rui Chaves já que foi ele o anfitrião deste encontro.
O próximo vai ser na Serra da Estrela nos dias 21 e 22 de Abril, sob a responsabilidade da Cristina e Sérgio.

3 comentários:

  1. Mais um fim-de-semana à maneira, e para mim e a minha senhora começou na sexta-feira, como devia ser sempre...
    Domingo cá estaremos em Braga à espera de quem vier para a missa motard.
    Abraço,
    Pedro Cerqueira.

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos,
    O "documentário" fala por si. Infelizmente não pude comparecer mas tá visto que foi mais um fim de semana daqueles..
    Grande abraço e até Barcelos!
    Vitor Costa

    ResponderEliminar
  3. ALMOÇO CONVÍVIO COM O GRUPO MOTARD DA CGD
    Elvas
    24 de Março de 2012

    Foi um almoço muito simpático na Vinha da Amada em Elvas, com os Motards da CGD. Rapaziada muito simpática e divertida (não fossem eles motards de sete costados), que normalmente se juntam para convívios, vindos das delegações de todo o país.

    Como quatro sócios no nosso grupo trabalham na respectiva empresa, chegou agora a oportunidade de convivermos no nosso ambiente motard, algo que se mostrou extremamente proveitoso pelos laços de amizade que se geraram entre os dois grupos.

    De salientar que o passeio constou do encontro na praça da Republica em Elvas, seguindo depois para o almoço que decorreu bastante animado, não deixando estes companheiros os seus créditos por mãos alheias, fazendo jus à boa disposição que reina sempre nestes encontros entre companheiros das duas rodas. Depois demos um saltinho a Badajós, não para comprar caramelos, mas sim aproveitar a gasolina mais barata. Seguimos depois até Campo Maior onde tivemos uma visita guiada ao famoso museu do café Delta, do não menos famoso Comendador Nabeiro.

    Regressámos a casa, deixando os nossos companheiros continuarem seu fim de semana mototurístico. Ficou a promessa de outros encontros, quer no nosso reduto ou em outros convívios por eles organizados.

    Viemos muito agradados e agradecidos pelo convite, do qual resultou mais uma sã camaradagem no mundo do motociclismo.

    Saudações motards e o nosso obrigado pela boa recepção
    dos companheiros motards da CGD.

    Correia, presidente do GM Os Correias

    http://www.oscorreias.net/grupomotard/GMparticipacoes.html

    ResponderEliminar