sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Ducati

No mundo da alta competição, a preparação da temporada seguinte, começa logo mal termine a anterior.
Foi isso que fez a Ducati. Esta maca em função da pouca prestação que teve este ano no MotoGP, não pode ir de férias e descansar um pouco. Havia necessidade de começar e logo a preparar a melhor moto para o seguinte campeonato, tendo em conta que de 800 cc se passa para um motor de 1 000 cc.
O circuito de Mugello em Itália foi palco da estreia da nova Ducati, a GP 12 de 1 000 cc.
Foram três dias a rodar insistentemente para aperfeiçoar certas e determinadas pontas não só a nível de cilíndrica, mas também do próprio motor. Dos oito dias que os fabricantes de motos que disputam o mundial de MotoGP dispõem para realizarem ensaios particulares, a Ducati e Rossi, apenas utilizaram seis. Foram suficientes para percorrer 82 voltas àquele circuito italiano, onde o Sol e a elevada temperatura marcaram presença. Digamos que foi o melhor que lhes poderia ter sucedido.
Quando Rossi rodava na terceira volta, algo correu mal e acabou por sofrer uma queda sem qualquer significado nem para ele nem para a própria máquina, uma vez que estava equipada com fibra de carbono.
No final Valentino declarou que tinha sido um trabalho muito interessante embora um pouco moroso já que terminavam o trabalho muito tarde. Disse ainda que o desenvolvimento de uma máquina que se pretende competitiva, requer muito trabalho, muito esforço de todos o que o torna de certa forma interessante uma vez que todos estão absorvidos e empurrando na mesma direcção.
As partes mais trabalhadas de momento foram a electrónica e o chassis.
Segundo o piloto italiano esta Ducati GP 12, está já quase com toda a energia centrada nela. Vamos aguardar com alguma expectativa o início do próximo campeonato de MotoGP. Que dirão, ou que farão as outras marcas?

1 comentário:

  1. Sou um apreciador da Ducati mas não tenho uma. A vida não está fácil. É uma moto bonita para se andar em cidade, mas na estrada já é outra coisa. Talvez um dia ainda tenha uma usada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar