quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BMW - MV Agusta - Kawasaki

Recentemente foi feito um comparativo entre três motos de três marcas diferentes que têm desenvolvido algum desempenho importante na alta competição, muito particularmente em Superbike.
Foram elas a BMW S 1000 RR, a Kawasaki ZX 10R e a MV Agusta F4 RR.
De acordo com as informações difundidas, a BMW apresentou 193 cv a 13.149 rpm. A Kawasaki a 13.180 rpm apresentou 178 cv e a MV Agusta 185 cv às 13.100 rpm.
A MV Agusta sensibilizou pela potência e resposta imediata ao acelerador. No fundo é tudo aquilo que exigimos a uma moto.
A BMW também responde bem e tem a particularidade de em qualquer circunstância ser uma moto com a força equilibrada, ultrapassando assim as concorrentes. Tem muito a seu favor o facto do controlo de tracção ser mais perceptível e o que mais seguridade oferece ao piloto.
A Kawasaki, de acordo com a opinião dos pilotos, necessita que o motor suba um pouco mais, como até às 8.000 rpm para que se sinta de verdade. Esta dificuldade leva-a que em saídas de curva ou estradas mais sinuosas, não consiga dar o rendimento das outras duas. Já em zonas mais rápidas é assustadora. O controlo de tracção evita de forma efectiva a possibilidade de alguns sustos.
Esta moto foi das três a que melhor surpreendeu pela facilidade de condução e vivacidade. Excelentes suspensões.
A MV Agusta foi considerada positiva pela forma como se agarra ao asfalto. Entretanto a curvar não é tão maleável como a BMW ou a Kawasaki, exigindo muito ao piloto ao mudar de inclinação especialmente a alta velocidade.
A BMW sobressaiu pelo equilíbrio entre a precisão de direcção, a segurança e a confiança na manutenção do trajecto escolhido. O equilíbrio entre a potência e a travagem é excelente. A potência do motor com a relação caixa em estrada foi a mais acertada. Também o sistema de travagem em situação de “panic braking”, foi considerado muito eficiente.
Como conclusão final, os pilotos entenderam eleger a BMW como a melhor, apesar de não ter a mesma agilidade que a Kawasaki ou a agressividade da MV Agusta.

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