terça-feira, 8 de novembro de 2011

Por terras do Norte.

No fim de semana de 5 e 6 de Novembro, decorreu o último encontro do Grupo Motard da Caixa Geral de Depósitos, no que diz respeito ao corrente ano.

Teve lugar numa das regiões mais bonitas deste país. O Minho.

Talvez por ser o último, estava a ser aguardado com alguma ansiedade. Podemos dizer que as expectativas foram superadas.

O ponto de reunião de todo o grupo estava marcado para o meio dia em Viana do Castelo. Como sempre, o horário mais uma vez foi cumprido.


Depois dos beijinhos e abraços e de um ou outro café, tocou a reunir e partir para o centro da cidade onde o restaurante Camelo nos tinha preparado um almoço simplesmente fabuloso.

Só as entradas eram o suficiente. Mas depois ainda vieram as papas de sarrabulho, arroz de cabidela e carnes variadas. Para terminar foi servido um saborosíssimo leite creme torradinho que estava tão bom que até apetecia lamber a travessa. E que dizer da aguardente velhinha?

No final foi feita uma consulta rápida a todos para opção do programa. Ou íamos para o karting ou para a visita ao Navio Hospital Gil Eannes. 

Por unanimidade a decisão foi a visita ao Navio. E em boa hora escolhemos esse tema, pois a importância dada foi de tal ordem que quando terminou já o Sol se tinha ido embora e a Lua apareceu para nos receber à saída.
Dali até Caldelas foi um saltinho.

A Secção de Motociclismo escolheu esta localidade como base de trabalho para este passeio, uma vez que estava em causa a eleição para novo biénio nos corpos sociais.

Caldelas, freguesia do concelho de Amares tem uma área de 4,47 kms2 e 1.030  habitantes (2001). A densidade populacional é de 226,6 hab/km2.

Fica situada no coração minhoto a cerca de 15 kms da capital do distrito que é Braga. Sendo uma localidade donde o Chefe Silva, cozinheiro de renome, é natural, a gastronomia é uma das suas mais valias. Mas a beleza e a hospitalidade também são um forte apanágio das gentes dessa localidade. Também ali ao lado, se pode contar já com o Parque Nacional da Peneda Gerês.

Algo pelo qual também Caldelas é conhecida, são as suas Termas, com águas de qualidade para o intestino/aparelho digestivo. Entre Maio e Outubro, são milhares de pessoas que procuram esta localidade para desfrutar desse bem.

Ficamos hospedados num dos melhores locais, a Churrasqueira Caldelas. Aconselhamos.
Aqui juntou-se ainda que por umas poucas de horas a “desaparecida” família Miranda.
Depois de fazermos o check-in, descemos à sala de convívio para comermos umas belas castanhas assadas. Na continuação e de forma a não perdermos a embalagem, sentámo-nos à mesa e iniciou-se o jantar.

As entradas habituais desta região minhota são simplesmente fantásticas. Depois de uma sopinha, lá veio a tão esperada tibornada de bacalhau. Comeu-se e ficamos fãs.

Como sobremesa um pratinho de doces para cada um.

Como a noite já ia por aí dentro, demos início ao concurso de fotografia cujo tema foi a visita a Beja.2011.

Os vencedores foram o Hélder Vaz de Miranda e o Mota Ascenso de Leiria. Parabéns a ambos.
Como o Hélder estava ausente por força maior, o Rui Chaves fez um telefonema a comunicar -lhe o resultado. O Mota Ascenso estava e recebeu o troféu.











Depois entrou-se no tema da eleição para o biénio de 2012/2014, da Secção de Motociclismo.

Escusado será de referir que em equipa vencedora não convém mexer. Foram reeleitos os mesmos membros por unanimidade e aclamação. Parabéns aos quatro: Emanuel Raúl da Silva, José Luís Araújo, Rui Chaves e Vítor Vitorino. Relembrar aqui também saudando-os ao mesmo tempo, dois dos elementos criadores desta Secção e que nos honraram com a presença: Eduardo Freitas Mendonça e Fernando Miranda.
A Alexandra Soares como estava a jogar em casa, brindou-nos com uma passagem de fotografias em slide dos diversos passeios realizados este ano. Foi muito giro relembrar momentos inesquecíveis vividos por este país fora.
Hora de recolher porque no domingo o programa esperava-nos.

Às 09H já toda a gente estava pronta para avançar no início de mais um dia longo de moto.

Rumou-se em direcção à barragem do Alto Lindoso para uma visita guiada.


Depois de uma explicação prestada pelo funcionário de serviço na sala de visitas, fomos até à entrada do subterrâneo e por um túnel enorme, descemos em motos e carros até um nível abaixo do solo de 340 metros. Brilhante.
Continuou-se depois a pé no interior já da barragem, descendo e subindo escadarias para ver turbinas do tamanho de casas, tubos e tubinhos, fios e outras coisas mais que só vendo é que ficamos a saber da sua existência. Foi também um ponto alto desta viagem.
Relativamente perto do local onde iria decorrer o último repasto minhoto, lá fomos até à Vila do Soajo. Almoço escolhido para o efeito, um belo cozido à soajeira.  

Não há palavras que possam descrever a quantidade e qualidade. Simplesmente maravilhoso.

Enquanto os de mais longe se preparavam para partir, os mais de perto ainda foram dar uma visitinha de olhos aos famosos espigueiros.
Quando se viaja para sul, os do norte chegam tarde e quando se viaja para norte, toca aos do sul chegar mais tarde. Assim é a nossa aventura.

O importante é que no final todos chegaram bem e contentes com mais uma jornada motociclista de convívio entre este fenomenal, simpático, excepcional grupo de AMIGOS.

Parabéns aos responsáveis pela escolha do programa e naturalmente aos Seccionistas por mais este encontro.

Venha o próximo, JÁ.

 


11 comentários:

  1. Ora aí está mais passeio e de que tamanha este amigo Boss. Deve ter sido muito giro pelo que descreveste. Ainda bem, pois continua a ajudar a descontrair. Continuem. Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Pelo descrito parece que o fim de semana foi em cheio. Acredito que ainda valerá a pena juntar um grupo de verdadeiros amigos e partir à descoberta de locais maravilhosos que ainda existem neste país.
    Continuem a divertir-se.

    ResponderEliminar
  3. A minha zona tem lugares maravilhosos. Voltem mais vezes porque o Minho tem muito de lindo, de boa gastronomia e de gente simpática.
    Obrigada pela divulgação desye lugar.

    ResponderEliminar
  4. Mais um fim-de-semana muito bem passado na com o Boss. Desta feita na excelente companhia da secção motard da CGD. Um fim-de-semana a repetir brevemente se possível.
    Um bem-haja a todos

    ResponderEliminar
  5. Olá pessoal boa noite.
    Antes demais, agradeço em meu nome e do Grupo Motard da CGD, o trabalho cuidado que o nosso Zé Augusto teve, para descrever os acontecimentos e também, em imortaliza-los com as fotos, bem ilucidativas do que aconteceu no fim de semana do nosso "MAGUSTO" no Minho.
    Zé está excelente, e desta vez as fotos são visiveis.
    Resta-me deixar um grande abraço a todos os colegas do Grupo e um beijinho ao sector feminino.
    Rui Chaves

    ResponderEliminar
  6. Quero também deixar aqui o meu testemunho de quão maravilhoso foi este fim de semana por terras minhotas. Foi tudo maravilhoso. Em primeiro lugar dar realce à companhia, depois à gastronomia e por fim à paisagem. Devo dizer que o tempo também ajudou e muito. Voltarei de certeza.
    Aguardo com expectativa o programa para o próximo ano.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite amigos,
    Cada vez mais me sinto em casa, convivendo com gente de quem gosto. São de facto encontros memoráveis, basta ver as fotos e ler tudo o que o Zé Augusto relata em pormenor sobre cada um dos encontros realizados pelo grupo Motard da CGD.
    O Zé Augusto nesta crónica esqueceu-se de denunciar quem colocou o prego no pneu... foi o castigo que o alcatrão deu a este vosso amigo por ter ido enlatado eheheheheheheheheheh...
    Quantos gostariam de brincar de forma tão saúdável?
    Fica a vontade e o desejo para que o próximo encontro seja muito em breve.
    Para os Senhores um forte abraço, para as Senhoras beijos.
    Zé Coelho

    ResponderEliminar
  8. Olha como os meus amigos andaram por terras nortenhas. Afinal não andam às voltinhas só por aqui perto. Parece ter sido um bom passeio. Força malta.

    ResponderEliminar
  9. Bravo José Augusto. Não foi preciso ir para ficar a saber mais ou menos tudo o que se passou por lá. Vale de facto a pena passear em moto quando o passeio está organizado estruturalmente. Pelo que tenho lido neste blogue o Grupo da Caixa vem passeando por todo o país. Assim sim. Tenho pena de não poder participar no Grupo, porque não conheço ninguém nem sou da Caixa. Continuem, divirtam-se e que tenham sempre boa viagem.
    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  10. Os meus sinceros parabéns a quem de direito. O blogue está a melhorar dia a dia.
    Já temos mais motivos para vir até este espaço, pois a partir daqui conseguimos ligar-nos a vários espaços.

    ResponderEliminar
  11. Também pertenço a um grupo motard que dá umas voltinhas, mas nada parecidas com as vossas. Vocês já são mais profissionais, Pelo que li em todos os documentários, vocês este ano divertiram-se. Mas o mais importante do que extraí, é o facto de nunca ter havido nenhum acidente. Ainda bem amigos. Continuem a divertir-se e a trazer até nós os vossos relatos das aventuras vividas.
    Parabéns a todos.

    ResponderEliminar